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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5054
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneas |
Título(s) alternativo(s): | Frankfurtian critical theory and teacher training for higher education in Brazil: contemporary perspectives |
Autor: | Silva, Naicron Alvarenga da |
Primeiro orientador: | Scarel, Estelamaris Brant |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de |
Segundo membro da banca: | Santos, Jussimária Almeida dos |
Resumo: | A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, está ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: "A Teoria Crítica Frankfurtiana e a Formação Docente para o Ensino Superior no Brasil: perspectivas contemporâneas". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em particular, Theodor W. Adorno (1903- 1969), Max Horkheimer (1895-1973), entre outros autores em inter-relação com o tema da pesquisa, que contribuem à elucidação da temática supramencionada. Refere-se a uma investigação que tem como objetivo geral analisar os desafios postos à formação de professores no Brasil para o Ensino Superior à luz da Teoria Crítica frankfurtiana. A partir disso, tem como ponto de referência a seguinte questão: quais são as contradições postas à formação docente para o Ensino Superior no Brasil frente aos impactos trazidos pelo Neoliberalismo e pela Indústria Cultural na contemporaneidade? Desta forma, esse estudo desenvolve-se em três capítulos, com base, também, em três objetivos. Inicialmente, põe em seleção uma reflexão sobre os fundamentos históricos em torno da formação docente no Brasil, considerando os processos contraditórios subjacentes a esse nível de ensino. Em seguida, procura conhecer os fundamentos teóricos da Teoria Crítica frankfurtiana, desenvolvida pelos integrantes da Escola de Frankfurt, bem como buscando conhecer as mudanças significativas vivenciadas por essa Escola ao longo de sua trajetória, a qual estabeleceu um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura tanto de Marx como de Kant, Weber, Hegel e Freud. Além disso, a investigação tenta captar os principais dilemas postos a esse nível de ensino forjados pela Indústria Cultural e pelo Neoliberalismo, este último que, mediante a imposição de suas políticas reacionárias e privatistas, causa um esvaziamento às conquistas já realizadas, principalmente, pela Educação, impossibilitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica e emancipatória. Por fim, a pesquisa procura elaborar uma correlação entre os fundamentos teóricos da Teoria Crítica frankfurtiana com a docência universitária na atualidade, intencionando trazer à tona, dialeticamente, possíveis contribuições para o entendimento da temática da formação humana em contraposição ao estado de barbarização sofrida por esse nível de ensino na contemporaneidade |
Abstract: | This bibliographical research, linked to the Education, Society, and Culture research line of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PPGE/Goiás), discusses the following theme: "The Frankfurt School of Critical Theory and Teacher Training for Higher Education in Brazil: contemporary perspectives." To this end, it has as theoretical references the authors of Critical Theory, in particular, Theodor W. Adorno (1903 - 1969), and Max Horkheimer (1895 - 1973), among the related authors related, who contributed to the elucidation of the topic. The main objective is to analyze the challenges posed to teacher training in Brazil in the light of The Frankfurt School of Critical Theory for Higher Education. Therefore, the starting point is the following question: what contradictions does teacher training for higher education in Brazil face in light of the impacts of Neoliberalism and the Culture industry in contemporary times? Thus, this research is structured into three sections, based on three objectives: firstly, to reflect on the historical foundations of teacher training in Brazil, considering the contradictory processes underlying higher education; secondly, to understand the theoretical foundations of The Frankfurt School of Critical Theory, as well as the significant changes experienced by the School throughout its history, which established a new parameter of social analysis, based on a re-reading of Marx, Kant, Weber, Hegel, and Freud; then, to capture the main dilemmas imposed on higher education by the Culture Industry and Neoliberalism, the latter, through reactionary and private policies, stripped away the achievements already achieved, especially in education, making it impossible to develop a more critical emancipatory vision. Finally, the research aims to draw a correlation between the theoretical foundations of The Frankfurt School of Critical Theory and current university teaching, to dialectically bring to light possible contributions to the understanding of the theme of human formation in opposition to the state of barbarism suffered by higher education in contemporary times |
Palavras-chave: | Teoria crítica frankfurtiana Formação docente Ensino superior Atualidade Frankfurt school of critical theory Teacher training University education Contemporary times |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SILVA, Naicron Alvarenga da. A teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneas. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5054 |
Data de defesa: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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