Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4972
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021 |
Título(s) alternativo(s): | The management of the public education network in the State of Goiás, in the face of neoliberal policies between 2011 and 2021 |
Autor: | Kawamoto, Roberta dos Santos Piedras |
Primeiro orientador: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Segundo membro da banca: | Almeida, Renato Barros de |
Terceiro membro da banca: | Lima Netto, Aristóteles Mesquita de |
Quarto membro da banca: | Borges, Guilherme Martins Teixeira |
Resumo: | Nesta tese, a gestão da rede pública de ensino no estado de Goiás tem referência nas políticas neoliberais, estudando o período de 2011 a 2021. O objetivo geral visa analisar as mudanças político-educacionais na rede estadual de ensino de Goiás. Os específicos são compreender o cenário funcional de gestores, docentes e estudantes; observar os protagonismos docentes instáveis por seguirem regulamentações prontas, mesmo sem real efetividade na aprendizagem, correlacionar os impactos oriundos de organismos multilaterais do neoliberalismo implantados junto a redes educacionais por governos e discutir a política neoliberal e a democratização educacional no Brasil. As seguintes questões norteiam o estudo: como se insere a lógica neoliberal na educação pública e particular, representando a subordinação do ensino e as relações de protagonismos instáveis? De que modo as políticas neoliberais, no período de 2011 a 2021, implantaram-se na gestão pública de ensino em Goiás? Como aporte teórico para as reflexões, foram estudados textos de Dourado (2002), Freitas (2012), Frigotto (2010) e outros. Os resultados abrangem as mudanças na educação de natureza econômica, política e social, sendo o neoliberalismo o modelo de políticas públicas educacionais implantadas no Brasil. Os trabalhos dos profissionais da educação seguem a pressão das redes de ensino, havendo imposição de currículo que destitui a autonomia da gestão democrática e do ensino-aprendizagem |
Abstract: | In this thesis, the management of the public education network in the state of Goiás has reference to neoliberal policies, studying the period from 2011 to 2021. The general objective aims to analyze the political-educational changes in the state education network of Goiás. The specific ones are to understand the functional scenario of managers, teachers and students; observe unstable teaching roles due to following ready-made regulations, even without real effectiveness in learning, correlate the impacts arising from multilateral organizations of neoliberalism implemented alongside educational networks by governments and discuss neoliberal policy and educational democratization in Brazil. The following questions guide the study: how does neoliberal logic fit into public and private education, representing the subordination of teaching and unstable leadership relationships? How were neoliberal policies, from 2011 to 2021, implemented in public education management in Goiás? As a theoretical contribution to the reflections, texts by Dourado (2002), Freitas (2012) were studied, Frigotto (2010) and others. The results cover changes in education of an economic, political and social nature, with neoliberalism being the model of public educational policies implemented in Brazil. The work of education professionals follows pressure from education networks, with the imposition of a curriculum that deprives the autonomy of democratic management and teachinglearning |
Palavras-chave: | Gestão escolar Neoliberalismo Políticas públicas educacionais Educational public policies Neoliberalism School management |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | KAWAMOTO, Roberta dos Santos Piedras. A gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021. 2023. 115 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4972 |
Data de defesa: | 18-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roberta dos Santos Piedras Kawamoto.pdf | Texto Completo | 1,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.