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Programas de Pós-Graduação STRICTU SENSO da PUC-GOIÁS
Novos documentos depositados
O impacto das grandes monoculturas no cerrado do Estado de Goiás: uma avaliação ambiental e jurídica da cana-de-açúcar
Os combustíveis fósseis contribuem com a maior parcela do suprimento mundial de energia, mas os impactos ambientais e sua natureza finita (não renovável) são questões preocupantes. Com o crescimento populacional e a corrida pela produção do etanol, regiões como o Bioma Cerrado, vem sofrendo as consequências, com mudanças diretas e indiretas no uso da terra associadas a essa monocultura. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos ambientais do cultivo da cana-de-açúcar no Estado de Goiás, e...
Estado do conhecimento da disciplina artes na educação técnica integrada ao ensino médio
Esta dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto da pesquisa a disciplina Artes na formação técnica integrada ao ensino médio, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's). Assumindo uma compreensão de arte fundamentada na Teoria históricocultural, busca-se responder às seguintes indagações: O que tem sid...
Propaganda, propagação e difusão da EJA na mídia jornalística em Goiás
Esta dissertação foi construída na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O objetivo deste estudo é compreender a propaganda, propagação e a difusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mídia local online, destacando como vem sendo desenvolvidas as políticas públicas educacionais e suas formas de efetivação para esse público. Em uma perspectiva ampla, esta pe...
A teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneas
A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, está ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: "A Teoria Crítica Frankfurtiana e a Formação Docente para o Ensino Superior no Brasil: perspectivas contemporâneas". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em particular, Theodor W. Adorno (1903- 1969), Max H...
A infância brasileira e os direitos de provisão, participação e proteção: projetos em disputa no tensionamento do estatuto da criança e do adolescente
Este estudo se insere - se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa CNPq-PUC Goiás (GEPCEI) - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. A tese aborda as tensões, os desafios e projetos em relação aos direitos de proteção, provisão e participação das crianças no Brasil, especialmente diante da influência da extrema direita bolsonarista e do projeto de revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pesquisa é relevante para...
Uma hermenêutica feminista negra: a partir de Marcos 7, 24-30
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar que o Evangelho de Marcos é um texto político-teológico que, por meio de suas mensagens, promove a inclusão de pessoas que estão à margem da sociedade. Pretende promover, diante da inclusão dos marginalizados, novas identidades e perspectivas de vida. Essas mensagens estão presentes nas ações e interações de Jesus com seus discípulos e com todos os que necessitam de ajuda, incluindo pessoas de outras etnias e mulheres negras. O texto destaca as atu...
Bioeconomia da cana-de-açúcar em Goiás: possibilidades para produção sustentável mais intensiva em valor e conhecimento
Esse trabalho analisa o potencial do sistema produtivo e inovativo da cana-de- açúcar (SPIS), no Brasil e em Goiás, de avançar em termos de sustentabilidade e maior agregação de conhecimento e valor à produção, bem como de contribuir para o desenvolvimento das regiões produtoras. Utiliza metodologia qualitativa, baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que o SPIS no Brasil e em Goiás revela elevado potencial tanto para se tornar mais sustentável e intensivo em conhecimento ...
Parcelamento do solo em Caturaí: município de pequeno porte da região metropolitana de Goiânia, Goiás
O processo de parcelamento do solo urbano traz no seu bojo diversas questões relacionadas aos loteamentos, no caso específico desta pesquisa os irregulares e clandestinos, em grandes e pequenas cidades. Nesse contexto, esta dissertação pesquisou sobre como ocorreu o parcelamento do solo em Caturaí/GO, município de pequeno porte, sob o aspecto da política pública e a sua influência nas práticas e consequências do parcelamento do solo urbano, principalmente sobre a regularidade ou irregularidad...
Entraves históricos na regularização fundiária no Município de Goiânia
Esta dissertação, Entraves históricos na Regularização Fundiária no Município de Goiânia, insere-se na linha de pesquisa de planejamento urbano/ambiental do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O estudo buscou dados de três regiões irregulares na cidade, o Setor Leste Universitário, Vila Lobó e Vila Romana, e traz de forma breve outros bairros fornecidos pela Agência Goiana de Habitação, sendo: Parque Santa Cruz, Chácara do Gove...
Avaliação da sustentabilidade do setor sucroenergético no Estado de Goiás
A área canavieira goiana concentra-se na região sul do estado, sobretudo nas microrregiões do Sudoeste, as quais incluem Quirinópolis, Meia Ponte e Vale do Rio dos Bois. Assim, a expansão da área de monocultura canavieira do Cerrado em Goiás engloba um paradigma de mobilidade moldado pela circulação de mercadorias, capitais e trabalhadores. À vista disso, a direção da expansão é a mesma da fronteira agrícola do Cerrado na década de 1970, e os impactos ambientais diretos e indiretos dessa expa...
Empreendedorismo e inovação no setor público: diagnóstico de ações com ênfase às mulheres
Este estudo analisa o empreendedorismo no setor público com uma abordagem inovadora das políticas públicas, visando promover a prosperidade econômica, especialmente em ambientes desafiadores. Um dos principais objetivos é avaliar as ações de empreendedorismo e inovação no setor público, com foco na inclusão das mulheres em Goiânia, Goiás. Para atingir esse propósito, empregou-se uma metodologia abrangente, incluindo revisão de literatura, estudo de caso e mapeamento de iniciativas governament...
Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental e seus desdobramentos para o ensino de geometria
Este estudo faz parte da linha de Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nele, sugerimos uma organização de ensino de Geometria para o cálculo de área de figuras planas, fundamentados na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para formação do pensamento teórico. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a f...
Fatores preditores de óbito e independência funcional em pacientes com acidente vascular cerebral
O prognóstico após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser influenciado por diversos fatores prognósticos. Desse modo, identificá-los precocemente é essencial para o desfecho do AVC. Acreditando nessa premissa, essa dissertação foi composta por dois manuscritos. O primeiro intitulado "Fatores sociodemográficos e clínicos preditores de óbito em pacientes com AVC", trata-se de um estudo prospectivo e longitudinal. Na admissão hospitalar, dados sociodemográficos e clínicos, incluindo pontuaç...
Habilidades sociais e comportamento de escolha
Diante da preocupação de se entender a relação de controle de comportamentos inadequados, é levantado a possibilidade de uma análise das relações sociais a partir das noções de escolha e autocontrole, com o objetivo de realizar experimentos para coletar dados empíricos e investigar diferentes relações entre autocontrole em situações sociais e com quantias de dinheiro e o nível de habilidades sociais. O Experimento 1 comparou os escores obtidos com aplicação do Inventário de Habilidades Sociai...
A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
Esta dissertação vinculou-se à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Nesta, o tema foi a atuação da Coordenação Pedagógica (CP) na formação continuada de professores, por meio de acompanhamento de um experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela indagação: é possível, à Coordenação Pedagógica, a...
A organização do ensino do conceito evolução nas series iniciais da educação básica na concepção da teoria do ensino desenvolvimental
Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, situa-se no campo teórico da Didática. Partiu-se do pressuposto de que apesar do interesse pela Teoria do Ensino Desenvolvimental, tanto no Brasil como no exterior, o potencial desse referencial, ainda não foi completamente apropriado pelos pesquisadores que investigam o ensino de ciências, particularmente nos anos iniciais do ensino funda...
Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC Goiás
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás com o título "Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC GOIÁS". Apresenta como objetivo geral compreender a mobilidade estudantil internacional como processo de qualificação e formação do (a) jovem universitário (a) nos âmbitos da constituição humana, cultural, social; e tem como objetivos específicos: a) entender como se dão as dist...
Movimento intersemiótico em Profugus, de Miguel Jorge
Esta pesquisa tem por objetivo a análise do movimento intersemiótico contido no livro de poemas Profugus, do escritor Miguel Jorge, publicado em 1990 e que lhe rendeu o prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, de Goiânia, Goiás. Desde o título instigante, "Profugus", emana do livro um processo de construção inovador, que vai desde a sua organização até sua apresentação final, extremamente provocativo pelo forte movimento que aflora dos seus esquemas e manuseio da linguagem. A temát...
A fé dos novos ateus: as características fundamentalistas do discurso neoateísta
A existência de uma militância ateísta não é nenhuma novidade na história da humanidade. Ateus que desejam ardentemente ver seu ponto de vista tornar-se majoritário na sociedade provavelmente existem desde as primeiras civilizações. No entanto, o trauma provocado pelo 11 de setembro de 2001 no mundo fez surgir um tipo de ateísmo radical, que fala abertamente em eliminar as religiões. Esse tipo de ateísmo passou a ser chamado de "neoateísmo" ou "novo ateísmo". A alegação desse movimento é a de...
A relação trabalho e educação e a (des)valorização do docente da rede pública municipal de Goiânia
O presente estudo aduz algumas reflexões sobre a indissociável relação entre trabalho e educação ao que tange a (des)valorização dos professores do município de Goiânia. A pesquisa integra a Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do PPGE/PUC Goiás e dialoga com a pesquisa desenvolvida pela orientadora desta Dissertação que trata da Valorização Docente nos municípios do Estado de Goiás. À luz do materialismo histórico- dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica...
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