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Tipo do documento: Tese
Título: A mediação pedagógica com tecnologias em tempos de pandemia: um estudo sobre as percepções de professores do Estado de Goiás
Autor: Cruz, Lanuzza Gama 
Primeiro orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Primeiro membro da banca: Pimenta, Adelino Cândido
Segundo membro da banca: Sousa, Daniela Rodrigues de
Terceiro membro da banca: Lemos, Glen Cézar
Quarto membro da banca: Souto, Leonardo Antônio
Resumo: Este trabalho investiga a mediação dos conteúdos escolares, relacionando-os com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), durante o período pandêmico. A pesquisa emerge a partir do seguinte problema de pesquisa: “Quais as percepções de mediação pedagógica, envolvendo as TDICs, dos professores da rede pública do estado de Goiás, no período do ensino remoto?” A fundamentação está alicerçada na pesquisa qualitativa, com apoio na pesquisa bibliográfica, na busca por teorias que permitissem acessar e perceber as determinações do objeto de pesquisa. Para tanto, o estudo se fundamenta na teoria histórico-cultural, na qual se procurou estabelecer categorias de análise, elegendo as principais como sendo: a Mediação, a Atividade, o Conhecimento Empírico e o Conhecimento Teórico. Para compreendê-las, realizou-se um percurso, a partir dos estudos de Vygotsky, que traz a gênese de muitos conceitos que necessitaram de aprofundamento posterior, como o conceito de mediação, que foi investigado profundamente por alguns de seus discípulos, como Leóntiev. Ele aprofundou a compreensão do conceito de Atividade, estabelecendo uma relação profunda entre a Atividade e formação das funções mentais superiores. Posteriormente, em Elkonin, buscou-se o conceito de Atividade Principal ou Atividade Guia, estabelecendo uma relação íntima entre essas e o amadurecimento psíquico da pessoa, em suas diversas etapas. Por fim, evoca-se Davydov, que foi o pesquisador da área que mais se dedicou à Atividade de Estudo, trazendo à tona a questão da mediação de conhecimentos científicos quando a criança entra na escola. Para completar a fundamentação teórica, discutiu-se a questão da inserção das TDICs nas relações pedagógicas. Neste caso, o estudo apoiou-se na Teoria Crítica da Educação e das Tecnologias, discutindo a questão do ponto de vista da teoria marxista, de modo a esclarecer que as tecnologias não são um elemento mediador e que, muitas vezes, sua adoção no campo da educação não passa de inovação conservadora. De porte dessas concepções, levou-se para o campo investigativo uma proposta de perceber o que o professor pensa sobre a questão da mediação no contexto do ensino remoto. Os resultados mostram que os problemas que orbitam a escola são muitos e, dentre eles, merece destaque a formação incipiente com relação aos aspectos teóricos e práticos da mediação, das teorias da aprendizagem e das teorias que relacionam esses elementos com as TDICs. Além disso, observou-se o despreparo das instituições de ensino para uma orientação com relação a uma educação voltada para formação de conceitos científicos, a necessidade de investimento na formação de professores, na valorização profissional dessa categoria. No campo dos resultados, a pesquisa indica que, no período remoto, os professores aderiram, de modo geral, às concepções instrumentais das tecnologias, que se fundamentam na apropriação do aparato tecnológico e se resume na transcrição, informação, transmissão dos saberes da ciência, num nível imediato, inibindo a formação das funções mentais superiores, principal objetivo da escola.
Abstract: In this work, we investigate the mediation processes of school contents relating them to digital information and communication technologies during the pandemic period. The research emerges from the following research problem: “What are the conceptions of pedagogical mediation involving the TDICs of public-school teachers in the state of Goiás, in the remote period?” We were based on qualitative research, relying on bibliographic research, seeking theories that would allow us to access and understand the determinations of the research object. Therefore, we seek to base the study on the authors of the cultural-historical theory, in which we seek to establish categories of analysis, choosing the main ones: mediation, Activity, empirical knowledge and theoretical knowledge. In order to understand them, we carried out a journey, based on Vygotsky's studies, which brings the genesis of many concepts that needed further deepening, such as the concept of mediation that was deeply investigated by some of his disciples, such as Leóntiev, who deepened the understanding of the concept of activity, establishing a deep relationship between activity and the formation of higher mental functions. Later, in Elkonin, we bring the concept of main activity or guide activity, establishing an intimate relationship between activity and the person's psychic maturation, in its various stages. Finally, we evoke Davydov, who was the researcher in the area who most dedicated himself to the Study Activity, bringing up the issue of mediation of scientific knowledge when the child enters school. To complete our theoretical foundation, we discussed the issue of the insertion of TDICs in pedagogical relationships. In this case, we rely on authors who are critical, discussing the issue from the point of view of Marxist theory, clarifying that technologies are not a mediating element and that their adoption in the field of education is often nothing more than a conservative innovation. Due to these conceptions, we took to the investigative field a proposal to understand what the teacher thinks about the issue of mediation in the context of remote teaching, a desolating moment in our history, but in which we can observe the phenomenon in an isolated way. The results of our research show that there are many problems that surround our school, among which we highlight the incipient training in relation to the theoretical and practical aspects of mediation, learning theories and theories that relate these elements to TDICs. Still, we note the unpreparedness of educational institutions for an effective work in relation to education, the need to invest in teacher training, professional appreciation of this category. In the field of results, our research indicates that in the remote period, teachers generally adhered to the instrumental conceptions of technologies, which is based on the appropriation of the technological apparatus and is summarized in the transcription, information, transmission of science knowledge, at an immediate level, inhibiting the formation of higher mental functions, the main objective of our school.
Palavras-chave: Mediação
Tecnologias
Educação
Ensino remoto
Teoria da atividade
Mediation
Technologies
Education remote
Activity theory
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: CRUZ, Lanuzza Gama. A mediação pedagógica com tecnologias em tempos de pandemia: um estudo sobre as percepções de professores do Estado de Goiás. 2022. 108 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4878
Data de defesa: 28-Set-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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