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Tipo do documento: Tese
Título: O desenvolvimento do idoso e a teoria histórico-cultural: a atividade e o cotidiano na mediação do envelhecimento
Título(s) alternativo(s): The development of the elderly and the historical-cultural theory: activity and daily life in the mediation of aging
Autor: Oliveira, Márcia Mendes Marquez de 
Primeiro orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Primeiro membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Segundo membro da banca: Marques, Edmilson Ferreira
Terceiro membro da banca: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Quarto membro da banca: Oliveira, Alessandro Silva de
Resumo: Esta tese, inscrita na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógica do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, tem como temática o estudo do idoso em sua relação com a Atividade no Cotidiano, procurando refletir sobre como essas contribuem para o seu desenvolvimento enquanto sujeito humano. A tese tem como objetivo geral compreender e refletir sobre o desenvolvimento do sujeito idoso e suas Atividades no cotidiano a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC). Entende-se que os fundamentos dessa teoria problematizam o processo do envelhecimento humano não apenas como um fenômeno biológico-natural, mas, sobretudo, social, histórico e cultural. Desse modo, as influências do meio, principalmente suas determinações socioeconômicas, advindas da sociedade capitalista têm tido grande repercussão sobre o sujeito idoso, haja vista as mudanças demográficas mundiais que apontam uma tendência de crescimento da população idosa com consequências para o processo produtivo. Entretanto, observa-se que, sob o modelo de produção da sociedade capitalista, o envelhecimento é tratado de forma generalizada e naturalizada, disseminando a visão de um tipo de velhice idealizada, ocultando os condicionamentos históricos que revelam as contradições para o envelhecimento no interior desta sociedade. Assim, tomando essa problemática como contexto de fundo para esta tese, optou-se por um estudo teórico, bibliográfico e documental, tendo a THC e seus principais autores (Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin, Davydov, Hedegaard e Engeström) como referencial teórico e a análise da conjuntura social do idoso a partir de documentos oficiais de organismos internacionais e nacionais, somados aos dados estatísticos, como os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na análise das teses e dissertações do Catálogo da Capes, buscou-se realizar uma investigação do tipo estado do conhecimento para compreender como a literatura acadêmica especializada está abordando o problema do sujeito idoso e seu desenvolvimento. Identificaram-se 32 pesquisas, a partir de descritores pré-definidos, que foram analisadas a partir das bases da THC o que contribuiu para refletir sobre o tema em tela. Diante disso, a tese foi estruturada em três capítulos. Onde trouxemos a fundamentação teórica com a apresentação das gerações de autores da THC, buscando entender como se desenvolveu a Teoria da Atividade para identificar elementos que pudessem ajudar a pensar o idoso. Apresentamos a compreensão do sujeito idoso a partir do processo de envelhecimento, no percurso histórico e tomando a realidade atual a partir dos dados estatísticos e oficiais. Apresentamos o estado do conhecimento como o ponto de chegada, apresentando as lacunas existentes nos estudos referentes ao idoso na perspectiva da THC. Os resultados desta pesquisa teórica permitem afirmar que a Atividade é fundamental para o desenvolvimento do idoso; contudo, não há um tipo natural de velhice e sim velhices, que são determinadas pelas condições socioeconômicas e histórico-culturais, assim como, a Atividade mobiliza o sujeito ao seu desenvolvimento por toda a vida de maneira que, sob o mando da sociedade capitalista, se faz necessário entender a importância da Atividade do idoso em seu cotidiano, a partir de uma concepção contra-hegemônica do processo de envelhecimento
Abstract: This thesis, inscribed in the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes of the Graduate Program in Education at PUC Goiás, has as its theme the study of the elderly in their relationship with Activity, seeking to reflect on how daily Activities contribute to the his development as a human subject. The thesis has the general objective of understanding and reflecting on the development of the elderly subject and their daily activities based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory (THC). It is understood that the foundations of this theory problematize the process of human aging not only as a biological-natural phenomenon, but, above all, social, historical and cultural. In this way, the influences of the environment, mainly its socioeconomic determinations, arising from society capitalism have had great repercussions on the elderly subject, given the global demographic changes that point to a growth trend in the elderly population with consequences for the production process. However, it is observed that, under the production model of capitalist society, aging is treated in a generalized and naturalized way, disseminating the vision of a type of old age idealized, hiding the historical conditions that reveal the contradictions for aging within this society. Thus, taking this problem as the background context for this thesis, we opted for a theoretical, bibliographical and documental study, having the THC and its main authors (Vygotsky, Leontiev, Luria, Elkonin, Davydov, Hedegaard and Engeström) as a theoretical reference and the analysis of the social situation of the elderly based on official documents from international and national organizations, added to statistical data, such as those from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). In the analysis of theses and dissertations in the Capes Catalog, an attempt was made to carry out a state-of-knowledge investigation to understand how the specialized academic literature is approaching the problem of the elderly subject and his development. 32 studies were identified, based on pre-defined descriptors, which were analyzed based on the THC bases, which contributed to reflect on the topic at hand. Therefore, the thesis was structured in three chapters. Where we brought the theoretical foundation with the presentation of generations of THC authors, seeking to understand how Activity Theory was developed to identify elements that could help the elderly think. We present the understanding of the elderly subject from the aging process, in the historical course and taking the current reality from the statistical and official data. We present the state of knowledge as the point of arrival, presenting the existing gaps in the studies referring to the elderly from the perspective of THC. The results of this theoretical research allow us to state that the Activity is fundamental for the development of the elderly; however, there is not a natural type of old age, but old age, which are determined by socioeconomic and historical-cultural conditions, as well as, the Activity mobilizes the subject to his development throughout his life in a way that, under the command of society capitalist, it is necessary to understand the importance of the activity of the elderly in their daily lives, from a counter-hegemonic conception of the aging process
Palavras-chave: Atividade
Desenvolvimento humano
Teoria histórico-cultural
Idoso
Envelhecimento
Velhices
Human development
Historical-Cultural Theory
Elderly
Aging
Old age
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: OLIVEIRA, Márcia Mendes Marquez de. O desenvolvimento do idoso e a teoria histórico-cultural: a atividade e o cotidiano na mediação do envelhecimento. 2023. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4930
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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