Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5139
Tipo do documento: Dissertação
Título: As cidades e os carros: o descarte irregular em vias públicas
Título(s) alternativo(s): Cities and cars: irregular disposal on public roads
Autor: Rodrigues, João Peres Teodoro 
Primeiro orientador: Pasqualetto, Antônio
Primeiro membro da banca: Soares, Jader Duarte Ferreira
Segundo membro da banca: Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
Resumo: O descarte irregular de veículos em vias públicas tornou-se um problema crescente em muitas cidades, afetando a estética urbana, a segurança pública, o meio ambiente e a saúde da população. Esta dissertação investiga a complexidade desse fenômeno, explorando suas causas, impactos e possíveis soluções para o abandono de veículos em áreas urbanas. Inicialmente, é apresentada uma análise de algumas realidades internacionais, seguido de um exame das legislações de diversas cidades brasileiras, destacando as diferenças e semelhanças nas abordagens adotadas. Posteriormente, a dissertação se aprofunda na situação particular de Goiânia, examinando as políticas locais, os desafios enfrentados e as medidas implementadas para combater o problema. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e análise de estudos de caso em diversas cidades, a pesquisa revela as diversas dimensões desse problema, incluindo questões socioeconômicas, ambientais e de infraestrutura. A metodologia adotada foi dividida em etapas. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando análise documental e estudo de caso. Na primeira etapa, realizada em 2023, foram coletados dados de sites oficiais para demonstrar a evolução das frotas de veículos tanto a nível mundial quanto no Brasil. A análise documental incluiu a revisão de legislações municipais, estaduais e federais, buscando materiais que retratassem a realidade de diferentes localidades em relação ao abandono de veículos. A segunda etapa consistiu em uma revisão de literatura nos periódicos da CAPES para subsidiar o artigo com trabalhos relevantes. Utilizando palavras-chave como "veículos abandonados" e "descarte de veículos" em português inicialmente, e posteriormente os termos "abandoned vehicles," "cities," e "irregular disposal of vehicles" em inglês. Esta abordagem metodológica mista permitiu uma análise abrangente do problema e forneceu uma base sólida para a formulação de recomendações de políticas públicas eficazes. As considerações parciais destacam a contribuição do descarte inadequado de veículos para a contaminação ambiental e os riscos à saúde pública, além de sua influência negativa na estética urbana e na segurança. É evidenciada a necessidade de regulamentações claras e eficazes, bem como de uma maior conscientização da população sobre a importância de práticas responsáveis de descarte. A dissertação também enfatiza a relevância de uma legislação federal que unifique os procedimentos para a gestão de veículos abandonados nos municípios, visando uma abordagem mais coordenada e eficiente. No caso específico de Goiânia, a dissertação revela que o aumento da frota veicular e a falta de recursos para o descarte adequado contribuem significativamente para o problema. As ações fiscais baseadas em denúncias da população têm sido uma ferramenta importante, mas ainda há a necessidade de políticas educativas e de conscientização mais amplas. A pesquisa conclui que a criação de uma legislação própria sobre o descarte de veículos em Goiânia é essencial para abordar as particularidades locais e promover um ambiente urbano mais limpo, seguro e sustentável. Este estudo oferece uma visão abrangente sobre o problema do descarte irregular de veículos, propondo recomendações para políticas públicas mais eficazes e sugerindo áreas para pesquisas futuras. Ao final, esta dissertação oferece recomendações detalhadas para a formulação de políticas públicas mais eficazes e destaca a importância de uma abordagem colaborativa entre governo, indústria, empresas de reciclagem e a sociedade civil
Abstract: The irregular disposal of vehicles on public roads has become a growing problem in many cities, affecting urban aesthetics, public safety, the environment and the health of the population. This dissertation investigates the complexity of this phenomenon, exploring its causes, impacts and possible solutions for vehicle abandonment in urban areas. Initially, an analysis of some international realities is presented, followed by an examination of the legislation of several Brazilian cities, highlighting the differences and similarities in the approaches adopted. Subsequently, the dissertation delves deeper into the particular situation of Goiânia, examining local policies, the challenges faced and the measures implemented to combat the problem. Through a comprehensive literature review and analysis of case studies in several cities, the research reveals the various dimensions of this problem, including socioeconomic, environmental and infrastructure issues. The methodology adopted was divided into stages. The research adopted a mixed methodological approach, combining documentary analysis and case study. In the first stage, carried out in 2023, data was collected from official websites to demonstrate the evolution of vehicle fleets both globally and in Brazil. The documentary analysis included the review of municipal, state and federal legislation, searching for materials that portrayed the reality of different locations in relation to vehicle abandonment. The second stage consisted of a literature review in CAPES journals to support the article with relevant works. Using keywords such as "abandoned vehicles" and "disposal of vehicles" in Portuguese initially, and later the terms "abandoned vehicles," "cities," and "irregular disposal of vehicles" in English. This mixed methodological approach allowed for a comprehensive analysis of the problem and provided a solid basis for formulating effective public policy recommendations. Partial considerations highlight the contribution of inappropriate vehicle disposal to environmental contamination and public health risks, in addition to its negative influence on urban aesthetics and safety. The need for clear and effective regulations is highlighted, as well as greater public awareness of the importance of responsible disposal practices. The dissertation also emphasizes the relevance of federal legislation that unifies procedures for the management of abandoned vehicles in municipalities, aiming for a more coordinated and efficient approach. In the specific case of Goiânia, the dissertation reveals that the increase in the vehicle fleet and the lack of resources for adequate disposal contribute significantly to the problem. Tax actions based on complaints from the population have been an important tool, but there is still a need for broader educational and awareness policies. The research concludes that the creation of specific legislation on vehicle disposal in Goiânia is essential to address local particularities and promote a cleaner, safer and more sustainable urban environment. This study offers a comprehensive view of the problem of irregular vehicle disposal, proposing recommendations for more effective public policies and suggesting areas for future research. In the end, this dissertation offers detailed recommendations for formulating more effective public policies and highlights the importance of a collaborative approach between government, industry, recycling companies and civil society
La necesidad de la gente de desplazarse hizo que los vehículos de motor dominaran las ciudades. El aumento de la flota provoca numerosos problemas, entre ellos una eliminación inadecuada. En este sentido, el objetivo fue evaluar las flotas nacionales e internacionales de vehículos automotores y su disposición irregular en la vía pública, en un contexto de demanda creciente. La metodología incluyó una revisión sistemática de las revistas de la Capes y de la evolución de la flota nacional e internacional, así como de los descartes, y se buscó un análisis de las diferentes realidades. Los resultados demostraron que el aumento desenfrenado de las flotas provocó desorden urbano, con cadáveres abandonados en las carreteras
Palavras-chave: Descarte irregular
Veículos
Legislações
Cidades
Irregular disposal
Vehicles
Legislation
Cities
Área(s) do CNPq: Ciênicas Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: RODRIGUES, João Peres Teodoro. As cidades e os carros: o descarte irregular em vias públicas. 2024. 96 fl. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5139
Data de defesa: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Peres Teodoro Rodrigues.pdfTexto completo2,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.