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Tipo do documento: Tese
Título: Internacionalização do capital e políticas educacionais: precarização do trabalho dos professores de geografia na educação básica
Título(s) alternativo(s): Internationalization of capital and educational policies: precarious work of geography teachers in basic education
Autor: Souza, Dayane Lino de 
Primeiro orientador: Afonso, Lucia Helena Rincon
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Josete Maria Cangussû
Quarto membro da banca: Chaveiro, Eguimar Felício
Resumo: Trata-se de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás (PUC-GO). Nesta tese, procurou-se analisar a partir da questão problema, como a Reforma do Novo Ensino Médio sob a ordem neoliberal impacta as relações de trabalho dos professores de Geografia da Rede Estadual de Ensino do estado de Mato Grosso? Portanto, o objetivo foi o de compreender o processo de precarização das relações de trabalho, da intensificação e da desvalorização dos professores, em especial, os de Geografia, no estado de Mato Grosso, desde a década de 1990 até os dias atuais. Para tanto, empregou-se o materialismo histórico e suas categorias de análise, a fim de obter uma compreensão mais ampla acerca dessa realidade. Empregou-se a metodologia exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Procedeu-se, assim, à leitura de livros e artigos científicos, passando pela análise de relatórios técnicos e leis, com elaboração de mapas, tabelas e gráficos relativos ao objeto de estudo. Na constituição do referencial teórico, foram utilizados autores de referência nacional e internacional. Dentre eles estão, Apple (1979 e 1988), Anderson (1995), Antunes (2018), Bianchetti (1999), Dourado (2018 e 2019), Freitas, (2018), Frigotto (1999, 2009, 2016), Girotto (2017, 2019, 2021), Libâneo (2010, 2012, 2016), Louro (2004, 2013), Saviani (2007a, 2007b, 2008, 2011, 2018), Warde (1983). Foram elaborados três capítulos. O primeiro aborda a construção e a consolidação das relações entre a educação e o capital no Brasil. O segundo evidencia elementos referentes à precarização do trabalho na educação, no âmbito das políticas neoliberais. Por fim, o terceiro capítulo enfatiza os impactos promovidos pela Reforma do Novo Ensino Médio e a intensificação da precarização do trabalho do docente de Geografia na Educação Básica de Mato Grosso. Os dados da pesquisa revelaram que a intensificação da precarização do trabalho docente vem ocorrendo desde a implementação do neoliberalismo, na década de 1990, fazendo com que o trabalho dos professores passe por um processo de dilapidação e desvalorização. Após o golpe de Estado, em 2016, o trabalho docente tornou-se ainda mais precário, em razão de a educação se encontrar no centro das disputas hegemônicas do capital, assim como outras áreas estruturais importantes para o desenvolvimento do país (trabalho, previdência social, sindicatos). Constatou-se a intensificação da precarização do trabalho dos professores de Geografia em Mato Grosso a partir do controle do trabalho docente, da responsabilização dos professores pelo fracasso escolar, da gratificação por resultado, dentre outros aspectos. Diante disso, é preciso analisar o avanço das políticas públicas educacionais considerando seu impacto sobre o trabalho docente, de modo a buscar mecanismos que se oponham a esse avanço
Abstract: This is a research linked to the research line State, Policies and Educational Institutions of the Stricto Sensu Graduate Program of Doctorate in Education of the Pontifical Catholic University of the State of Goiás (PUC-GO). In this thesis, we tried to analyze from the problem question, how does the Reform of the New Secondary School under the neoliberal order impact the work relations of Geography teachers of the State Teaching Network of the state of Mato Grosso? Therefore, the objective was to understand the process of precariousness of work relations, the intensification and devaluation of teachers, especially those of Geography, in the state of Mato Grosso, from the 1990s to the present day. For that, historical materialism and its categories of analysis were used in order to obtain a broader understanding of this reality. An exploratory methodology was used, with a qualitative and quantitative approach. Thus, the reading of books and scientific articles was carried out, passing through the analysis of technical reports and laws, with the elaboration of maps, tables and graphs related to the object of study. In the constitution of the theoretical framework, authors of national and international reference were used. Among them are Apple (1979 and 1988), Anderson (1995), Antunes (2018), Bianchetti (1999), Dourado (2018 and 2019), Freitas, (2018), Frigotto (1999, 2009, 2016), Girotto ( 2017, 2019, 2021), Libâneo (2010, 2012, 2016), Louro (2004, 2013), Saviani (2007a, 2007b, 2008, 2011, 2018), Warde (1983). Three chapters were elaborated. The first addresses the construction and consolidation of relations between education and capital in Brazil. The second shows elements related to the precariousness of work in education, within the scope of neoliberal policies. Finally, the third chapter emphasizes the impacts promoted by the Reform of the New Secondary School and the intensification of the precariousness of the work of Geography teachers in Basic Education in Mato Grosso. The survey data revealed that the intensification of the precariousness of teaching work has been occurring since the implementation of neoliberalism, in the 1990s, causing teachers' work to undergo a process of dilapidation and devaluation. After the coup d'état, in 2016, teaching work became even more precarious, as education was at the center of capital's hegemonic disputes, as well as other important structural areas for the country's development (work, social security , unions). It was verified the intensification of the precariousness of the work of the Geography teachers in Mato Grosso from the control of the teaching work, the responsibility of the teachers for the school failure, the gratification for result, among other aspects. In view of this, it is necessary to analyze the progress of educational public policies considering their impact on teaching work, in order to seek mechanisms that oppose this advance
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Neoliberalismo
Precarização do trabalho
Professores de geografia
Mato Grosso
Educational public policies
Neoliberalism
Precariousness of work
Geography teachers
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SOUZA, Dayane Lino de. Internacionalização do capital e políticas educacionais: precarização do trabalho dos professores de geografia na educação básica. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4959
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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