Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5062
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Centro de ensino em período integral professora Liodósia Serra Ramos em Guapó-GO (2017-2023): avanços e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Full-time teaching center for professor Liodósia Serra Ramos in Guapó-GO (2017-2023): advances and challenges |
Autor: | Cunha, Neiamarte Oliveira da ![]() |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante |
Primeiro membro da banca: | Sugizaki, Eduardo |
Segundo membro da banca: | Santos, Jocyleia Santana dos |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objeto o Centro de Período Integral Professora Liodósia Serra Ramos, localizado no município de Guapó, Goiás. O recorte temporal de 2017 a 2023 se embasa no ano em que essa instituição foi denominada por Cepi e no ano completo anterior à defesa desta dissertação. O objetivo geral é analisar os percursos das políticas públicas educacionais a partir desse modelo de tempo integral. Os objetivos específicos visam compreender os impactos, os desafios e os avanços do Cepi Liodósia; abordar a história da educação brasileira, sua trajetória e suas influências políticas no modelo educacional em tempo integral, desde 1930 até a contemporaneidade; evidenciar a formulação e a implementação da escola de tempo integral com as ações governamentais nas três esferas e demonstrar as experiências guapoenses de participantes. A indagação norteadora é seguinte: quais os avanços das políticas públicas frente aos desafios de funcionamento do Cepi Professora Liodósia Serra Ramos? Nessa busca, o aporte teórico traz a revisão da temática a partir da pesquisa qualitativa, como salienta Minayo (2000), cujos fenômenos se compreendem nas relações sociais e nos significados das políticas públicas que mudam a ação humana ao longo do tempo. A metodologia qualitativa com pesquisa de campo se faz com fontes documentais. A coleta de dados das entrevistas e dos questionários conta com oitos participantes voluntários que tiveram vínculos com o Cepi Professora Liodósia em Guapó, GO. Nesse sentido, a história considera a memória e os desdobramentos políticos das esferas internacionais para as nacionais. A abordagem educacional trata as dimensões do ensino-aprendizagem e do crescimento humano, cujos aspectos socioculturais e históricos passam por percursos das políticas que implementam o modelo educacional |
Abstract: | This research has as its object the Centro de Período Integral Professora Liodósia Serra Ramos, located in the municipality of Guapó, Goiás. The time frame from 2017 to 2023 is based on the year in which this institution was named Cepi and the full year prior to the defense of this dissertation. The general objective is to analyze the paths of public educational policies based on this full-time model. The specific objectives aim to understand the impacts, challenges and advances of Cepi Liodósia; address the history of Brazilian education, its trajectory and its political influences on the full-time educational model, from 1930 to contemporary times; highlight the formulation and implementation of the full-time school with government actions in the three spheres and demonstrate the Guapoense experiences of participants. The guiding question is: what are the advances in public policies in the face of the operational challenges of Cepi Professor Liodósia Serra Ramos? In this search, the theoretical contribution brings the review of the theme based on qualitative research, as highlighted by Minayo (2000), whose phenomena are understood in social relations and the meanings of public policies that change human action over time. The qualitative methodology with field research is carried out using documentary sources. Data collection from interviews and questionnaires included eight volunteer participants who had ties to Cepi Professora Liodósia in Guapó, GO. In this sense, history considers memory and political developments from international to national spheres. The educational approach treats the dimensions of teaching-learning and human growth, whose sociocultural and historical aspects pass through the paths of policies that implement the educational model |
Palavras-chave: | Avanços e desafios Cepi Professora Liodósia Serra Ramos Educação integral Memória Neoliberalismo Advances and challenges Cepi Professora Liodósia Serra Ramos Comprehensive education Memory Neoliberalism |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | CUNHA, Neiamarte Oliveira da. Centro de ensino em período integral professora Liodósia Serra Ramos em Guapó-GO (2017-2023): avanços e desafios. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5062 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Neiamarte Oliveira da Cunha.pdf | Texto completo | 3,75 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.