Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4940
Tipo do documento: Dissertação
Título: História dos professores de educação física do ensino médio de Gurupi - TO e sua relação com as práticas pedagógicas atuais
Título(s) alternativo(s): History of high school physical education teachers in Gurupi - TO and their relationship with current pedagogical practices
Autor: Gross, Daniele Gonçalves Lisbôa 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro coorientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Bungenstab, Gabriel Carvalho
Resumo: Esta Dissertação integra os projetos de pesquisas desenvolvidos na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa do CNPq-PROPE/PUC-Goiás, Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais. A questão central que se indagou foi como as histórias e memórias dos Professores de Educação Física do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Gurupi - TO, em três tempos da vida: secundaristas, universitários e docentes; se cruzam e entrelaçam na configuração das práticas pedagógicas atuais? O estudo tem como objetivo geral, desvelar as histórias e as memórias dos Professores de Educação Física do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Gurupi, buscando evidenciar os nexos culturais da relação com o seu processo de formação em três tempos de vida com as práticas pedagógicas atuais. Como objetivos específicos: 1) fazer um levantamento bibliográfico sobre a história da Educação Física a fim de relacionar com as memórias dos professores; 2) compreender a constituição do campo da Educação Física no Ensino Médio a partir da LDB e a atual reforma; 3) mapear e caracterizar as práticas pedagógicas dos docentes de Educação Física do Ensino Médio e suas relações com as histórias e memórias dos três tempos de vida. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, centrada nos pressupostos metodológicos da história oral temática, em que considera os participantes do estudo, os professores de Educação Física que atuam no Ensino Médio de Gurupi - TO. No entanto, utilizou-se também, da pesquisa bibliográfica para a constituição do corpus teórico desse estudo e de uma análise documental, no sentido de considerar as propostas curriculares e entraves advindos do tempo histórico dos participantes. O corpus teórico abriga: aportes históricos, sobre a trajetória da Educação Física e percalços relacionados ao âmbito escolar e a formação docente no Brasil e no Tocantins; teórico-conceituais sobre a etapa do Ensino Médio, as leis, os documentos norteadores, os alunos, a cultura e a sociedade do qual estão inseridos e; documentos, propostas e projetos pedagógicos, referenciais curriculares, dentre outros que se fizeram importantes em determinados períodos históricos. O corpus oral foi constituído por entrevistas abertas e semiestruturadas realizadas com oito (8) Professores de Educação Física que atuam no Ensino Médio de escolas da rede pública e privada do munícipio de Gurupi no Estado do Tocantins. Os dados foram organizados cronologicamente, sendo analisados e discutidos a partir das categorias que surgiram em decorrência da entrevista e fontes orais. Em face ao propósito fundamental e objetivos específicos esta investigação possibilitou apresentar que as histórias e as memórias dos professores de Educação Física, contribuíram e foram significativas para a acumulação do capital cultural e esportivo no primeiro tempo de vida, enquanto estudantes do Ensino Médio e para a incorporação do habitus e saberes professorais, enquanto estudantes universitários no tempo da formação profissional. Continuamente, concluiu-se que as experiências, vivências, motivações e influências advindas da sua trajetória histórica de vida, juntamente com esses capitais, habitus e saberes professorais incorporaram-se à prática pedagógica atual dos professores entrevistados
Abstract: This Dissertation integrates the research projects developed in the Education, Society and Culture Research Line and in the Research Directory of CNPq-PROPE/PUC-Goiás, Education, History, Memory and Cultures in different social spaces. The central question that was asked was how the stories and memories of Physical Education Teachers of High School from public and private schools in the city of Gurupi-TO, in three times of life: high school students, university students and teachers; intersect and intertwine in the configuration of current pedagogical practices? The general objective of the study is to reveal the histories and memories of High School Physical Education Teachers from public and private schools in Gurupi, seeking to highlight the cultural links of the relationship with their training process in three times of life with the practice¿s current pedagogy. As specific objectives: 1) carry out a bibliographic survey on the history of Physical Education to relate it to the teachers' memories; 2) understand the constitution of the field of Physical Education in High School from the LDB and the current reform; 3) to map and characterize the pedagogical practices of High School Physical Education teachers and their relationships with the histories and memories of the three lifetimes. Methodologically, this is qualitative research, centered on the methodological assumptions of thematic oral history, in which the participants of the study are considered, the Physical Education teachers who work in the Secondary School of Gurupi-TO. However, bibliographical research was also used for the constitution of the theoretical corpus of this study and of a documental analysis, in the sense of considering the curricular proposals and obstacles arising from the historical time of the participants. The theoretical corpus contains: historical contributions, on the trajectory of Physical Education and mishaps related to the school environment and teacher training in Brazil and Tocantins; theoretical-conceptual about the high school stage, the laws, the guiding documents, the students, the culture and society in which they are inserted and; documents, proposals and pedagogical projects, curricular references, among others that became important in certain historical periods. The oral corpus consisted of open and semistructured interviews conducted with eight (8) Physical Education Teachers who work in high school in public and private schools in the municipality of Gurupi in the State of Tocantins. Data were organized chronologically, being analyzed, and discussed from the categories that emerged because of the interview and oral sources. In view of the fundamental purpose and specific objectives of this investigation, it was possible to present that the stories and memories of Physical Education teachers contributed and were significant for the accumulation of cultural and sports capital in the first time of life, while high school students and for the incorporation of habitus and professorial knowledge, while university students in the time of professional training. Continuously, it was concluded that the experiences, experiences, motivations and influences arising from their historical trajectory of life, together with these capitals, habitus and teaching knowledge were incorporated into the current pedagogical practice of the interviewed teachers
Palavras-chave: Educação física
Ensino médio
Prática pedagógica
Formação profissional
História
Memórias
Physical education
High school
Pedagogical practice
Professional qualification
History
Memoirs
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: GROSS, Daniele Gonçalves Lisbôa. História dos professores de educação física do ensino médio de Gurupi - TO e sua relação com as práticas pedagógicas atuais. 2023. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4940
Data de defesa: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross.pdfTexto Completo12,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.