Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4972
Tipo do documento: Tese
Título: A gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021
Título(s) alternativo(s): The management of the public education network in the State of Goiás, in the face of neoliberal policies between 2011 and 2021
Autor: Kawamoto, Roberta dos Santos Piedras 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Almeida, Renato Barros de
Terceiro membro da banca: Lima Netto, Aristóteles Mesquita de
Quarto membro da banca: Borges, Guilherme Martins Teixeira
Resumo: Nesta tese, a gestão da rede pública de ensino no estado de Goiás tem referência nas políticas neoliberais, estudando o período de 2011 a 2021. O objetivo geral visa analisar as mudanças político-educacionais na rede estadual de ensino de Goiás. Os específicos são compreender o cenário funcional de gestores, docentes e estudantes; observar os protagonismos docentes instáveis por seguirem regulamentações prontas, mesmo sem real efetividade na aprendizagem, correlacionar os impactos oriundos de organismos multilaterais do neoliberalismo implantados junto a redes educacionais por governos e discutir a política neoliberal e a democratização educacional no Brasil. As seguintes questões norteiam o estudo: como se insere a lógica neoliberal na educação pública e particular, representando a subordinação do ensino e as relações de protagonismos instáveis? De que modo as políticas neoliberais, no período de 2011 a 2021, implantaram-se na gestão pública de ensino em Goiás? Como aporte teórico para as reflexões, foram estudados textos de Dourado (2002), Freitas (2012), Frigotto (2010) e outros. Os resultados abrangem as mudanças na educação de natureza econômica, política e social, sendo o neoliberalismo o modelo de políticas públicas educacionais implantadas no Brasil. Os trabalhos dos profissionais da educação seguem a pressão das redes de ensino, havendo imposição de currículo que destitui a autonomia da gestão democrática e do ensino-aprendizagem
Abstract: In this thesis, the management of the public education network in the state of Goiás has reference to neoliberal policies, studying the period from 2011 to 2021. The general objective aims to analyze the political-educational changes in the state education network of Goiás. The specific ones are to understand the functional scenario of managers, teachers and students; observe unstable teaching roles due to following ready-made regulations, even without real effectiveness in learning, correlate the impacts arising from multilateral organizations of neoliberalism implemented alongside educational networks by governments and discuss neoliberal policy and educational democratization in Brazil. The following questions guide the study: how does neoliberal logic fit into public and private education, representing the subordination of teaching and unstable leadership relationships? How were neoliberal policies, from 2011 to 2021, implemented in public education management in Goiás? As a theoretical contribution to the reflections, texts by Dourado (2002), Freitas (2012) were studied, Frigotto (2010) and others. The results cover changes in education of an economic, political and social nature, with neoliberalism being the model of public educational policies implemented in Brazil. The work of education professionals follows pressure from education networks, with the imposition of a curriculum that deprives the autonomy of democratic management and teachinglearning
Palavras-chave: Gestão escolar
Neoliberalismo
Políticas públicas educacionais
Educational public policies
Neoliberalism
School management
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: KAWAMOTO, Roberta dos Santos Piedras. A gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021. 2023. 115 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4972
Data de defesa: 18-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta dos Santos Piedras Kawamoto.pdfTexto Completo1,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.