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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Juliana Cristina da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722por
dc.contributor.advisor1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Barros, Aparecida Maria Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1742823730701223por
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee3Afonso, Lucia Helena Rincon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8por
dc.contributor.referee4Araujo, Tânia Fernandes Veri-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307259475528709por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:43Z-
dc.date.available2013-07-15-
dc.date.issued2012-09-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Juliana Cristina da Costa. Educação tecnológica e empregabilidade: revelações de egressos. 2012. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/688-
dc.description.resumoA Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, marcada pelo signo da divisão entre trabalho manual e intelectual, remonta ao início do século XX, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices. Esse século de existência foi marcado por avanços e retrocessos, lutas e esperanças para efetivá-la como educação integral. Nas duas últimas décadas, políticas públicas, em especial, as decorrentes da LDBEN/1996, trouxeram novos estímulos a esta modalidade de formação humana e profissional, ampliando o número de instituições, cursos e turnos, enfim, a perspectiva de efetivação da tão reivindicada ampliação e democratização do acesso e diplomação. Os Cursos Tecnológicos ganharam centralidade nos processos de expansão e muitos discursos apontam para garantias de empregabilidade. Mas, em que termos? Esta tese, integrada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, propôs-se a interrogar quais mediações são estabelecidas entre a formação tecnológica e a empregabilidade, reveladas pelos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Goiano Câmpus Urutaí, concebido com ênfase na noção de competências, exigidas para responder às condições mercadológicas para atuação profissional do Tecnólogo. A empregabilidade de fato se efetivou? Para responder esta questão, optou-se por privilegiar as vozes dos egressos, ingressantes de 2003 a 2008, 108 diplomados dos quais 65 aceitaram participar da pesquisa. As reflexões realizadas foram aportadas, teoricamente, em documentos oficiais e pesquisadores como Antunes (2005), Cunha (1977, 2000), Ciavatta (2005), Frigotto (1999, 2001, 2003, 2005, 2006, 2009, 2010), Kuenzer (2005, 2010), Manfredi (2002), Ramos (2011), Saviani (2005) dentre outros. No delineamento da pesquisa de matriz metodológica qualitativa e quantitativa, foram definidos os seguintes procedimentos para a base empírica: análise de documentos oficiais (nacionais e institucionais), entrevistas (01 Coordenador de Curso, 04 Gestores e 02 Servidores) e questionário (Egressos). Dados secundários foram fornecidos pela Secretaria de Ensino Superior da Instituição, locus da pesquisa. As revelações dos egressos, a propósito da empregabilidade, comprovaram que o otimismo mercadológico da garantia de emprego, nem sempre é efetivado. Dos 60,19% (65) egressos, constatou-se que 93,84% (61) estão no mercado de trabalho, o que, a princípio, revelou alta empregabilidade. No entanto, os dados apresentados denunciaram que dos 61 egressos que declararam estar no mercado de trabalho, somente 29,51% (18) estão exercendo atividades precípuas à sua área de formação. Desta forma, na realidade, as promessas mercadológicas veiculadas pelas políticas públicas não foram cumpridas no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Goiano Câmpus Urutaí.por
dc.description.abstractThe Technological and Professional Education in Brazil, marked by the sign of the division between manual and intellectual work, dating back to the early twentieth century, with the establishment of Schools of Learning Crafters. This century of existence was marked by advances and setbacks, struggles and hopes to make it effective like integral education. In the last two decades, public policies, particularly, those arising from LDBEN/1996 brought new incentives for this type of human and professional education, increasing the number of institutions, courses and turns, finally, the prospect of effectuation as claimed extension and access democratization and graduation. The Technological Courses gained centrality in the expansion processes and many speeches indicate guarantees of employability. But in what terms? This thesis, integrated to the Line of Research Education, Society and Culture, proposed to interrogate which mediations are established between the technological training and the employability, revealed by egress of the Systems Analysis and Technology Development Course, of the IF Goiano Campus Urutaí, designed with an emphasis on the notion of skills required to respond to the market conditions for the professional technologist performance. Was the employability actually accomplished? To answer this question, it was chosen to privilege the voices of egress, entering students from 2003 to 2008, 108 egresses, which 65 accepted to participate of the research. The conducted reflections were addressed, theoretically, in official documents and researchers like Antunes (2005), Cunha (1977, 2000), Ciavatta (2005), Frigotto (1999, 2001, 2003, 2005, 2006, 2009, 2010), Kuenzer (2005, 2010), Manfredi (2002), Ramos (2011), Saviani (2005), among others. In the research design of quantitative and qualitative methodological matrix, the following procedures have been defined for the empirical basis: analysis of official documents (national and institutional), interviews (01 Course Coordinator, 04 managers and 02 Attendant) and a questionnaire (Egress). Secondary data were provided by the Department of Higher Education of the Institution, locus of the research. The egress revelations, by the purpose of employability, proved the marketing optimism of the job security is not always effective. Among 60.19% (65) egress, it was found that 93.84% (61) are in the labor market, which, at first, it revealed high employability. However, the data presented have complained that the 61 egress who reported being in the labor market, only 29.51% (18) are exerting activities inherent to their training area. Thus, in reality, the marketing "promises" disseminated by the public policies have not been obeyed in the Systems Analysis and Technology Development Course of the IF Goiano Câmpus Urutaí.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JULIANA CRISTINA DA COSTA FERNANDES.pdf: 2527312 bytes, checksum: 9d953c8da11fe0291b92de1f1ea0ca96 (MD5) Previous issue date: 2012-09-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3349/JULIANA%20CRISTINA%20DA%20COSTA%20FERNANDES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação tecnológicapor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectTechnological educationeng
dc.subjectEgresseng
dc.subjectEmployabilityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação tecnológica e empregabilidade: revelações de egressospor
dc.typeTesepor
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