Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Felipe Beltrão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6436690607988356por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joel Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003por
dc.contributor.referee1Ferreira, Joel Antônio-
dc.contributor.referee2Silva, Valmor da-
dc.contributor.referee3Coelho, Alexandre de Siqueira Campos-
dc.date.accessioned2023-06-12T18:00:48Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.identifier.citationDIAS, Felipe Beltrão. O evangelho dos descartados (Mt 25,31-40): anúncio aos escravos análogos no Brasil e em Goiás. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4882-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre o Jesus de Mateus que passa fome nos desvalidos. Os famintos de ontem estão presentes, hoje, entre os escravos análogos. Apesar de a abolição do trabalho escravo ter ocorrido através da Lei Áurea (desde o dia 13 de maio de 1888), nos dias atuais, continua a existir escravidão no Brasil, chamada de "escravidão análoga". O referido termo originou-se em decorrência dos fins que submetem alguns trabalhadores no Brasil, e notadamente no Estado de Goiás, os quais são equivalentes à própria escravidão de tempos passados. Sempre houve na sociedade uma organização plutocrática, e como consequência o sacrifício de camadas menos privilegiadas. Devido à necessidade capitalista de obtenção de poder a qualquer custo, o essencial, como o amor ao próximo, é um fator esquecido, tendo em vista a preponderância por alternativas não cristãs, cujo "deus" é o dinheiro. Através de pesquisas em processos relacionados à escravidão análoga, destacou-se um caso na área da Construção Civil, ocorrido no Município de Goiânia-GO, com inúmeras irregularidades, descritas como condições sub-humanas oferecidas aos trabalhadores. Desta forma, apresentamos nesta pesquisa, a possibilidade de pesquisar dois temas próximos: a exclusão no evangelho de Mateus e a exclusão no Brasil dos escravos análogos. O Reino de Deus só existe onde a Justiça existe na comunidade, concretamente. Todo evangelho mateano tem a Justiça como tema central. Motivamo-nos, especialmente, com o texto de Mt 25,34-36, onde Jesus se colocou, absolutamente, identificado com os famintos, com os sedentos, com os nus, com os sem moradia, com os presos. Fomos refletindo, e a partir da conjuntura nacional, percebemos que um problema gravíssimo, nos dias de hoje, é a "escravidão análoga no Brasil"por
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the Jesus of Mateus who starves in the underprivileged. Yesterday's hungry are present today among analogous slaves. Although the abolition of slave labor took place through the Lei Áurea (since May 13, 1888), slavery still exists in Brazil today, called "analogous slavery". The referred term originated as a result of the purposes that subject some workers in Brazil, and notably in the State of Goiás, which are equivalent to the slavery of past times. There has always been a plutocratic organization in society, and as a consequence, the sacrifice of less privileged strata. Due to the capitalist need to obtain power at any cost, the essential, such as love of neighbor, is a forgotten factor, given the preponderance of nonChristian alternatives, whose "god" is money. Through research in processes related to analogous slavery, a case in the area of Civil Construction, occurred in the Municipality of Goiânia-GO, with numerous irregularities, described as SUB-HUMAN CONDITIONS offered to workers. In this way, we present in this research the possibility of researching two similar themes: the exclusion in the Gospel of Matthew and the exclusion in Brazil of analogous slaves. The Kingdom of God only exists where Justice exists in the community, concretely. Every Matthew gospel has Justice as its central theme. We are motivated, especially, by the text of Mt 25,34-36, where Jesus placed himself, absolutely, identified with the hungry, with the thirsty, with the naked, with the homeless, with the prisoners. We reflected, and from the national conjuncture, we realized that a very serious problem, nowadays, is "analogous slavery in Brazil"eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2023-06-12T18:00:48Z No. of bitstreams: 1 Felipe Beltrão Dias.pdf: 1258932 bytes, checksum: a0195566552232ed98a5296d339d7b7b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T18:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Beltrão Dias.pdf: 1258932 bytes, checksum: a0195566552232ed98a5296d339d7b7b (MD5) Previous issue date: 2023-03-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15951/Felipe%20Beltr%c3%a3o%20Dias.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFomepor
dc.subjectEscravidão análogapor
dc.subjectExclusãopor
dc.subjectJustiçapor
dc.subjectHungereng
dc.subjectAnalogous slaveryeng
dc.subjectExclusioneng
dc.subjectJusticeeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqTeologiapor
dc.titleO evangelho dos descartados (Mt 25,31-40): anúncio aos escravos análogos no Brasil e em Goiáspor
dc.title.alternativeThe gospel of the discarded (Mt 25,31-40): announcement of similar slaves in Brazil and Goiáseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Beltrão Dias.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.