Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5105
Tipo do documento: Dissertação
Título: Organização e gestão escolar em instituições de educação infantil na perspectiva da teoria histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): School organization and management in early childhood education institutions from the perspective of historical-cultural theory
Autor: Amorim, Aline Martins Cardoso 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Silveira, Telma Aparecida Teles Martins
Resumo: O presente estudo, realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, apresenta uma investigação sobre as formas de organização e gestão em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e seu impacto na aprendizagem e no desenvolvimento global das crianças, segundo a perspectiva da teoria histórico-cultural (THC). O problema da pesquisa consistiu em examinar se as práticas de organização e gestão existentes nas instituições de Educação Infantil cumprem o objetivo de influenciar a "situação social de desenvolvimento", em seus vários aspectos, para promover as melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. O objetivo geral foi o de identificar formas vigentes de organização e gestão escolar e do ensino em instituições de Educação Infantil e contrastá-las com a produção científica nesse tema vinculada à THC. Os objetivos específicos foram: a) analisar e discutir as práticas organizacionais e de gestão escolar de Centros Municipais a partir de dados de observação e entrevistas, realçando os contrastes entre a teoria e a prática; b) investigar a organização e gestão da Educação Infantil considerando os aspectos pedagógico, curricular e organizacional pela ótica da teoria histórico-cultural; c) apontar caminhos para novas formas de organização e gestão na perspectiva do ensino desenvolvimental. A pesquisa, de tipo empírica, por meio de observações e entrevistas, foi realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município de Aparecida de Goiânia/GO. As observações visaram a obtenção de dados referentes ao espaço físico, infraestrutura e ao funcionamento da organização e gestão do cotidiano dos Centros; as entrevistas tiveram por objetivo captar a visão de gestoras, professoras, entre outros profissionais dos CMEis, incluindo os pais, em relação às finalidades, à qualidade de ensino e ao papel atribuído às formas de organização e gestão da escola a formação dos alunos. Para a análise dos dados, foram adotados os pressupostos da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental e os estudos sobre organização e gestão nessa perspectiva. Para compreender o contexto sociocultural e institucional e seu impacto na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, buscou-se a contribuição de Mariane Hedegaard. A pesquisa mostrou, por um lado, aproximações visíveis entre conceitos básicos da teoria histórico-cultural e o funcionamento dos CMEIs em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças de zero a seis anos, especialmente quanto às interações sociais nas atividades pedagógicas. Por outro lado, constatou-se que boa parte das professoras cumpre orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação, mas não necessariamente com convicção. Os dados obtidos mostram insuficiências no desenvolvimento das práticas organizacionais e pedagógicas de cunho histórico-cultural. No entanto, a despeito dessas insuficiências, observou-se, nos dois CMEIs, a preocupação em considerar, na organização escolar, as vivências das crianças nas diferentes instituições educativas, especialmente a família e a escola, e sua repercussão no desenvolvimento integral das crianças. Além disso, designa-se um valor especial à influência exercida pelo meio, o que corresponde ao conceito de "situação social de desenvolvimento" dentro da teoria histórico-cultural. Organização e gestão educacional; Educação Infantil; teoria histórico-cultural; teoria do ensino desenvolvimental; situação social de desenvolvimento
Abstract: This study, carried out in the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás, in the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, presents an investigation into the forms of organization and management in Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs) and their impact on children's learning and overall development, according to the perspective of cultural-historical theory (THC). The research problem was to examine whether existing organizational and management practices in Early Childhood Education institutions meet the objective of influencing the "social situation of development", in its various aspects, in order to promote the best conditions for children's learning and development. The general objective was to identify current forms of school and teaching organization and management in Early Childhood Education institutions and contrast them with the scientific production on this subject linked to THC. The specific objectives were: a) to analyse and discuss the organizational and school management practices of Municipal Centres based on observation and interview data, highlighting the contrasts between theory and practice; b) to investigate the organization and management of Early Childhood Education considering the pedagogical, curricular and organizational aspects from the perspective of cultural-historical theory; c) to point the way to new forms of organization and management from the perspective of developmental teaching. The empirical research, using observations and interviews, was carried out in two Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs) in the municipality of Aparecida de Goiânia/GO. The observations were aimed at obtaining data on the physical space, infrastructure and day-to-day organization and management of the centers; the interviews were aimed at capturing the views of managers, teachers and other professionals at the CMEIs, including parents, in relation to the aims, quality of teaching and the role attributed to the school's organization and management in student education. The data was analyzed using the assumptions of cultural-historical theory and developmental teaching theory, as well as studies on organization and management from this perspective. In order to understand the socio-cultural and institutional context and its impact on children's learning and development, Mariane Hedegaard's contribution was sought. The research showed, on the one hand, visible similarities between the basic concepts of cultural-historical theory and the way CMEIs operate in relation to the learning and development of children aged zero to six, especially in terms of social interactions in teaching activities. On the other hand, it was found that many of the teachers follow the curriculum guidelines of the Municipal Department of Education, but not necessarily with conviction. The data obtained shows shortcomings in the development of organizational and pedagogical practices of a cultural-historical nature. However, despite these shortcomings, the two CMEIs were concerned to take into account, in the school's organization, the children's experiences in different educational institutions, especially the family and the school, and their repercussions on the children's integral development. In addition, special value is placed on the influence exerted by the environment, which corresponds to the concept of the 'social situation of development' within cultural-historical theory
Palavras-chave: Organização e gestão educacional
Educação Infantil;
Teoria histórico-cultural
Teoria do ensino desenvolvimental
Situação social de desenvolvimento
Educational organization and management
Early Childhood Education
Cultural-historical theory
Developmental teaching theory
Social situation of development
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: AMORIM, Aline Martins Cardoso. Organização e gestão escolar em instituições de educação infantil na perspectiva da teoria histórico-cultural. 2024. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5105
Data de defesa: 26-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Martins Cardoso Amorim.pdfTexto completo2,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.