Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5056
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estado do conhecimento da disciplina artes na educação técnica integrada ao ensino médio
Título(s) alternativo(s): State of knowledge of the arts discipline in technical education integrated into secondary education
Autor: Souza, Jefferson José Oliveira Chagas de 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Santos Júnior, José Rosa dos
Resumo: Esta dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto da pesquisa a disciplina Artes na formação técnica integrada ao ensino médio, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's). Assumindo uma compreensão de arte fundamentada na Teoria históricocultural, busca-se responder às seguintes indagações: O que tem sido investigado sobre Artes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no período de 2016 a 2021? A teoria Histórico-Cultural se apresenta como um referencial expressivo nessas pesquisas? Qual a contribuição desta abordagem teórica para uma formação que possibilite estabelecer pontes entre ensino das Artes e o mundo do trabalho? Os objetivos foram: Identificar e analisar o que tem sido investigado sobre o ensino das Artes ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFE's no período de 2016 a 2021. Compreender o movimento do ensino de arte nos cursos técnicos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFE's; Analisar os referenciais teóricos que fundamentam as pesquisas sobre o ensino de arte nos cursos técnicos ressaltando suas mediações, contradições e contribuições, para uma formação que possibilite estabelecer interlocuções entre arte e trabalho; Apreender a expressividade da utilização da Teoria Histórico Cultural e sua contribuição para uma formação que possibilite estabelecer pontes entre a disciplina Artes e trabalho. A revisão da literatura realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES, contemplando o período de 2016 a 2021. O trabalho foi organizado em três capítulos. O primeiro capítulo contextualiza a trajetória da educação profissional e tecnológica no brasil e a configuração da arte nos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio os IFE's. O segundo capítulo apresenta a produção acadêmica referente ao ensino de Artes nos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, buscando identificar trabalhos que adotam a teoria históricocultural como base metodológica. O terceiro capítulo explora as contribuições L. S. Vygotsky para disciplina arte nos técnicos integrados ao ensino médio IFE's. Como principais resultados destacam-se: na formação técnica integrada ao ensino médio, a tarefa social da disciplina Arte é prover aos alunos o desenvolvimento da consciência crítica e de capacidades psíquicas que são fundamentais para a atuação profissional na sociedade atual. de modo a contribuir para a formação omnilateral dos alunos. A teoria Histórico-cultural é um referencial consistente para promover transformações no modo de pensar dos alunos, elevando-os dialeticamente do plano prático-empírico, no contato com a Arte, para o plano teórico-conceitual e científico e artístico ou sensível na objetivação do apropriado. Assim, a pesquisa apontou para a necessidade de maior investimento em estudos sobre o ensino de arte que apontem caminhos para estabelecer pontes entre ensino das Artes e o mundo do trabalho na perspectiva da a arte como técnica social para a humanização que possibilita, conforme esclarece L. S. Vigotski, a objetivação das funções psicológicas superiores como mediadora do desenvolvimento da criatividade
Abstract: This master's thesis, linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education, of the Pontifical Catholic University of Goiás, has as its object of research the discipline Arts in technical training integrated to high school, within the scope of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFE's). Assuming an understanding of art based on the historical-cultural theory, we seek to answer the following research questions: What has been investigated about Arts in the technical courses integrated to high school offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology in the period from 2016 to 2021? Does the Historical-Cultural theory present itself as an expressive reference in these researches? What is the contribution of this theoretical approach to a formation that makes it possible to establish bridges between the teaching of the Arts and the world of work? The general objective was to identify and analyze what has been investigated about the teaching of the Arts offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology - IFE's in the period from 2016 to 2021. As specific objectives we seek to understand the movement of art teaching in the technical courses offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology - IFE's; to know L. S. Vygotsky's elaborations on art teaching; to analyze the theoretical references that underlie the research on the teaching of art in technical courses, emphasizing their mediations, contradictions and contributions, for a formation that makes it possible to establish interlocutions between art and work; and to apprehend the expressiveness of the use of the Cultural Historical Theory and its contribution to a formation that makes it possible to establish bridges between the discipline Arts and work. The bibliographic research of the State of Knowledge type was carried out in the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The focus was on the portal of journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in theses and dissertations, covering the period from 2016 to 2021. The work was organized into three chapters. The first chapter contextualizes the trajectory of professional and technological education in Brazil and the configuration of art in the curricula of technical courses integrated to high school, the IFE's. The second chapter presents the academic production related to the teaching of Arts in the curricula of technical courses integrated to high school, seeking to identify works that adopt the historical-cultural theory as a methodological basis. The third chapter explores L. S. Vygotsky's contributions to the art discipline in technicians integrated into IFE's high school. the social task of the Arts discipline in technical training integrated into secondary education is to prove to its students the development of critical consciousness and psychic abilities that are fundamental for professional performance in today's society; to contribute to an omnilateral training of future professionals, the Arts discipline in technical courses integrated into secondary education offered by the current Federal Institutes of Education, Science and Technology from an external organization for the formation of theoretical thinking, guided by dialectical logic; Historical cultural theory has a lot to contribute to the teaching of arts, as the concepts in this theory found a rich potential to think about art as a cultural instrument capable of generating new generalizations in the individual who experiences the interaction between the form and content of art. work of art. It is also necessary to highlight the instrumental character predominantly in the arts discipline of IFE's
Palavras-chave: Artes,
Ensino técnico integrado
Educação profissional
Teoria histórico cultural
Arts
Integrated technical education
Professional education
Historical-cultural theory
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SOUZA, Jefferson José Oliveira Chagas de. Estado do conhecimento da disciplina artes na educação técnica integrada ao ensino médio. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5056
Data de defesa: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeferson José Oliveira Chagas de Souza.pdf.crdownloadTexto completo621,5 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.