Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4967
Tipo do documento: Dissertação
Título: A história urbana de Guapó: localização dos edifícios escolares e a relação cidade-educação
Título(s) alternativo(s): The urban history of Guapó: location of school buildings and the city-education relationship
Autor: Lopes, Carla Rúbia Gomes 
Primeiro orientador: Boaventura, Deusa Maria Rodrigues
Primeiro membro da banca: Rubin, Julio Cezar Rubin de
Segundo membro da banca: Oliveira, Adriana Mara Vaz de
Resumo: A presente pesquisa investiga os enfoques socioculturais para discutir a historicidade das relações sociais a partir das instituições escolares que dialogam com os espaços urbanos. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar a formação do espaço da cidade de Guapó-GO sob a perspectiva das dinâmicas e formas da educação que foram adotadas ao longo do tempo se constitui em uma importante ferramenta para a compreensão da sua história urbana e regional. Portanto, buscamos compreender a história urbana da cidade de Guapó a partir das escolas que se sucederam ao longo do tempo, analisando as relações que elas estabeleceram com o lugar e de quais processos educacionais foram adotados na relação com a educação popular. Compreendendo os aspectos históricos das localizações das escolas na cidade, analisando como os interesses políticos orientaram as localizações e construções das escolas, assim, o trabalho evidencia as oportunidades que o processo de educação apresentou ao longo do tempo, e deixa em aberto a reflexão sobre as possibilidades que a cidade apresenta para uma educação além dos muros da escola, a partir da compreensão sobre os múltiplos espaços de ensino e da ampliação das interações sociais a partir da educação da cultura e arte (educação popular). Metodologicamente, os procedimentos adotados para a construção do trabalho consistem na revisão sistemática da literatura e estudos bibliográficos com investigação focada em uma abordagem quantitativa, buscando compreender a formação histórica do espaço de Guapó a partir de suas relações com os ambientes educacionais
Abstract: This research investigates sociocultural approaches, to discuss the historicity of social relations from school institutions that dialogue with urban spaces. From this perspective, the objective of the research is to investigate the formation of space in the city of Guapó-GO from the perspective of the dynamics and forms of education that were adopted over time, which constitutes an important tool for understanding its urban and regional history. Therefore, we seek to understand the urban history of the city of Guapó based on the schools that followed each other over time, analyzing the relationships they established with the place and which educational processes were adopted in relation to popular education. Understanding the historical aspects of school locations in the city, analyzing how political interests guided school locations and constructions, the work highlights the opportunities that the education process presented over time, and leaves open reflection on the possibilities that the city presents for education beyond the school walls, based on the understanding of multiple teaching spaces and the expansion of social interactions based on the education of culture and art (popular education). Methodologically, the procedures adopted for the construction of the work consist of a systematic review of the literature, and bibliographic studies with focused investigation, in a quantitative approach, seeking to understand the historical formation of the Guapó space based on its relationships with educational environments
Palavras-chave: Cidade e educação
Guapó
Localizações
Educação popular
Escolas públicas
City and education
Guapó
Locations
Popular education
Public schools
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: LOPES, Carla Rúbia Gomes. A história urbana de Guapó: localização dos edifícios escolares e a relação cidade-educação. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4967
Data de defesa: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Rúbia Gomes Lopes.pdfTexto Completo4,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.