Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Liévrê Xiol Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824084118800674eng
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee2Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105eng
dc.contributor.referee3Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688eng
dc.date.accessioned2023-08-28T17:22:52Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Liévrê Xiol Morais. A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4929-
dc.description.resumoVinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Parceria com a Faculdade Serra da Mesa - Fasem Goiás, a presente tese objetivou analisar e interpretar a intencionalidade das políticas públicas para a modalidade de Jovens e Adultos partindo da dimensão macro ao micro. Esse estudo teve como lócus da pesquisa um colégio que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Uruaçu-GO. Para tanto, entender como ocorreu o processo histórico da Educação de Jovens e Adultos - EJA enquanto política pública de acesso e permanência na educação básica no Brasil é situar nossas questões problematizadora dentro do contexto dialético de sujeitos reais, que a partir do modo de produção capitalista tiveram seus direitos negados e excluídos. A introdução da Educação de Jovens e Adultos no país foi sendo consolidada por diversas lutas dos movimentos civis que trouxeram avanços nessa seara, porém, algumas políticas de governo agiram com retrocessos a partir de políticas públicas fragmentadas ou exauridas das agendas governamentais. No transcurso do estudo, foi possível conhecer as insígnias nas quais a EJA estava consolidada, as diversidades junto ao movimento da sociedade pelas mãos do trabalhador, vertente que nos traz aspectos sociais e econômicos dicotômicos amalgamados pelo capitalismo e o estrangeirismo no país. Nesse sentido, foi possível entender que a política e o Estado como órgão instrumentalizador da coisa pública se distancia dos embates educacionais do povo e o agride com desigualdade e alienação. Há emergência em se compreender o desenvolvimento das políticas públicas e nosso papel enquanto sociedade civil em lutar por condições de melhorias à população, ampliando os sentidos e a omnilateralidade da maioria dos pobres e oprimidos tolhidos do seu papel de representante da sua classe. O trabalhador precisa ser fomentado intelectualmente para ter prospectos instrumentais que o faça emergir da condição de alienado para intelectual de sua classe, prontos para transformação e libertação. No entanto, a classe opressora submete e gesta uma política pública obscurantizada ao trabalhador, que aliena milhares de pessoas que não tiveram oportunidade de se empoderar pela formação escolar de qualidade e são facilmente absorvidos pelas concepções da estrutura/superestrutura capitalista. A pesquisa empírica desvelou que o capitalismo não engendra políticas públicas educacionais de alcance as diversidades, até porque uma de suas vertentes é a manutenção da desigualdade social. Diante disso no colégio estudado foi possível perceber uma gestão que luta por melhorias e por uma ideologia de libertação, porém, os processos ditados pelas diretrizes e normas regulamentadoras neoliberais operam ao contrário da práxis de professores e gestores locais. Sendo assim, o capitalismo utiliza de intencionalidades e instrumentos para operar em consenso nessa seara, levando a evasão, desistência e sensação de fracasso dos alunos que desacreditam na educação como um meio político de formação do homem liberto. Muito das ações de EJA encontram-se fragmentadas ou foram interrompidas nas agendas políticas, de acordo com o grupo ideológico no poder, ação esta que mutilam os programas de EJA. Para tanto, precisa-se buscar além de políticas públicas que atendam aos sujeitos mas sim uma visão transformadora do concreto realeng
dc.description.abstractLinked to the research line State, Policies and Educational Institutions of the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás Pontifical Catholic University of Goiás in partnership with Faculdade Serra da Mesa - Fasem Goiás, this thesis aimed to analyze and interpret the intentionality of public policies for the modality of Youth and Adults starting from the macro to the micro dimension. This study had as research locus a college that operates in Youth and Adult Education in the municipality of Uruaçu-GO. Therefore, understanding how the historical process of Youth and Adult Education - EJA occurred as a public policy for access and permanence in basic education in Brazil is to place our problematizing questions within the dialectical context of real subjects, which from the capitalist mode of production had their rights denied and excluded. The introduction of Youth and Adult Education in the country was consolidated by various struggles of civil movements that brought advances in this area, however, some government policies acted with setbacks from public policies that were fragmented or exhausted from government agendas. During the course of the study, it was possible to know the insignias in which EJA was consolidated, the diversities with the movement of society by the hands of the worker, a strand that brings us dichotomous social and economic aspects amalgamated by capitalism and foreignness in the country. In this sense, it was possible to understand that politics and the State as an instrument that instrumentalizes public affairs distances itself from the educational clashes of the people and attacks them with inequality and alienation. There is an emergency in understanding the development of public policies and our role as civil society in fighting for better conditions for the population, expanding the senses and omnilaterality of the majority of the poor and oppressed, restricted from their role as representatives of their class. The worker needs to be intellectually fostered in order to have instrumental prospects that make him emerge from the alienated condition to become an intellectual of his class, ready for transformation and liberation. However, the oppressive class submits and manages a public policy obscurantized to the worker, which alienates thousands of people who did not have the opportunity to be empowered by quality school education and are easily absorbed by the conceptions of the capitalist structure/superstructure. Empirical research revealed that capitalism does not engender educational public policies that reach diversities, because one of its aspects is the maintenance of social inequality. In view of this, in the school studied, it was possible to perceive a management that fights for improvements and for an ideology of liberation, however, the processes dictated by neoliberal regulatory guidelines and norms operate contrary to the practice of teachers and local managers. Thus, capitalism uses intentions and instruments to operate in consensus in this area, leading to evasion, withdrawal and a sense of failure of students who disbelieve in education as a political means of training the freed man. Many of the EJA actions are fragmented or were interrupted in political agendas according to the ideological group in power, an action that mutilates EJA programs. Therefore, it is necessary to look beyond public policies that serve the subjects, but rather a transforming vision of the real concreteeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-28T17:22:51Z No. of bitstreams: 1 Liévrê Xiol Morais Silveira.pdf: 2643708 bytes, checksum: 74f46f24bb12b33cee7a12b02ca1fa93 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-28T17:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liévrê Xiol Morais Silveira.pdf: 2643708 bytes, checksum: 74f46f24bb12b33cee7a12b02ca1fa93 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16150/Li%c3%a9vr%c3%aa%20Xiol%20Morais%20Silveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas-públicaspor
dc.subjectYouth and adult educationpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectPublic policypor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleA política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiáseng
dc.title.alternativeEducational policy for EJA: a study at a school in the city of Uruaçu - Goiáseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liévrê Xiol Morais Silveira.pdfTexto Completo2,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.