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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5069
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As chaves do reino em Mateus 16,19 à luz de Gênesis 12,3: abertura salvífica para as nações |
Título(s) alternativo(s): | The keys to the kingdom in Matthew 16:19 in the light of Genesis 12:3: saving opening for the nations |
Autor: | Gouveia, Jose Geraldo de ![]() |
Primeiro orientador: | Ferreira, Joel Antônio |
Primeiro membro da banca: | Guerra, Danilo Dourado |
Segundo membro da banca: | Silva, Valmor da |
Terceiro membro da banca: | Marinho, Thais Alves |
Quarto membro da banca: | Sassatelli, Pietro |
Quinto membro da banca: | Ecco, Clovis |
Resumo: | Esta tese apresenta um estudo sobre o significado das chaves dadas a Simão Pedro em Mt 16,19 à luz da promessa que Deus fez a Abraão em Gn 12,3. Normalmente quando falamos sobre uma fechadura e sua correspondente chave, a imagem que se evoca é a do instrumento que serve para fechar e guardar algum bem que precisa ser protegido. Contudo, quando o evangelho de Mateus foi redigido, não existiam os modelos de chaves modernas tão comuns atualmente. Logo é preciso levantar a questão: que tipo de fechadura era usada no primeiro século para fechar as portas? E as chaves usadas nesse mecanismo, como eram? Esta pesquisa demonstra que as chaves usadas nesse tipo de fechadura eram normalmente feitas de madeira, cujo propósito era destrancar o ferrolho que mantinha a porta fechada. Inclusive a palavra usada em hebraico para descrever uma chave é maptêah. Esse vocábulo tem uma raiz etimológica cujo significado base é o de abertura, liberdade, rompimento etc. A palavra usada por Mt 16,19 para descrever as chaves dadas a Pedro é kleis (kleidas, plural feminino acusativo), que é um termo grego. Entretanto, Jesus certamente não teria usado essa palavra, já que sua língua mãe era o aramaico. Seus ouvintes no episódio em questão também eram de língua aramaica. Conclui-se, portanto, que o termo kleidas foi a tradução daquilo que Jesus teria proferido em língua semita, cuja etimologia está ligada à raiz pth, que supõe sempre abertura. Esse fato muda completamente a compreensão que se tem das chaves mateanas, e, consequentemente, aponta novas possibilidades hermenêuticas, pastorais e ecumênicas. Essa nova compreensão das chaves mateanas, enquanto instrumento de abertura, reflete a promessa abraâmica de Gn 12,3 quando o próprio Deus diz ao patriarca: "Por ti serão benditos todos os clãs da terra" |
Abstract: | This thesis presents a study on the meaning of the keys given to Simon Peter in Mt 16:19 in the light of the promise that God made to Abraham in Gen 12:3. Normally when we talk about a lock and its corresponding key, the image that is evoked is that of the instrument that serves to close and guard some good that needs to be protected. However, when Matthew's Gospel was written, the modern key models so common today did not exist. So, the question must be raised: what type of lock was used in the first century to close the doors? And the keys used in this mechanism, what were they like? This research shows that the keys used in this type of lock were usually made of wood, whose purpose was to unlock the bolt that kept the door closed. Even the word used in Hebrew to describe a key is maptêah. This word has an etymological root whose basic meaning is that of openness, freedom, brokenness, etc. The word used by Mt 16:19 to describe the keys given to Peter is kleis (kleidas, accusative feminine plural), which is a Greek term. However, Jesus would certainly not have used this word, since his mother tongue was Aramaic. His listeners in the episode in question were also Aramaic-speaking. It follows, therefore, that the term kleidas was the translation of what Jesus would have uttered in the Semitic language, whose etymology is linked to the root pth, which always presupposes openness. This fact completely changes the understanding we have of the Matthean keys, and consequently points to new hermeneutical, pastoral and ecumenical possibilities. This new understanding of the Matthean keys, as an instrument of openness, reflects the Abrahamic promise of Gen 12:3 when God himself says to the patriarch: "Through you all the clans of the earth shall be blessed" |
Palavras-chave: | Abraão Mateus Abertura Chaves Nações Matthew Opening Keys Nations |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Teologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Citação: | GOUVEIA, Jose Geraldo de. As chaves do reino em Mateus 16,19 à luz de Gênesis 12,3: abertura salvífica para as nações. 2024. 128 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5069 |
Data de defesa: | 3-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências da Religião |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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José Geraldo de Gouveia.pdf | Texto completo | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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