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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/680
Tipo do documento: Tese
Título: Técnico agrícola: peão melhorado?
Autor: Carvalho, Marco Antonio de 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Araújo, Denise Silva
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Terceiro membro da banca: Pereira, José Roberto
Quarto membro da banca: Erthal, Virgilio Jose Tavira
Resumo: Com o propósito de conhecer os perfis dos técnicos agrícolas egressos do Instituto Federal Goiano campus Ceres em três fases distintas e sua inserção no mundo do trabalho, período Escola-Fazenda, Decreto 2.208/97 e Decreto 5.154/04, a questão central que norteia o presente trabalho foi saber a quem essa formação tem atendido. Como instrumental teórico-metodológico, recorri ao materialismo históricodialético, o que demanda uma gama de estratégias de aproximação em relação ao referido objeto, a partir de pesquisa exploratória preliminar, além de investigação empírica junto aos docentes, egressos e gestores do instituto. Considerando a análise quali-quantitativa, trabalhamos com análise de conteúdo. Após tabulação das informações, o uso da técnica mencionada permitiu aprofundar o nível de percepção em relação aos propósitos da pesquisa, buscando interpretar e analisar a educação enquanto instrumento de política pública de Estado na região, onde o processo histórico de educação profissional e o movimento de incorporação e expulsão do trabalhador rural das áreas de terra agricultáveis sempre estiveram presentes. Em decorrência das características teórico-metodológicas da opção do presente trabalho o materialismo histórico-dialético ,foi estabelecido diálogo com a produção acadêmico-científica sobre o tema, na qual foi possível evidenciar os caminhos e descaminhos dessa modalidade de ensino profissional no Brasil e os impactos dessa descontinuidade. Apesar de, historicamente, o processo de formação do técnico analisado ter enfrentado disfunções em decorrência dos diversos momentos em que suas diretrizes gerais foram alteradas, o que se tem observado é que, ao longo de tais transformações, a instituição, locus da pesquisa, foi oferecendo uma formação qualitativa àqueles profissionais, fruto de uma intervenção consciente , na qual o papel do professor pode alterar a tradicional dicotomia e neutralizar o poder discriminador dos interesses da elite minoritária. Tal conclusão foi referendada a partir da análise dos apontamentos sobre os egressos, que indicam que, independente da fase, o grau de influência da formação recebida e as exigências do mundo do trabalho são compatíveis e, de forma enfática, atribuíram à formação integral a responsabilidade pelo seu amadurecimento e crescimento pessoal e profissional, o que lhes permite tomar a decisão técnica adequada a cada situação de campo, seja ela no agronegócio, seja na agricultura familiar, seja em quaisquer outros ramos de atividade profissional. Particularizando aqui a trajetória percorrida pelo Campus Ceres e suas estratégias, conscientes ou não, a cultura institucional falou mais forte e resistiu às vulgatas imediatistas, salvou o perfil dos profissionais por ele formados, assim como facultou com que a própria Instituição sobrevivesse, formando um cidadão do mundo, que vai muito além do pretendido peão melhorado , mas inclusive, o perfil desse técnico agrícola, atende aos interesses do capital agroexportador brasileiro, mas também da agricultura familiar, dentre outros ramos do campo profissional em que tais egressos estão inseridos. Em uma perspectiva de resgate da educação profissional, a intervenção consciente de cada instituição dessa modalidade de ensino, considerando a legislação atual, que preconiza da formação omnilateral, a meu ver, são pertinentes e inclusivas como uma prática política voltada aos interesses da maioria dos brasileiros, a classe dos que vivem do trabalho.
Abstract: Aiming to know the profiles of agricultural technicians egressed from the Instituto Federal Goiano campus Ceres in three distinct phases and their insertion in the market place, school-farm period, the 2.208/97 and 5.154/04 edicts, the central research question which guided the present thesis was to understand to whom this professional education has served. In terms of theoretical-methodological tools, I recurred to the historical-dialectical materialism, which demands a range of approaching strategies related to the study object by means of a preliminary exploratory research, as well as an empirical investigation of the school teachers, egressed students and school managers. Considering the qualitative and quantitative analysis, we adopted a content analysis. After data tabulation, the use of this technique allowed to deepen the level of perception regarding the research purposes throw the interpretation and analysis of education as a State policy making tool in the school s geographical region, where a historical professional educational process and an incorporation and expulsion movements of the agricultural worker in the areas of arable lands always were present. As a consequence of this thesis theoreticalmethodological characteristics the historical-dialectical materialism - a dialogue with the academic-scientific literature on the theme was established in which it was possible to evidence the paths and non-paths of this mode of professional education in Brazil and the impacts of its discontinuity. Despite of the analyzed technician educational process has been historically faced malfunctions as a result of diverse moments in which its general guidelines were altered, what can be observed is that along such transformation the educational institution, that is the research locus, offered a qualitative professional formation to those students, an outcome of a conscious intervention by which the teacher role may change the traditional dichotomy and neutralize the discriminating power of the minority elite. Such conclusion was countersigned by annotation analysis about the egressed students, which indicated that regardless the phase the levels of influence of the educational background received and the market place demands are compatible and, emphatically, they attributed to a comprehensive education the responsibility by their maturation, as well as personal and professional growth, that enable them to make technical adequate decisions in every field situation whether it is in the agribusiness, familiar agriculture or in any other areas of professional activity. Particularizing here the campus Ceres trajectory and its strategies, conscious or not, the institutional culture spoke louder and resisted to immediate vulgates, saved the professional profiles graduated by it, and provided the institution own survival, educating a world citizen who goes beyond the intended enhanced farm-hand but even the professional profile of this agriculture technician fits as much to the Brazilian agro exporter capital interests, the familiar agricultural ends, as many other professional fields where such egressed students are inserted. Under a perspective of the rescue of the professional education, the conscious intervention of each institution in this education modality, considering the current legislation that commend an omnilateral formation, in my view, are relevant and inclusive as political practice aimed to the interest of most of the Brazilians, the class of those who live from the work.
Palavras-chave: Educação profissional
Técnico agrícola
Mundo do trabalho
Professional education
Agricultural technician
Market place
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: CARVALHO, Marco Antonio de. Técnico agrícola: peão melhorado?. 2012. 298 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/680
Data de defesa: 20-Ago-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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