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Tipo do documento: Dissertação
Título: BNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade cultural
Título(s) alternativo(s): BNCC and historical education: guidelines for cultural diversity
Autor: Santos, Esdranne da Silva 
Primeiro orientador: Marinho, Thais Alves
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Segundo membro da banca: Borges , Ângela Cristina
Resumo: A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa educação histórica e diversidade cultural, tem como tema o ensino de história nas reformas recentes nas diretrizes curriculares nacionais. A partir de uma perspectiva dos estudos decoloniais, abordamos as aproximações existentes entre educação histórica, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade, que estão refletidas no cotidiano escolar, e que passam a ser objeto no âmbito das políticas educacionais. Com base nessas prerrogativas buscamos avaliar como o conjunto de diretrizes educacionais atuais, conhecidas como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás - Ampliado (DC-GO) buscam contemplar esse debate multi/intercultural na promoção e valorização da diversidade cultural. Nesse sentido hipotetizamos que a base colonial presente na educação, por meio das colonialidades, se faz ainda muito presente, e ainda que se perceba um avanço em relação a inserção de conteúdos e competências que busquem atender a demanda de diversos grupos, como indígenas e afrodiaspóricos e seus descendentes, como obrigam as leis 10.639/2003 e 11645/2008, as questões de gênero e sexualidade, ainda carecem de regulação. Metodologicamente a pesquisa é descritiva, na abordagem qualitativa, com interpretação erigida na análise do discurso. Assim o fomento teórico se baseia na análise documental, historiográfica em diálogo com as diretrizes para a educação básica, com a realização de entrevistas, serviram para complementar as análises teóricas referentes as diretrizes do currículo BNCC e DC-GO
Abstract: The present research, part of the historical education and cultural diversity line of research, has its theme the teaching of history in the recent reforms in the national curriculum guidelines. From a perspective of decolonial studies, we approach existing approximations between historical education, ethnic-racial relations, gender and sexuality, which are reflected in everyday school life, and which become an object in the scope of educational policies. Based on these prerogatives, we seek to assess how the set of current educational guidelines, known as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Document for Goiás - Expanded (DC-GO) seek to contemplate this multi/intercultural debate in the promotion and appreciation of cultural diversity. In this sense, we hypothesize that the colonial base present in education, through colonialities, is still very present, and even if one perceives an advance in relation to the insertion of contents and competences that seek to meet the demand of different groups, such as indigenous and afrodiasporic and their descendants, as required by Laws 10639/2003 and 11645/2008, gender and sexuality issues still require regulation. Methodologically, the research is descriptive, in the qualitative approach, with interpretation based on discourse analysis. Thus, the theoretical support is based on documental and historiographical analysis in dialogue with the guidelines for basic education, with interviews being carried out, which served to complement the theoretical analyzes referring to the guidelines of the BNCC and DC-GO curriculum
Palavras-chave: BNCC
DC-GO ampliado
Interculturalidade
Educação decolonial
Afrodiaspórica
Extended DC-GO
Interculturality
Decolonial education
Afrodiasporic
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: SANTOS, Esdranne da Silva. BNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade cultural. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4952
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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