Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5027
Tipo do documento: Dissertação
Título: O entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha Mourão
Autor: Silva, Fabricio Pinheiro da 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Lima, Maria de Fátima Gonçalves
Segundo membro da banca: Bottos Júnior, Norival
Resumo: A autora da obra Azul dentro do banheiro é sul mato-grossense. Seu nome é Marlene Terezinha Mourão, mas é conhecida também como Marzinha. A nossa proposta neste trabalho é tratar das fotografias e poemas presentes nessa obra citada. Pauta-se em uma perspectiva benjaminiana e barthesiana para se averiguar o relacionamento entre esses dois sistemas semióticos. Busca-se a transcriação deste objeto artístico no sentido mais objetivo possível, para que sua essência seja manifestada. Propõe-se, dessa maneira, ler sutilmente a obra como ela é. O idioma permanente na obra de Marlene Mourão é semelhante à comunicação entre a borboleta e as flores benjaminianas, onde as palavras da infância fazem frente aos adultos. Discute-se assim o idioma que se serviu das efígies e palavras para transformar a filosofia em poesia. As fotografias na obra não estão dispersas ou imóveis: Em movimento e seguindo uma roteirização fazem parte da narração que transcende os retratos. O silêncio que perpassa a obra consegue penetrar os gestos das crianças que brincam jubilosas, autênticas e despreocupadas dos julgamentos. Queremos, portanto, a partir dessa conjunção de sistemas, apresentar a inquietação das vozes, que parecem ser instâncias diferentes de um só ser e, que clamam a aproximação da vida humana na sua identidade
Abstract: The author of the work Azul dentro do banheiro is from the South of Mato Grosso. Her name is Marlene Terezinha Mourão, but she is also known as Marzinha. Our proposal is to deal with the photographs and poems present in this work. The relationship between these two semiotic systems is based on a benjaminian and barthesian perspective. The transcreation of this artistic object is sought in the most objective sense possible, so that its essence is manifested. In this way, is proposed, subtly reading the work as it is. The permanet language in Marlene Mourão's work is similar to the communication between the butterfly and the benjaminian flowers, where the words of childhood confront adults. Thus, the language that used effigies and words to transform philosophy into poetry is discussed. The photographs in the work are not dispersed or immobile: in movement and following a script they are part of the narration that transcends the portraits. The silence that permeates the work manages to penetrate the gestures of the children who play joyfully, authentic and unconcerned with the judgments. We want, therefore, from this conjunction of systems, to present the disquiet of the voices, which seem to be different instances of a single being and that claim the approximation of human life in its identity
Palavras-chave: Transcriação
Iconização
Narratividade poética
Montagem
Transcreation
Iconization
Poetic narrativity
Montage
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Silva, Fabricio Pinheiro da. O entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha Mourão. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5027
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabrício Pinheiro da Silva.pdfTexto completo1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.