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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4952
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | BNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade cultural |
Título(s) alternativo(s): | BNCC and historical education: guidelines for cultural diversity |
Autor: | Santos, Esdranne da Silva |
Primeiro orientador: | Marinho, Thais Alves |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante |
Segundo membro da banca: | Borges , Ângela Cristina |
Resumo: | A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa educação histórica e diversidade cultural, tem como tema o ensino de história nas reformas recentes nas diretrizes curriculares nacionais. A partir de uma perspectiva dos estudos decoloniais, abordamos as aproximações existentes entre educação histórica, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade, que estão refletidas no cotidiano escolar, e que passam a ser objeto no âmbito das políticas educacionais. Com base nessas prerrogativas buscamos avaliar como o conjunto de diretrizes educacionais atuais, conhecidas como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás - Ampliado (DC-GO) buscam contemplar esse debate multi/intercultural na promoção e valorização da diversidade cultural. Nesse sentido hipotetizamos que a base colonial presente na educação, por meio das colonialidades, se faz ainda muito presente, e ainda que se perceba um avanço em relação a inserção de conteúdos e competências que busquem atender a demanda de diversos grupos, como indígenas e afrodiaspóricos e seus descendentes, como obrigam as leis 10.639/2003 e 11645/2008, as questões de gênero e sexualidade, ainda carecem de regulação. Metodologicamente a pesquisa é descritiva, na abordagem qualitativa, com interpretação erigida na análise do discurso. Assim o fomento teórico se baseia na análise documental, historiográfica em diálogo com as diretrizes para a educação básica, com a realização de entrevistas, serviram para complementar as análises teóricas referentes as diretrizes do currículo BNCC e DC-GO |
Abstract: | The present research, part of the historical education and cultural diversity line of research, has its theme the teaching of history in the recent reforms in the national curriculum guidelines. From a perspective of decolonial studies, we approach existing approximations between historical education, ethnic-racial relations, gender and sexuality, which are reflected in everyday school life, and which become an object in the scope of educational policies. Based on these prerogatives, we seek to assess how the set of current educational guidelines, known as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Document for Goiás - Expanded (DC-GO) seek to contemplate this multi/intercultural debate in the promotion and appreciation of cultural diversity. In this sense, we hypothesize that the colonial base present in education, through colonialities, is still very present, and even if one perceives an advance in relation to the insertion of contents and competences that seek to meet the demand of different groups, such as indigenous and afrodiasporic and their descendants, as required by Laws 10639/2003 and 11645/2008, gender and sexuality issues still require regulation. Methodologically, the research is descriptive, in the qualitative approach, with interpretation based on discourse analysis. Thus, the theoretical support is based on documental and historiographical analysis in dialogue with the guidelines for basic education, with interviews being carried out, which served to complement the theoretical analyzes referring to the guidelines of the BNCC and DC-GO curriculum |
Palavras-chave: | BNCC DC-GO ampliado Interculturalidade Educação decolonial Afrodiaspórica Extended DC-GO Interculturality Decolonial education Afrodiasporic |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | SANTOS, Esdranne da Silva. BNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade cultural. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4952 |
Data de defesa: | 29-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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