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Tipo do documento: Tese
Título: Efeito de valores de reforço informativo de marcas de produto de limpeza automotiva sobre escolhas discretas e desconto temporal: um estudo sobre consumo em mercado especializado
Título(s) alternativo(s): Effect of informative reinforcement values ​​of automotive cleaning product brands on discrete choices and temporal discount: a study on consumption in a specialized market
Autor: Granja, Isis Juliane Arantes 
Primeiro orientador: Nalini, Lauro Eugênio Guimarães
Primeiro membro da banca: Pedroso, Reginaldo
Segundo membro da banca: Silva, Carla Simone Castro da
Terceiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Quarto membro da banca: Neves, Sônia Maria Mello
Resumo: A todo momento notamos o comportamento do consumidor ocorrendo e a partir disso verificar o consumo de produtos especializados (não comuns) podem ser agregados valores importantes no produto. Diante isso, essa tese admite analisar consumo de produtos especializados sob a visão do Behavioral Perspective Model (BPM), a partir da análise das relações entre níveis de reforço informativos de consumo. O presente estudo investigou os níveis de reforço informativo de 5 (cinco) marcas de fabricantes de desincrustante ácido, verificação do desconto temporal e os efeitos da marca. Sob a condições metodológicas do estudo, ficou evidenciada a maior magnitude de reforço informativo das marcas FACIGOL2002 e FX4000, com destaque para a primeira, que apresentou a maior iCQ e foi a mais escolhida na tarefa de escolha de marcas. O valor subjetivo de ambas, assim como das demais marcas, foi ordenadamente descontado com o atraso temporal da consequência reforçadora programada ("automóvel limpo")
Abstract: At all times we notice consumer behavior occurring and from that, verifying the consumption of specialized (not common) products, important values can be added to the product. Given this, this thesis admits analyzing the consumption of specialized products from the perspective of the Behavioral Perspective Model (BPM), based on the analysis of the relationships between levels of informative reinforcement of consumption. The present study investigated the informative reinforcement levels of 5 (five) brands of acid descaler manufacturers, verification of the temporal discount and the effects of the brand. Under the methodological conditions of the study, the greater magnitude of information reinforcement of the brands FACIGOL2002 and FX4000 was evidenced, with emphasis on the first, which presented the highest iCQ and was the most chosen in the task of choosing brands. The subjective value of both, as well as the other brands, was neatly discounted with the temporal delay of the programmed reinforcing consequence ("clean car")
Palavras-chave: Consumo
Comportamento do consumidor
Reforço informativo
Mercado especializado
Desconto temporal
Behavioral perspective model
Consumption
Consumer behavior
Information reinforcement
Specialized market
Temporal discount
Behavioral perspective model
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: GRANJA, Isis Juliane Arantes. Efeito de valores de reforço informativo de marcas de produto de limpeza automotiva sobre escolhas discretas e desconto temporal: um estudo sobre consumo em mercado especializado. 2023. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4925
Data de defesa: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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