Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuzeli, Dulce Batista Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8466321485240629eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee1Sugizaki, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014eng
dc.contributor.referee2Claro, Silene Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340896334304498eng
dc.date.accessioned2023-09-13T19:49:22Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationBUZELI, Dulce Batista Chaves. O impacto da diversidade etnocultural brasileira de 2007 a 2019 no colégio estadual de Vicentinópolis no Estado de Goiás. 2023.117 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4949-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta narrativas no campo da história oral, no recorte temporal de 2007 a 2019, com o corpus Colégio Estadual de Vicentinópolis - GO, atualmente denominado por Colégio Estadual Professora Clarice da Silva Sales. No processo historiográfico, a compreensão do passado tem a ver com as contribuições das memórias. Nesse aporte, a seguinte indagação norteia o estudo: a discriminação etnocultural interfere no desenvolvimento educacional de alunos de diferentes faixas etárias? O objetivo geral é apresentar as narrativas de participantes que fizeram parte do construto da região vicentinopolina. A metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e de fontes da história oral retrata as fases de gabinete e de campo. Nessa, foram aplicados dois questionários com perguntas semiestruturadas, sendo um para cinco professores e outro para o prefeito, e realizadas quatro entrevistas, nas quais o governo municipal e mais cinco participantes recordaram dos eventos principais da cidade. Totalizando 11 participantes, as memórias contribuem para a ampliação do acervo documental historiográfico do povo da região. Em três capítulos, a investigação descreve a cidade goiana, o registro de conservação da memória, o impacto da migração em que se pode incorrer em discriminação étnica no ambiente educacional e o papel da escola. Nos resultados, tem-se a visão migratória e seus aspectos socioculturais na educação públicaeng
dc.description.abstractThis dissertation presents narratives in the field of oral history, from 2007 to 2019, with the corpus Colégio Estadual de Vicentinópolis-GO, currently called Colégio Estadual Professora Clarice da Silva Sales. In the historiographical process, the understanding of the past it is related with the contributions of memories. In this contribution, the following question guides the study: does ethnocultural discrimination interfere with the educational development of students of different age groups? The general objective is to present the narratives of participants who were part of the construct of the Vincentian region. The bibliographical, documental and sources research methodology of oral history portrays the office and field phases. In this, two questionnaires with semi-structured questions were applied, one for five teachers and another for the mayor, and four interviews were conducted, in which the municipal government and five other participants recalled the main events in the city. With a total of 11 participants, the memoirs contribute to expanding the historiographic document collection of the people of the region. In three chapters, the investigation describes the city of Goiás, the record of memory conservation, the impact of migration in which ethnic discrimination can occur in the educational environment and the role of the school. In the results, there is a migratory vision and its sociocultural aspects in public educationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-09-13T19:49:22Z No. of bitstreams: 1 Dulce Batista Chaves Buzeli.pdf: 7244875 bytes, checksum: aecdbf74eed45f301361aaaa98414b8f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-13T19:49:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dulce Batista Chaves Buzeli.pdf: 7244875 bytes, checksum: aecdbf74eed45f301361aaaa98414b8f (MD5) Previous issue date: 2023-06-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16219/Dulce%20Batista%20Chaves%20Buzeli.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectDiscriminationeng
dc.subjectMemorieseng
dc.subjectMigrationeng
dc.subjectOral historyeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqHistóriaeng
dc.titleO impacto da diversidade etnocultural brasileira de 2007 a 2019 no colégio estadual de Vicentinópolis no Estado de Goiáseng
dc.title.alternativeThe impact of Brazilian ethnocultural diversity from 2007 to 2019 at the state school of Vicentinópolis in the State of Goiáseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dulce Batista Chaves Buzeli.pdfTexto Completo7,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.