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Tipo do documento: Tese
Título: Terapia comportamental abrangente: caracterização e efeitos de seu treinamento sobre processos e resultados clínicos
Título(s) alternativo(s): Comprehensive behavioral therapy: characterization and effects of your training on clinical processes and outcomes
Autor: Quinta, Nicolau Chaud de Castro 
Primeiro orientador: Coelho, Cristiano
Primeiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Segundo membro da banca: Bravin, André Amaral
Terceiro membro da banca: Medeiros, Carlos Augusto
Quarto membro da banca: Leonardi, Jan Luiz
Quinto membro da banca: Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
Resumo: Os movimentos históricos que deram origem às atuais formas de terapia analítico comportamental no Brasil são diversos, resultando em uma pluralidade de práticas que torna desafiadoras as tentativas de definir a identidade dessas terapias. Observam-se agrupadas sob um mesmo rótulo práticas que diferem largamente entre si tanto em seus procedimentos quando nos conceitos que subjazem suas análises. Uma maneira de enfrentar esse desafio é delimitando diretrizes de atuação específicas em um modelo terapêutico próprio compatível com os preceitos gerais da terapia analítico-comportamental. Neste contexto surgiu em 2018 a Terapia Comportamental Abrangente (TCA). A primeira parte do presente trabalho apresenta a caracterização da TCA. Seus elementos prescritivos são fundamentados em outras áreas da Psicologia que investigam aquilo que faz com que pessoas sintam-se satisfeitas com a própria vida, sobretudo na Psicologia Positiva. A explicação dos processos de mudança necessários para que se atinjam os objetivos terapêuticos enfatiza o comportamento verbal enquanto responder relacional e a reversão dos efeitos de contingências aversivas. Os procedimentos clínicos priorizam a modelagem e modelação de repertórios verbais abrangentes mediante o diálogo terapêutico natural e o direcionamento planejado de interações sociais extra consultório. Para além de sua atuação em consultório, os princípios norteadores da TCA direcionam também os caminhos pelos quais o terapeuta pode-se desenvolver pessoal e profissionalmente. A segunda parte do trabalho constitui-se de uma pesquisa clínica experimental pela qual se observou o efeito do treinamento nas diretrizes da TCA sobre a prática de terapeutas analítico-comportamentais. A variável independente foi caracterizada de duas formas: comparando-se terapeutas adeptos da TCA desde sua concepção (terapeutas experientes) com terapeutas que a desconheciam (terapeutas aprendizes), e comparando a prática desses últimos antes e depois de um treinamento formal em TCA. Terapeutas de ambos os grupos realizaram atendimentos com um único cliente cada ao longo de até dez sessões, sendo que os terapeutas aprendizes receberam treinamento antes da quinta. O comportamento dos terapeutas em cada sessão foi categorizado mediante o Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (SiMCCIT) e avaliado separadamente por um instrumento de compatibilidade com as diretrizes da TCA. Além disso, os resultados terapêuticos foram medidos com o Outcome Questionnaire (OQ-45.2). O instrumento de compatibilidade diferenciou terapeutas experientes de aprendizes, embora não tenham sido observados efeitos do treinamento. Todos os terapeutas atingiram melhoras com seus clientes, sendo os resultados dos terapeutas aprendizes, de forma geral, melhores. Ainda assim, os resultados dos terapeutas aprendizes oscilaram menos após o treinamento, e a aderência às diretrizes da TCA que envolvem análises e intervenções focadas em repertórios abrangentes do cliente foram melhores preditoras dos resultados, sobretudo nas medidas associadas a relacionamentos interpessoais. São discutidas as implicações para inserção da TCA no rol de terapias analítico comportamentais brasileiras e os caminhos a serem percorridos para continuidade da construção de evidências que dão suporte à sua prática
Abstract: The historical movements that gave rise to the current forms of behavior-analytic therapy in Brazil are diverse, resulting in a plurality of practices that make all attempts to define the identity of these therapies challenging. Practices that differ widely both in terms of their procedures and in the concepts that underlie their analyses are grouped under the same label. One way to face this challenge is to define specific work guidelines in a distinct therapeutic model compatible with the general principles of behavior-analytic therapy. Comprehensive Behavior Therapy (Terapia Comportamental Abrangente - TCA) emerged in this context in 2018. The first part of the present study presents the characterization of TCA. Its prescriptive elements are based on other areas of Psychology that investigate what makes people feel satisfied with their own lives, especially in Positive Psychology. The explanation of the change processes necessary to achieve therapeutic goals emphasizes verbal behavior as relational responding and the reversal of aversive contingencies effects. Clinical procedures prioritize shaping and modeling of comprehensive verbal repertoires by way of the natural therapeutic dialogue and the directed instruction of out-of-office social interactions. Along with these working guidelines, the basic principles of TCA also direct ways in which therapists can develop themselves both personally and professionally. The second part of this work consists of an experimental clinical research by which the effect of TCA guidelines training on the practice of behavior-analytic therapists was observed. The independent variable was characterized in two ways: comparing therapists who were adept to TCA since its conception (experienced therapists) with therapists who were previously unfamiliar with it (apprentice therapists), and comparing the latter's practice before and after formal TCA training. Therapists from both groups worked with a single client each for up to ten sessions, and apprentice therapists received training before the fifth one. The behavior of therapists in each session was categorized using the Multidimensional System for Coding Behavior in Therapeutic Interaction (SiMCCIT) and evaluated separately by an instrument assessing compatibility with TCA guidelines. Furthermore, therapeutic results were measured using the Outcome Questionnaire (OQ-45.2). The compatibility instrument distinguished experienced therapists from apprentices, although training effects were not observed. All therapists achieved improvements with their clients, and the results of apprentice therapists were overall superior. The results of apprentice therapists fluctuated less after training, and adherence to TCA guidelines concerning analyses and interventions focused on the clients' comprehensive repertoires were the best results predictors, especially in measures associated with interpersonal relationships. The implications for the inclusion of TCA in the set of Brazilian behavior-analytic therapies and the subsequent steps for the development of evidence that support its practice are discussed
Palavras-chave: psicologia clínica
terapia analítico-comportamental
pesquisa em psicoterapia
pesquisa de processo em psicoterapia
Terapia Comportamental Abrangente
clinical psychology
behavior-analytic therapy
psychotherapy research
psychotherapy process research
Comprehensive Behavior Therapy
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: QUINTA, Nicolau Chaud de Castro. Terapia comportamental abrangente: caracterização e efeitos de seu treinamento sobre processos e resultados clínicos. 2021. 246 f. Tese( Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4884
Data de defesa: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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