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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desigualdade de gênero: um olhar sobre a contribuição da educação para a ocupação dos cargos da magistratura
Título(s) alternativo(s): Gender inequality: a look at the contribution of education to the occupation of magistrate positions
Autor: Sousa, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Segundo membro da banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: Esta investigação filia-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem por objeto de pesquisa a análise da ocupação dos cargos de magistratura e a mediação da educação nesse processo, com a perspectiva das desigualdades de gênero. A desigualdade de gênero ainda é fator que prepondera no Brasil e repercute em diversos segmentos sociais, inclusive no mercado de trabalho. Como questão problema, tem-se: a educação como mediadora na ocupação dos cargos da magistratura é suficiente para promover a superação das desigualdades de gênero? A dialética apregoa que tudo se movimenta e se conecta mutuamente, sendo a contradição, condutora desse movimento impulsionador de mudança. Esse método de abordagem se propõe uma análise dos fenômenos a partir da perspectiva material, se afastando de concepções abstratas, por isso se faz uso dele nesta pesquisa. O foco da pesquisa manteve-se em analisar o quantitativo de ocupação dos cargos da magistratura nos Tribunais Estaduais do País sobre a perspectiva de gênero, com ênfase no Estado de Goiás, utilizando dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, bem como a página oficial do órgão jurisdicional estadual. A título de resultados, esta pesquisa evidencia que, mesmo as mulheres promovendo constante busca por qualificação profissional e sendo maioria entre os concluintes de diversos cursos superiores, inclusive o curso de direito, elas não ocupam cargos de poder e direção na mesma proporção que os homens, ou seja, há fatores impeditivos de ascensão para a mulher no campo profissional que vão além da formação educacional
Abstract: This research is part of the State, Policies and Educational Institutions Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. The object of the research is to analyze the occupation of judicial posts and the mediation of education in this process, from the perspective of gender inequalities. Gender inequality is still a prevalent factor in Brazil and has repercussions in various social segments, including the job market. The problem is: is education as a mediator in the occupation of judicial posts enough to overcome gender inequalities? Dialectics states that everything moves and is mutually connected, with contradiction driving this movement towards change. This approach proposes an analysis of phenomena from a material perspective, moving away from abstract conceptions, which is why it was used in this research. The focus of the research remained on analyzing the number of judges in the country's state courts from a gender perspective, with an emphasis on the state of Goiás, using data made available by the National Council of Justice (CNJ), as well as the official website of the state court. The results of this research show that, even though women are constantly seeking professional qualifications and are the majority of graduates from various higher education courses, including law, they do not occupy positions of power and management to the same extent as men, i.e. there are factors that prevent women from rising in the professional field that go beyond educational training
Palavras-chave: Educação
Desigualdade de gênero
Magistratura
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Education
Gender inequality
Judiciary
Goiás State Court of Justice
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SOUSA, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes. Desigualdade de gênero: um olhar sobre a contribuição da educação para a ocupação dos cargos da magistratura. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5175
Data de defesa: 12-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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