Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes Junior, Antônio da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141970817482471por
dc.contributor.advisor1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee1Pereira, Milca Severino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793526A7por
dc.contributor.referee2Schultz, Lenita Maria Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:43Z-
dc.date.available2013-07-02-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationMENEZES JUNIOR, Antônio da Silva. Ação comunicativa dialógica e as políticas curriculares na formação médica: aproximações e distanciamentos entre Brasil e Portugal. 2012. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/687-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas e políticas curriculares relacionadas à formação médica. A metodologia desta pesquisa desenvolveu uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de dois casos e de estudos comparados. A amostra foi intencional, com recorte em dois cursos de Medicina, quais sejam o da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Brasil - e da Universidade da Beira do Interior - Faculdade de Ciências da Saúde - Portugal. A seleção dos casos estudados seguiu quatro critérios: a) relação com o objeto de pesquisa; b) facilidade de acesso aos projetos pedagógicos de dois cursos de Medicina; c) aproximações pedagógicas nas matrizes curriculares e d) caráter comparativo da pesquisa. O objetivo geral foi o de comparar e analisar as políticas curriculares para o ensino médico nos dois países supracitados e analisar as práticas de organização curricular vigentes nas duas instituições, tendo em vista as políticas de cada país. Assim, sob o ponto de vista cronológico, o enfoque adotado está circunscrito no momento presente, embora tenham sido utilizados dados históricos para a compreensão do objeto de estudo. A abordagem analítica ocorreu, no primeiro momento, em relação às políticas nacionais e supranacionais. Os estudos comparados se efetivaram no confronto entre a contextualização das políticas curriculares dos dois casos. Filosoficamente, fundamentou-se na teoria do agir comunicativo, habermasiana, suas concepções sobre a Modernidade, a ótica do mundo sistêmico, inscrevendo-se, portanto, a utilização da razão instrumental, razão comunicativa manipuladora e comunicativa dialógica, sendo esta última facilitadora das relações humanas mediadas pela comunicação. As aproximações entre os dois cursos perseveram na matriz curricular com o ensino- aprendizagem centrado no aluno e no perfil do egresso, sendo os maiores distanciamentos evidenciados na proposta de inserção social, preconizada pela PUC Goiás, e no pressuposto da pesquisa e internacionalização da FCS-UBI-Portugal. A conclusão deste estudo apontou a necessidade da solidificação dos projetos pedagógicos atuais e o ensejo da adoção de uma escola reflexiva com propostas reais, no sentido de vislumbrar a possibilidade de transformações sociais na realidade concreta.por
dc.description.abstractThis research aims to study object, as the curriculum practices and policies related to medical education. The methodology developed was a qualitative research method with two cases and comparative studies. The sample was intentional, cut in two courses in medicine, specifically the Papal Catholic University of Goiás - Brazil and the University of Beira Interior - Faculty of Health Sciences - Portugal. The case studies selection followed by four criteria: a) relationship with the research object, b) ease of access to two Medicine courses educational projects c) pedagogical approaches in curricula matrices and d) a comparative research. The overall objective was to compare and analyze policies for medical education curriculum in both countries above cited and analyze the practices of existing curriculum at both institutions, in view of the policies of each country. Thus, the chronological point of view has been used, the approach adopted was limited at present, although they have used historical data to understand the study object. The analytical approach has occurred, at first, in relation to national and supranational policies. The comparative studies have been affected in the opposition between the curriculum political context of the two cases. Philosophically, was based on the Habermas communicative action theory, concerning the modernity his views on the systemic perspective of the world, signing up, so the use of instrumental rationality, communicative rationality and communicative manipulative dialogue, the latter being a facilitator of relationships human-mediated communication. The similarities between the two courses persevere in the teaching curriculum with student-centered learning, the profile of graduates and the largest distances were observed in the great social inclusion PUC Goiás, and the assumption of the internationalization of research and FCS-UBI-Portugal. The conclusion of this study indicated the need for the solidification of the current educational projects, and the opportunity of adopting a reflective school with real proposals in order to glimpse the possibility of changes in social reality.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTONIO DA SILVA MENEZES JUNIOR.pdf: 1440329 bytes, checksum: 0ff333e1828c78edb85b1461295ee532 (MD5) Previous issue date: 2012-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3433/ANTONIO%20DA%20SILVA%20MENEZES%20JUNIOR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectPolíticas curriculares e agir comunicativopor
dc.subjectMedical educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectCurriculum policy and communicative actioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAção comunicativa dialógica e as políticas curriculares na formação médica: aproximações e distanciamentos entre Brasil e Portugalpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO DA SILVA MENEZES JUNIOR.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.