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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5189
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Concepção de autonomia de docentes do curso de graduação em fisioterapia |
Título(s) alternativo(s): | Conception of autonomy of teachers of the undergraduate course in physiotherapy |
Autor: | Jordão, Giovana Loiola de Farias ![]() |
Primeiro orientador: | Freitas, Raquel Marra da Madeira |
Primeiro membro da banca: | Scarel, Estelamaris Brant |
Segundo membro da banca: | Dias Júnior, Marcos Jerônimo |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Daniel Júnior de |
Quarto membro da banca: | Assis, Thais Rocha |
Resumo: | Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás buscou esclarecer a seguinte questão: qual a concepção de autonomia dos docentes do curso de graduação em Fisioterapia? O objetivo geral foi compreender a concepção de autonomia expressa por fisioterapeutas que atuam como docentes no curso de graduação em Fisioterapia. Os objetivos específicos foram (1) contextualizar a atividade do docente no curso de graduação em Fisioterapia; (2) abordar sobre autonomia em Kant, Vygotsky e Paulo Freire; (3) analisar as concepções de autonomia expressas por docentes do curso de graduação em Fisioterapia; (4) discutir sobre a visão dos docentes acerca do alcance de efetiva autonomia em sua prática pedagógica. Além da revisão de literatura e da análise do Projeto Pedagógico do Curso, empregou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com nove fisioterapeutas docentes do curso de graduação em Fisioterapia, que concederam entrevistas conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado. Para a análise do conteúdo das entrevistas foi adotada a técnica de análise de sentidos e significados proposta por Aguiar e Ozella. No processo de categorização emergiram as seguintes categorias: o ingresso na docência; a concepção de autonomia; desafios, formação continuada e autonomia docente; gestão institucional e autonomia; satisfações na docência e a possibilidade da autonomia; autonomia e metodologia de ensino; potencialidades da autonomia docente. A análise permitiu identificar que a concepção predominante de autonomia expressa pelos docentes revela-se influenciada por elementos do contexto histórico contemporâneo, perpassado por influências produtoras de sentido que vão desde sua experiência cotidiana, sua formação científica em Fisioterapia, seu conhecimento e práticas pedagógicas, assim como pela visão que eles possuem da atividade docente dentro das relações institucionais, envolvendo a eles próprios, os alunos, a gestão, as condições de trabalho. A compreensão dos participantes revela-se influenciada por significados e sentidos da concepção neoliberal de sociedade, de educação e de ser humano. Eles compreendem a autonomia como liberdade de escolha individual de metodologias de ensino e formas de avaliação da aprendizagem. Por outro lado, indicam que não podem alcançar autonomia em face da obrigatoriedade de cumprimento de diretrizes e regras de gestão institucionais. Demonstram ter uma compreensão de autonomia ora limitada, ora equivocada. Em alguns casos, a compreensão de autonomia expressa pelos docentes aproxima-se da concepção de Kant, mas não foram verificadas ideias próximas às concepções de Paulo Freire ou de Vygotsky a respeito da autonomia. A autonomia do docente no curso de Fisioterapia tal como compreendem os participantes da pesquisa não inclui a dimensão contraditória e coletiva do seu processo de construção e desenvolvimento |
Abstract: | This research, linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás, sought to clarify the following question: what is the conception of autonomy of the teachers of the undergraduate course in Physiotherapy? The general objective was to understand the conception of autonomy expressed by physiotherapists who work as teachers in the undergraduate course in Physiotherapy. The specific objectives were (1) to contextualize the activity of the teacher in the undergraduate course in Physiotherapy; (2) to address autonomy in Kant, Vygotsky and Paulo Freire; (3) to analyze the concepts of autonomy expressed by teachers of the undergraduate course in Physiotherapy; (4) to discuss the teachers' views on the achievement of effective autonomy in their pedagogical practice. In addition to the literature review and the analysis of the Pedagogical Project of the Course, field research with a qualitative approach was used, with nine physiotherapists who teach the undergraduate course in Physiotherapy, who gave interviews conducted based on a semi-structured script. The technique of analysis of senses and meanings proposed by Aguiar and Ozella was adopted to analyze the content of the interviews. The following categories emerged in the categorization process: entry into teaching; the concept of autonomy; challenges, continuing education and teacher autonomy; institutional management and autonomy; satisfaction in teaching and the possibility of autonomy; autonomy and teaching methodology; potentialities of teacher autonomy. The analysis allowed us to identify that the predominant conception of autonomy expressed by teachers is influenced by elements of the contemporary historical context, permeated by influences that produce meaning that range from their daily experience, their scientific training in Physiotherapy, their knowledge and pedagogical practices, as well as by the vision they have of teaching activity within institutional relations, involving themselves, the students, management, and working conditions. The participants' understanding is influenced by the meanings and senses of the neoliberal conception of society, education and human beings. They understand autonomy as freedom of individual choice of teaching methodologies and forms of learning assessment. On the other hand, they indicate that they cannot achieve autonomy in the face of the obligation to comply with institutional management guidelines and rules. They demonstrate that they have an understanding of autonomy that is sometimes limited, sometimes mistaken. In some cases, the understanding of autonomy expressed by the teachers is close to Kant's conception, but ideas close to Paulo Freire's or Vygotsky's conceptions regarding autonomy were not verified. The autonomy of the teacher in the Physiotherapy course, as understood by the research participants, does not include the contradictory and collective dimension of its construction and development process |
Palavras-chave: | Autonomia docente Docente de fisioterapia Práxis pedagógica Educação superior Teaching autonomy Physiotherapy teacher Pedagogical praxis Higher education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | JORDÃO, Giovana Loiola de Farias. Concepção de autonomia de docentes do curso de graduação em fisioterapia. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5189 |
Data de defesa: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Giovana Loiola de Farias Jordão.pdf | Texto completo | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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