Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Esdranne da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4729302073274958eng
dc.contributor.advisor1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241eng
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee2Borges , Ângela Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902592625560140eng
dc.date.accessioned2023-10-05T18:43:53Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Esdranne da Silva. BNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade cultural. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4952-
dc.description.resumoA presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa educação histórica e diversidade cultural, tem como tema o ensino de história nas reformas recentes nas diretrizes curriculares nacionais. A partir de uma perspectiva dos estudos decoloniais, abordamos as aproximações existentes entre educação histórica, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade, que estão refletidas no cotidiano escolar, e que passam a ser objeto no âmbito das políticas educacionais. Com base nessas prerrogativas buscamos avaliar como o conjunto de diretrizes educacionais atuais, conhecidas como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás - Ampliado (DC-GO) buscam contemplar esse debate multi/intercultural na promoção e valorização da diversidade cultural. Nesse sentido hipotetizamos que a base colonial presente na educação, por meio das colonialidades, se faz ainda muito presente, e ainda que se perceba um avanço em relação a inserção de conteúdos e competências que busquem atender a demanda de diversos grupos, como indígenas e afrodiaspóricos e seus descendentes, como obrigam as leis 10.639/2003 e 11645/2008, as questões de gênero e sexualidade, ainda carecem de regulação. Metodologicamente a pesquisa é descritiva, na abordagem qualitativa, com interpretação erigida na análise do discurso. Assim o fomento teórico se baseia na análise documental, historiográfica em diálogo com as diretrizes para a educação básica, com a realização de entrevistas, serviram para complementar as análises teóricas referentes as diretrizes do currículo BNCC e DC-GOeng
dc.description.abstractThe present research, part of the historical education and cultural diversity line of research, has its theme the teaching of history in the recent reforms in the national curriculum guidelines. From a perspective of decolonial studies, we approach existing approximations between historical education, ethnic-racial relations, gender and sexuality, which are reflected in everyday school life, and which become an object in the scope of educational policies. Based on these prerogatives, we seek to assess how the set of current educational guidelines, known as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Document for Goiás - Expanded (DC-GO) seek to contemplate this multi/intercultural debate in the promotion and appreciation of cultural diversity. In this sense, we hypothesize that the colonial base present in education, through colonialities, is still very present, and even if one perceives an advance in relation to the insertion of contents and competences that seek to meet the demand of different groups, such as indigenous and afrodiasporic and their descendants, as required by Laws 10639/2003 and 11645/2008, gender and sexuality issues still require regulation. Methodologically, the research is descriptive, in the qualitative approach, with interpretation based on discourse analysis. Thus, the theoretical support is based on documental and historiographical analysis in dialogue with the guidelines for basic education, with interviews being carried out, which served to complement the theoretical analyzes referring to the guidelines of the BNCC and DC-GO curriculumeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-10-05T18:43:53Z No. of bitstreams: 1 Esdranne da Silva Santos.pdf: 814665 bytes, checksum: b0f1efa43a661e22ba7a839ea9594fbc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-05T18:43:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Esdranne da Silva Santos.pdf: 814665 bytes, checksum: b0f1efa43a661e22ba7a839ea9594fbc (MD5) Previous issue date: 2023-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16233/Esdranne%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectDC-GO ampliadopor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectEducação decolonialpor
dc.subjectAfrodiaspóricapor
dc.subjectExtended DC-GOpor
dc.subjectInterculturalitypor
dc.subjectDecolonial educationpor
dc.subjectAfrodiasporicpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqHistóriaeng
dc.titleBNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade culturaleng
dc.title.alternativeBNCC and historical education: guidelines for cultural diversityeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esdranne da Silva Santos.pdfTexto Completo795,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.