Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894
Tipo do documento: Dissertação
Título: Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
Autor: Ávila, Raissa Ferreira 
Primeiro orientador: Zanini, Daniela Sacramento
Primeiro membro da banca: Ferreira, Cintia Bragheto
Segundo membro da banca: Campos, Daniela Cristina
Resumo: A Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humano
Abstract: Positive Psychology, in recent years, has been studied and structured through instruments and interventions with various audiences and contexts (children, adolescents and adults), with the purpose of promoting health, well-being, quality of life and happiness. Studies and news reports present data that demonstrate the need for such interventions in the school environment, where adolescents spend most of their time and who have experienced situations of violence. This study was the result and conclusion of the Master's degree course in Psychology, held in the Stricto Sensu Graduate Program of the Pontifical Catholic University of Goiás, in the research line Health: Processes, Evaluation and Intervention. This work aimed to make a literature review of what has been produced about interventions based on positive psychology for adolescents, and evaluate an intervention program for such audience. This research originated from the need for material on the subject and also from the validation of intervention programs for the adolescent population in the school context. To fulfill the objective, the dissertation was organized in two chapters, the first one entitled “Positive Psychology Intervention in Adolescents: Systematic Literature Review”, which aims to raise, in the literature of the last twenty years, articles related to adolescence, the psychological intervention and positive psychology, with the intention of verifying what is being produced on the subject. In the second chapter, “Positive Psychological Intervention: An Efficacy Study”, we seek to evaluate an intervention program for adolescents based on positive psychology. Through the results found, it is possible to foster discussion on the theme, as well as contribute to more programs and actions aimed at health promotion and prevention of violence by adolescents, considering the specificities experienced by them in this stage of development. human
Palavras-chave: Intervenção psicológica
Adolescência
Psicologia positiva
Psychological intervention
Adolescence
Positive psychology
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Ávila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894
Data de defesa: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raissa Ferreira Ávila.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.