Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4934
Tipo do documento: Tese
Título: O psicodrama como recurso pedagógico para aprendizagem e desenvolvimento humano
Título(s) alternativo(s): Psychodrama as a pedagogical resource for learning and human development
Autor: Nascimento, Alda Nazaré Santos do 
Primeiro orientador: Peres, Vannúzia Leal Andrade
Primeiro membro da banca: Teixeira, Célia Maria Ferreira da Silva
Segundo membro da banca: Avelar, Rezende Bruno de
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Quarto membro da banca: Tavares, Rosana Carneiro
Resumo: O tema deste trabalho é o psicodrama como recurso pedagógico para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na socionomia, a teoria das relações sociais, e no método psicodramático, considerando-se que as dificuldades de aprendizagem sempre exigirão estudos, reflexões, mudanças de concepções e análise acerca de aspectos da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. É uma pesquisa do Programa stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que tem como objetivo geral compreender como o psicodrama, como recurso pedagógico, possibilita aos alunos superarem as suas dificuldades de aprendizagem escolar e se desenvolverem. O psicodrama, como um método de ação dramática, questiona o que está estabelecido (conservas culturais), potencializando diálogos, ao solicitar aos participantes serem protagonistas de seus problemas e/ou conflitos e superá-los. O campo da pesquisa foi uma escola pública da rede municipal de Goiânia. Os participantes voluntários são duas crianças do 3° ano do ensino fundamental, com idades de nove anos, regularmente matriculadas e indicadas pela coordenação como alunos com dificuldades de aprendizagem. Entre os principais resultados do estudo, destaca-se o valor do método psicodramático como ação que possibilita à criança se envolver nas atividades escolares com o seu corpo, seus sentimentos e ideias, comprometendo-se, de forma espontânea e criativa, com o desempenho e o desenvolvimento do papel de aprendiz
Abstract: The theme of this work is psychodrama as a pedagogical resource for learning and human development. This is a qualitative research based on socionomy, the theory of social relations, and the psychodramatic method, considering that learning difficulties will always require studies, reflections, changes in conceptions and analysis about aspects of the relationship between learning and human development. It is a research of the Stricto sensu Program of the Pontifical Catholic University of Goiás - PUC-GO, which has a general objective to understand how psychodrama, as a pedagogical resource, enables students to overcome their difficulties of school learning and develop. Psychodrama, as a method of dramatic action, questions what is established (cultural preserves), enhancing dialogues by asking participants to be protagonists of their problems and/or conflicts and overcome them. The field of research was a public school of the municipal network of Goiânia. The volunteer participants are two children of the 3rd year of elementary school, aged nine years, regularly enrolled and indicated by the coordination as students with learning difficulties. Among the main results of the study, the value of the psychodramatic method as an action that enables the child to engage in school activities with his body, his feelings and ideas, committing himself spontaneously and creatively to the performance and development of the role of learner
El tema de este trabajo es el psicodrama como recurso pedagógico para el aprendizaje y el desarrollo humano. Se trata de una investigación cualitativa basada en la socionomía, la teoría de las relaciones sociales y el método psicodramático, considerando que las dificultades de aprendizaje siempre requerirán estudios, reflexiones, cambios en las concepciones y análisis sobre aspectos de la relación entre aprendizaje y desarrollo humano. Es una investigación del Programa Stricto sensu de la Pontificia Universidad Católica de Goiás - PUC-GO, que tiene como objetivo general comprender cómo el psicodrama, como recurso pedagógico, permite a los estudiantes superar sus dificultades de aprendizaje escolar y desarrollarse. El psicodrama, como método de acción dramática, cuestiona lo establecido (reservas culturales), potenciando los diálogos al pedir a los participantes que sean protagonistas de sus problemas y/o conflictos y los superen. El campo de investigación fue una escuela pública de la red municipal de Goiânia. Los participantes voluntarios son dos niños de 3er año de primaria, de nueve años, matriculados regularmente e indicados por la coordinación como estudiantes con dificultades de aprendizaje. Entre los principales resultados del estudio, el valor del método psicodramático como una acción que permite al niño participar en actividades escolares con su cuerpo, sus sentimientos e ideas, comprometiéndose espontánea y creativamente con el desempeño y desarrollo del papel de aprendiz
Palavras-chave: Psicodrama
Dificuldade de aprendizagem
Desenvolvimento humano
Técnicas psicodramáticas
Aprendizagem
Psychodrama
Learning
Learning disability
Human development
Psychodramatic techniques
Psicodrama
Aprendizaje
Discapacidad de aprendizaje
Desarrollo humano
Técnicas psicodramáticas
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: NASCIMENTO, Alda Nazaré Santos do. O psicodrama como recurso pedagógico para aprendizagem e desenvolvimento humano. 2023. 93 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4934
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdfTexto Completo680,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.