Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Carla Rúbia Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242197123933386eng
dc.contributor.advisor1Boaventura, Deusa Maria Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694eng
dc.contributor.referee1Rubin, Julio Cezar Rubin de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595290910117337eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Adriana Mara Vaz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774803204502154eng
dc.date.accessioned2023-11-07T18:30:20Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationLOPES, Carla Rúbia Gomes. A história urbana de Guapó: localização dos edifícios escolares e a relação cidade-educação. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4967-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga os enfoques socioculturais para discutir a historicidade das relações sociais a partir das instituições escolares que dialogam com os espaços urbanos. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar a formação do espaço da cidade de Guapó-GO sob a perspectiva das dinâmicas e formas da educação que foram adotadas ao longo do tempo se constitui em uma importante ferramenta para a compreensão da sua história urbana e regional. Portanto, buscamos compreender a história urbana da cidade de Guapó a partir das escolas que se sucederam ao longo do tempo, analisando as relações que elas estabeleceram com o lugar e de quais processos educacionais foram adotados na relação com a educação popular. Compreendendo os aspectos históricos das localizações das escolas na cidade, analisando como os interesses políticos orientaram as localizações e construções das escolas, assim, o trabalho evidencia as oportunidades que o processo de educação apresentou ao longo do tempo, e deixa em aberto a reflexão sobre as possibilidades que a cidade apresenta para uma educação além dos muros da escola, a partir da compreensão sobre os múltiplos espaços de ensino e da ampliação das interações sociais a partir da educação da cultura e arte (educação popular). Metodologicamente, os procedimentos adotados para a construção do trabalho consistem na revisão sistemática da literatura e estudos bibliográficos com investigação focada em uma abordagem quantitativa, buscando compreender a formação histórica do espaço de Guapó a partir de suas relações com os ambientes educacionaiseng
dc.description.abstractThis research investigates sociocultural approaches, to discuss the historicity of social relations from school institutions that dialogue with urban spaces. From this perspective, the objective of the research is to investigate the formation of space in the city of Guapó-GO from the perspective of the dynamics and forms of education that were adopted over time, which constitutes an important tool for understanding its urban and regional history. Therefore, we seek to understand the urban history of the city of Guapó based on the schools that followed each other over time, analyzing the relationships they established with the place and which educational processes were adopted in relation to popular education. Understanding the historical aspects of school locations in the city, analyzing how political interests guided school locations and constructions, the work highlights the opportunities that the education process presented over time, and leaves open reflection on the possibilities that the city presents for education beyond the school walls, based on the understanding of multiple teaching spaces and the expansion of social interactions based on the education of culture and art (popular education). Methodologically, the procedures adopted for the construction of the work consist of a systematic review of the literature, and bibliographic studies with focused investigation, in a quantitative approach, seeking to understand the historical formation of the Guapó space based on its relationships with educational environmentseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-11-07T18:30:20Z No. of bitstreams: 1 Carla Rúbia Gomes Lopes.pdf: 4659275 bytes, checksum: 7284dcebb6b1552b7ae66413cd4c2f45 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-07T18:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carla Rúbia Gomes Lopes.pdf: 4659275 bytes, checksum: 7284dcebb6b1552b7ae66413cd4c2f45 (MD5) Previous issue date: 2023-10-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16300/Carla%20R%c3%babia%20Gomes%20Lopes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCidade e educaçãopor
dc.subjectGuapópor
dc.subjectLocalizaçõespor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectCity and educationeng
dc.subjectGuapóeng
dc.subjectLocationseng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqHistóriaeng
dc.titleA história urbana de Guapó: localização dos edifícios escolares e a relação cidade-educaçãoeng
dc.title.alternativeThe urban history of Guapó: location of school buildings and the city-education relationshipeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Rúbia Gomes Lopes.pdfTexto Completo4,55 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.