Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4975
Tipo do documento: Dissertação
Título: Indisciplina escolar discente nos anos iniciais do ensino fundamental: compreensões e tendências teórico-conceituais
Título(s) alternativo(s): Student school indiscipline in the early years of elementary school: theoretical-conceptual understandings and trends
Autor: Rueffer, Cristiane Roberta dos Reis 
Primeiro orientador: Cavalcante, Cláudia Valente
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
Segundo membro da banca: Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
Resumo: Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás e tem como título "Indisciplina escolar discente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: compreensões e tendências teórico-conceituais". Apresenta como objetivo geral identificar as tendências teórico-conceituais das produções acadêmicas sobre a indisciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com os objetivos específicos: a) historicizar o conceito de corpo, corpos dóceis e disciplinados e a indisciplina escolar no campo educacional; b) identificar as concepções dos sujeitos envolvidos no processo educativo acerca da indisciplina nas produções que fazem pesquisas de campo; c) mapear as lacunas das produções analisadas para futuros estudos. A questão norteadora é: quais são as concepções dos autores, sejam estudiosos ou não, sobre a indisciplina escolar de crianças nos Anos Iniciais? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa na modalidade do tipo "Estado do Conhecimento" (MOROSINI, 2014), aportada na sociologia de Pierre Bourdieu, realizada mediante mapeamento e análise das produções acadêmicas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 2012 a 2022. Como referencial teórico apresenta o conceito de corpo e sua historicização; o campo da educação: doxas, nomos e constituição do habitus segundo Pierre Bourdieu; o conceito de corpos dóceis e disciplinados segundo Michel Foucault (1999); assim como os conceitos de disciplina e indisciplina segundo os autores Aquino (1996), Estrela (1994), Freire (1987), Foucault (1999), Garcia (1999), Parrrat-Dayan (2008), Rego (2016), Vasconcellos (1995), entre outros. Dentre os resultados encontrados, identificou-se que as tendências teórico-conceituais da indisciplina são multicausais. Além disso, as concepções dos sujeitos (criança), enxergam a indisciplina sob uma ótica diferente do adulto. Por último, destacaram-se lacunas deixadas nas produções, como a ausência do conceito de criança e de infância, bem como referencial teórico metodológico de pesquisa com crianças (Sociologia da Infância) nas pesquisas que tiveram crianças como sujeitos
Abstract: This study is part of the Research Line on Education, Society, and Culture of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás and is titled "Student School Indiscipline in the Early Years of Elementary Education: Theoretical-conceptual Understandings and Trends." Its general objective is to identify in the Early Years of Elementary Education, with the following specific objectives: a) historicize the concept of the body, docile and discipline bodies, and school indiscipline in the educational field; b) identify the conceptions of the subjects involved in the educational process regarding indiscipline in field research productions; c) map the gaps in the analyzed productions for future studies. The guiding question is: what are the authors conceptions, whether scholars or not, regarding school indiscipline in early childhood years? This is a qualitative bibliographic research in the form of a "State of Knowledg" study (MOROSINI, 2014), grounded in Pierre Bourdieu¿s(1993)sociology, conducted through the mapping and analysis of academic productions from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with a temporal scope from 2012 to 2022. As theoretical framework, it presents the concept of body and its historicization; the field of education: doxa, nomos, and the constitution of habitus according to Pierre Bourdieu; the concept of docile and disciplined bodies according to Michel Foucault (1999), as well as the concepts of discipline and indiscipline according to authors Aquino (1996), Estrela (1994), Freire (1987), Foucault (1999), Garcia (1999), Parrat-Dayan (2008), Rego (2016), Vasconcellos (1995), among others. Among the findings, it was identified that indiscipline trends are multi-causal, as well as the representations of the subjects (children) who perceive indiscipline from a different perspective than adults. Last, gaps were identified in the productions, such as the absence of the concept of children and childhood, as well as the lack of a methodological research framework with children (Sociology of Childhood) in studies that involved children as subjects
Palavras-chave: Indisciplina escolar
Ensino fundamental
Anos Iniciais
Estado do conhecimento
Student indiscipline
Elementary Education
Early years
State of knowledge
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: RUEFFER, Cristiane Roberta dos Reis. Indisciplina escolar discente nos anos iniciais do ensino fundamental: compreensões e tendências teórico-conceituais. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4975
Data de defesa: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Roberta dos Reis Rueffer.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.