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Tipo do documento: Tese
Título: CULTURA ESCOLAR E HABITUS PROFESSORAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA
Autor: Souza, Leigh Maria de 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Segundo membro da banca: Barros, Aparecida Maria Almeida
Terceiro membro da banca: Baldino, José Maria
Quarto membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Resumo: A presente tese de doutorado vincula-se à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Nesta pesquisa, investigou-se a relação dos docentes com seu trabalho, suas formas de ser e agir, em uma escola cuja cultura é pautada pelo formato da educação profissional agrícola. Está centrada, teoricamente, nos conceitos sociológicos de Bourdieu, na análise do habitus dos docentes da educação profissional, considerando suas disposições psíquicas, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados na trajetória de vida, por meio de metodologias e atitudes assimiladas nas experiências de ensino, vividas inicialmente como alunos e depois, como docentes e profissionais da área de conhecimento, além de outras experiências em espaços formativos diversos ou diferentes instâncias de socialização. Fundamentou-se na produção existente no campo institucional, segundo a teoria da cultura, em Williams e Cevasco, e as contribuições aos estudos da cultura escolar discutidos por Viñao Frago, Dominique Julia, Forquin e Pérez Gómez e nos conceitos de saberes docentes, desenvolvido por Tardif, Nóvoa e Perrenoud. Dialogou-se com a literatura da área de trabalho e educação, acerca dos fins e objetivos da educação profissional. Considerando essas reflexões, apresentaram-se algumas questões norteadoras com relação aos docentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí: Quais habitus mobilizam sua prática? Quais os fundamentos da cultura escolar que sintetiza o habitus professoral? Há especificidades em relação ao habitus, em se tratando da profissão docente dessa modalidade? Quais concepções de ensino norteiam a constituição do habitus professoral nesse campo? No delineamento da pesquisa de matriz metodológica qualitativa, foram utilizados como procedimentos para a base empírica: análise documental, questionários, entrevistas e observações. Utilizou-se a análise de conteúdo para organização e categorização dos dados, que foram interpretados a partir dos pressupostos do método dialético. Constatouse que no exercício da docência, há um habitus professoral construído por meio da trajetória do docente em estudo e nele estão inscritos rituais da profissão, memórias da socialização e diferentes concepções sobre a docência, diluídas nos fazeres docente. Esta investigação visa colaborar com a compreensão do modo como os docentes constroem a docência e convivem com as especificidades do campo da educação profissional, possibilitado pela compreensão do habitus professoral e, a partir dele, contribuir para em outros domínios da cultura da escola. Visa, ainda, provocar a reflexão sobre os aspectos constitutivos do habitus professoral dos docentes da Educação Profissional, gerando elementos impulsionadores de debates entre os formadores e entre os próprios docentes, possibilitando o aperfeiçoamento e a qualificação do trabalho nessa modalidade de ensino. Apresenta contribuições sobre a produção e a natureza do habitus, considerando que o trabalho docente na Educação Profissional se realiza por meio de um habitus professoral, independente da formação específica para a docência. Apresenta relevância no conjunto das produções acadêmicas, uma vez que é pouco explorado, principalmente, em termos de educação profissional agrícola e, ainda, contribui, de forma significativa, com o desvelamento e a compreensão do desenvolvimento institucional da escola.
Abstract: This doctoral thesis is connected to the research line "Education, Society and Culture", developed in the PHd. Education Program at PUC Goiás. In recent years, the discussion about the teaching knowledge occupied considerable space in the discussion on school education practice, resulting in the creation of various types of knowledge and the materialization of efforts to build a guided epistemology to recognize the complex nature of the teaching activity. The investigation started from the teachers relationship with their work, as well as the ways of being and acting of this profession, at the Technical Course in Agriculture Integrated to High School, in a school whose culture is guided by the shape of an agricultural education. The theory focuses mainly on Pierre Bourdieu´s sociological concepts. The analyses are based on his concept of habitus. This habitus consists of the life styles, manners and tastes incorporated in the life history of teachers, their psychic dispositions. And all these related to the process of teaching. Thus, the analyses take in the methodologies and assimilated attitudes in the teaching experience, initially experienced as students and then as teachers and knowledge professionals of the field, and other experiences in different formative spaces or different instances of socialization. In specific, the thesis was based on existing production in the institutional field, based on the Culture Theory, whose foundations were sought in Williams, Cevasco, and contributions from other studies about the teaching culture, based in the concepts of teaching culture - discussed by Viñao Frago, Dominique Julia, Jean-Claude Forquin, and Pérez Gómez and teaching skills, developed by Tardif, Nóvoa and Perrenoud (1993, 2001, 2002). It dialogues, also, with the literature in the area of Labor and Education, about the purposes and goals of professional education. This is mostly a qualitative research that, in terms of methodology, involves the identification and the study of bibliographical sources; data collection through documental analysis; the use of questionnaires; semistructured interviews with selected teachers, according to the research criteria; also the systematic observation of teachers´ everyday life in the school facility. Data related to student and family trajectories were collected in addition to teaching practices on professional education. It was identified a teacher habitus in the teaching practices and in the professional education. There is a construction through the history of this teacher and it is inscribed on profession rituals, memories of primary socialization and different conceptions about teaching, diluted in the formation courses of professional education teachers. And all these make the professional teaching culture unique. This study represents the achievement of new insights and, in a broader perspective, it appears as an important contribution in the range of academic productions on this theme because it is relevant and still underexplored.
Palavras-chave: Cultura Escolar
habitus
Saberes Docentes
Cultura Docente
Educação profissional
School culture
habitus
teaching skills
teaching culture
professional education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: SOUZA, Leigh Maria de. CULTURA ESCOLAR E HABITUS PROFESSORAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA. 2012. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/682
Data de defesa: 27-Sep-2012
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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