Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4971
Tipo do documento: Tese
Título: Sentidos atribuídos à cultura corporal de movimento na comunidade haitiana: educação e preservação cultural nos diferentes espaços sociais
Título(s) alternativo(s): Meanings attributed to body movement culture in the Haitian community: education and cultural preservation in different social spaces
Autor: Sales, Brunna Thais Reis 
Primeiro orientador: Cavalcante, Cláudia Valente
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Segundo membro da banca: Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Iuri
Quarto membro da banca: Bungenstab, Gabriel Carvalho
Resumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa Sociedade, Educação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC-GO. Os temas investigados foram os fluxos migratórios contemporâneos, nacionais e internacionais, em especial os imigrantes do Haiti, associados com a área da cultura corporal de movimento, compreendida como a parcela da cultura em geral, produzida nos planos materiais e simbólicos, manifestada na forma das ginásticas, danças, jogos, lutas, esportes e brincadeiras. Considerando que há diferenças culturais entre Haiti e Brasil, a reflexão que norteou a pesquisa foi: qual o sentido atribuído à cultura corporal de movimento pela perspectiva de imigrantes do Haiti como meio para preservar a cultura nos diferentes espaços sociais? Com base na questão, o objetivo geral foi compreender o sentido atribuído à cultura corporal de movimento pela perspectiva de imigrantes do Haiti, como meio de preservação cultural e educacional nos diferentes espaços sociais. O percurso metodológico trilhado foi pela pesquisa qualitativa, sob o foco da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu (1989), a partir de duas formas: da revisão de literatura e da pesquisa de campo, com a utilização de questionários e entrevistas. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise de discurso de Bourdieu. Os resultados indicam que os sentidos que os imigrantes do Haiti atribuem à cultura corporal de movimento são: para a transmissão da cultura haitiana por meio de processos educativos informais para a conservação e reprodução da identidade cultural e para a promoção da saúde. Dois pontos foram considerados: a relevância de incluir conceitos do campo da cultura para ampliar a noção do estar saudável e a cultura corporal de movimento podem ser fatores sociais que contribuem para preservar processos educacionais, oferecer acolhimento para o sentir pertencentes ao local de residência e manter viva a identidade de um povo
Abstract: This thesis is part of the research line Society, Education, and Culture of the Postgraduate Program in Education at PUC-GO. The investigated topics were contemporary migratory flows, both national and international, with a particular focus on immigrants from Haiti, associated with the field of bodily movement culture, understood as the portion of culture, both material and symbolic, manifested in the form of gymnastics, dances, games, sports, and play. Considering the cultural differences between Haiti and Brazil, the guiding reflection of the research was: what is the meaning attributed to bodily movement culture from the perspective of Haitian immigrants as a means to preserve culture in different social spaces? Based on this question, the general objective was to comprehend the meaning attributed to bodily movement culture from the perspective of Haitian immigrants as a means of cultural and educational preservation in different social spaces. The methodological approach taken was qualitative research, focused on Pierre Bourdieu's Reflexive Sociology (1989), involving two main forms of data collection: literature review and field research, using questionnaires and interviews. The collected data were transcribed and analyzed through Bourdieu's discourse analysis. The results indicate that Haitian immigrants attribute the following meanings to bodily movement culture: it serves as a medium for transmitting Haitian culture through informal educational processes, for conserving and reproducing cultural identity, and for promoting health. Two important points emerged from the study: the relevance of incorporating concepts from the field of culture to broaden the notion of being healthy, and bodily movement culture can act as a social factor that contributes to preserving educational processes, providing a sense of belonging to the place of residence and keeping a people's identity alive
Palavras-chave: Migração
Educação
Cultura corporal de movimento
Imigrantes do Haiti
Migration
Education
Bodily movement culture;
Haitian immigrants
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SALES, Brunna Thais Reis. Sentidos atribuídos à cultura corporal de movimento na comunidade haitiana: educação e preservação cultural nos diferentes espaços sociais. 2023. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4971
Data de defesa: 22-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brunna Thais Reis Sales.pdfTexto Completo2,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.