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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo descritivo sobre o serviço de telemedicina no acompanhamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 no município de Aparecida de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Descriptive study on the telemedicine service in monitoring patients diagnosed with Covid-19 in the municipality of Aparecida de Goiânia
Autor: Rezende, Fernando Evangelista 
Primeiro orientador: Barbosa, Talles Marcelo Gonçalves de Andrade
Primeiro membro da banca: Cassiano, Katia Kelvis
Segundo membro da banca: Vieira, Maria Aparecida da Silva
Resumo: Introdução - A Telemedicina na pandemia da COVID-19 se fez presente no planejamento de saúde brasileira como ferramenta de assistência para a triagem de casos suspeitos, no monitoramento dos infectados em isolamento domiciliar, no reconhecimento de sinais de alerta e para o acompanhamento após alta hospitalar. Apesar do seu crescimento, não afasta a necessidade contínua de avaliação de satisfação do paciente em relação ao serviço recebido. Objetivo - Descrever o serviço de telemedicina utilizado pelo município de Aparecida de Goiânia para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 e qual a percepção do paciente acompanhado pela central de telemedicina sobre a prestação deste serviço. Métodos - Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo do tipo transversal realizado em duas etapas. A primeira etapa teve como objetivo caracterizar o perfil da população atendida pela central de telemedicina do município de Aparecida de Goiânia. A segunda etapa teve como objetivo a aplicação do Questionário de Avaliação de Satisfação (QAS) em 500 voluntários selecionados na primeira etapa. Esta etapa teve como objetivo obter informações que pudessem caracterizar a percepção do usuário sobre o atendimento recebido pela central de telemedicina, durante a evolução da doença. O estudo foi iniciado após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido oral dos entrevistados. Resultados- Os pacientes entrevistados eram na maioria do sexo feminino (50,7%), raça parda (55,4%), nível superior completo ou incompleto (54,2%), com faixa etária predominante entre 40 a 49 anos de idade (26,6%), sendo que os <60 anos corresponderam a 86,6% e os idosos 13,4%. Os pacientes sintomáticos corresponderam a 99,5% da amostra. Os sintomas mais predominantes foram tosse (58,0%), cefaleia (50,2%), mialgia (36%) e febre (33,8%). Dos participantes, 88,6% não foram hospitalizados. O QAS evidencia que o escore total, que contempla os cinco indicadores, apresenta média de 80,4% em relação à satisfação dos usuários com o serviço de TM. Conclusão - A avaliação periódica das variáveis investigadas neste trabalho possibilita a realimentação do modelo utilizado no município de Aparecida de Goiânia e, por conseguinte, que ajustes dinâmicos possam ser executados para alcançar as condições favoráveis de melhoria do serviço de TM
Abstract: Introduction - Telemedicine in the COVID-19 pandemic was present in Brazilian health planning as an assistance tool for the screening of suspected cases, in the monitoring of those infected in home isolation, in the recognition of warning signs and for follow-up after hospital discharge. Despite its growth, it does not remove the continuous need to assess patient satisfaction in relation to the service received. Objective - To describe the telemedicine service used by the municipality of Aparecida de Goiânia to face the COVID-19 pandemic and what is the perception of the patient accompanied by the telemedicine center about the provision of this service. Methods- This is a descriptive, retrospective cross-sectional study carried out in two stages. The first step aimed to characterize the profile of the population served by the telemedicine center in the municipality of Aparecida de Goiânia. The second stage aimed to apply the Satisfaction Assessment Questionnaire (SQ) to 500 volunteers selected in the first stage. This step aimed to obtain information that could characterize the user's perception of the care received by the telemedicine center during the course of the disease. The study was initiated after prior approval by the Research Ethics Committee and oral informed consent of the interviewees. Results - The patients interviewed were mostly female (50.7%), mixed race (55.4%), complete or incomplete higher education (54.2%), with a predominant age group between 40 and 49 years of age (26.6%), with those <60 years old corresponding to 86.6% and the elderly 13.4%. Symptomatic patients corresponded to 99.5% of the sample. The most predominant symptoms were cough (58.0%), headache (50.2%), myalgia (36%) and fever (33.8%). Of the participants, 88.6% were not hospitalized. The QAS shows that the total score, which includes the five indicators, has an average of 80.4% in relation to users' satisfaction with the TM service. Conclusion - The periodic evaluation of the variables investigated in this work allows the feedback of the model used in the municipality of Aparecida de Goiânia and, therefore, that dynamic adjustments can be performed to achieve favorable conditions for the improvement of the TM service
Palavras-chave: Telemedicina
Satisfação do usuário
COVID-19
Telemedicine
User Satisfaction
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
Citação: REZENDE, Fernando Evangelista. Estudo descritivo sobre o serviço de telemedicina no acompanhamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 no município de Aparecida de Goiânia. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4953
Data de defesa: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde

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