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Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto da diversidade etnocultural brasileira de 2007 a 2019 no colégio estadual de Vicentinópolis no Estado de Goiás
Título(s) alternativo(s): The impact of Brazilian ethnocultural diversity from 2007 to 2019 at the state school of Vicentinópolis in the State of Goiás
Autor: Buzeli, Dulce Batista Chaves 
Primeiro orientador: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Primeiro membro da banca: Sugizaki, Eduardo
Segundo membro da banca: Claro, Silene Ferreira
Resumo: A presente dissertação apresenta narrativas no campo da história oral, no recorte temporal de 2007 a 2019, com o corpus Colégio Estadual de Vicentinópolis - GO, atualmente denominado por Colégio Estadual Professora Clarice da Silva Sales. No processo historiográfico, a compreensão do passado tem a ver com as contribuições das memórias. Nesse aporte, a seguinte indagação norteia o estudo: a discriminação etnocultural interfere no desenvolvimento educacional de alunos de diferentes faixas etárias? O objetivo geral é apresentar as narrativas de participantes que fizeram parte do construto da região vicentinopolina. A metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e de fontes da história oral retrata as fases de gabinete e de campo. Nessa, foram aplicados dois questionários com perguntas semiestruturadas, sendo um para cinco professores e outro para o prefeito, e realizadas quatro entrevistas, nas quais o governo municipal e mais cinco participantes recordaram dos eventos principais da cidade. Totalizando 11 participantes, as memórias contribuem para a ampliação do acervo documental historiográfico do povo da região. Em três capítulos, a investigação descreve a cidade goiana, o registro de conservação da memória, o impacto da migração em que se pode incorrer em discriminação étnica no ambiente educacional e o papel da escola. Nos resultados, tem-se a visão migratória e seus aspectos socioculturais na educação pública
Abstract: This dissertation presents narratives in the field of oral history, from 2007 to 2019, with the corpus Colégio Estadual de Vicentinópolis-GO, currently called Colégio Estadual Professora Clarice da Silva Sales. In the historiographical process, the understanding of the past it is related with the contributions of memories. In this contribution, the following question guides the study: does ethnocultural discrimination interfere with the educational development of students of different age groups? The general objective is to present the narratives of participants who were part of the construct of the Vincentian region. The bibliographical, documental and sources research methodology of oral history portrays the office and field phases. In this, two questionnaires with semi-structured questions were applied, one for five teachers and another for the mayor, and four interviews were conducted, in which the municipal government and five other participants recalled the main events in the city. With a total of 11 participants, the memoirs contribute to expanding the historiographic document collection of the people of the region. In three chapters, the investigation describes the city of Goiás, the record of memory conservation, the impact of migration in which ethnic discrimination can occur in the educational environment and the role of the school. In the results, there is a migratory vision and its sociocultural aspects in public education
Palavras-chave: Discriminação
Diversidade cultural
História oral
Memórias
Migração
Cultural diversity
Discrimination
Memories
Migration
Oral history
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: BUZELI, Dulce Batista Chaves. O impacto da diversidade etnocultural brasileira de 2007 a 2019 no colégio estadual de Vicentinópolis no Estado de Goiás. 2023.117 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4949
Data de defesa: 22-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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