Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fabricio Pinheiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3506247966271949eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Divino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181eng
dc.contributor.referee1Lima, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911eng
dc.contributor.referee2Bottos Júnior, Norival-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939716542755764eng
dc.date.accessioned2024-01-25T18:58:05Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationSilva, Fabricio Pinheiro da. O entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha Mourão. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5027-
dc.description.resumoA autora da obra Azul dentro do banheiro é sul mato-grossense. Seu nome é Marlene Terezinha Mourão, mas é conhecida também como Marzinha. A nossa proposta neste trabalho é tratar das fotografias e poemas presentes nessa obra citada. Pauta-se em uma perspectiva benjaminiana e barthesiana para se averiguar o relacionamento entre esses dois sistemas semióticos. Busca-se a transcriação deste objeto artístico no sentido mais objetivo possível, para que sua essência seja manifestada. Propõe-se, dessa maneira, ler sutilmente a obra como ela é. O idioma permanente na obra de Marlene Mourão é semelhante à comunicação entre a borboleta e as flores benjaminianas, onde as palavras da infância fazem frente aos adultos. Discute-se assim o idioma que se serviu das efígies e palavras para transformar a filosofia em poesia. As fotografias na obra não estão dispersas ou imóveis: Em movimento e seguindo uma roteirização fazem parte da narração que transcende os retratos. O silêncio que perpassa a obra consegue penetrar os gestos das crianças que brincam jubilosas, autênticas e despreocupadas dos julgamentos. Queremos, portanto, a partir dessa conjunção de sistemas, apresentar a inquietação das vozes, que parecem ser instâncias diferentes de um só ser e, que clamam a aproximação da vida humana na sua identidadeeng
dc.description.abstractThe author of the work Azul dentro do banheiro is from the South of Mato Grosso. Her name is Marlene Terezinha Mourão, but she is also known as Marzinha. Our proposal is to deal with the photographs and poems present in this work. The relationship between these two semiotic systems is based on a benjaminian and barthesian perspective. The transcreation of this artistic object is sought in the most objective sense possible, so that its essence is manifested. In this way, is proposed, subtly reading the work as it is. The permanet language in Marlene Mourão's work is similar to the communication between the butterfly and the benjaminian flowers, where the words of childhood confront adults. Thus, the language that used effigies and words to transform philosophy into poetry is discussed. The photographs in the work are not dispersed or immobile: in movement and following a script they are part of the narration that transcends the portraits. The silence that permeates the work manages to penetrate the gestures of the children who play joyfully, authentic and unconcerned with the judgments. We want, therefore, from this conjunction of systems, to present the disquiet of the voices, which seem to be different instances of a single being and that claim the approximation of human life in its identityeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2024-01-25T18:58:05Z No. of bitstreams: 1 Fabrício Pinheiro da Silva.pdf: 1069904 bytes, checksum: ddf4207286d3ba859222e7d813c67e59 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-25T18:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabrício Pinheiro da Silva.pdf: 1069904 bytes, checksum: ddf4207286d3ba859222e7d813c67e59 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16535/Fabr%c3%adcio%20Pinheiro%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectTranscriaçãopor
dc.subjectIconizaçãopor
dc.subjectNarratividade poéticapor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectTranscreationeng
dc.subjectIconizationeng
dc.subjectPoetic narrativityeng
dc.subjectMontageeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqLetraseng
dc.titleO entrecruzamento de imagens na obra Azul dentro do banheiro da poeta Marlene Terezinha Mourãoeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabrício Pinheiro da Silva.pdfTexto completo1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.