Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/689
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Desafios para a abordagem etnorracial no ambiente escolar |
Título(s) alternativo(s): | Challenges to the ethno-racial approach in the school environment |
Autor: | Santos, Maria Lícia dos |
Primeiro orientador: | Afonso, Lúcia Helena Rincón |
Primeiro membro da banca: | Souza, Leigh Maria de |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Joao Batista Pereira de |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Denise Silva |
Quarto membro da banca: | Baldino, José Maria |
Resumo: | Na presente tese investigamos os desafios para a implementação da Lei n. 10.639/03, na rede federal profissional e tecnológica, em específico, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano - Campus Ceres). Essa lei se constitui em uma das políticas de ações afirmativas fundadas em dimensões históricas e sociais que buscam combater o racismo e as discriminações que atingem a população negra no Brasil. Investigamos se existem e quais são as iniciativas dos agentes escolares para a promoção do reconhecimento e de ações voltadas para a igualdade das relações etnorraciais e para o exercício da cidadania plena; se o cotidiano escolar é visto como espaço coletivo de aprender a conhecer, respeitar e valorizar as diferenças; se o Projeto Político Pedagógico apresenta possibilidades e sugestões para que a organização curricular seja tomada também do ponto de vista afro-brasileiro, no qual o processo de construção e as abordagens em torno dos conhecimentos sejam fortalecedores de uma perspectiva de educação antirracista. As inquietações que nos impulsionaram à escolha do tema etnorracionalidade provêm do entendimento de que a escola deve ser vista como um lugar de oportunidades emancipatórias, o que somente é possível se ela for capaz de traçar uma política de intervenção que contemple uma pedagogia antidiscriminatória e valorativa de especificidades etnorraciais, ou seja, promotora de emancipação humana. Comprovamos que 62% dos(as) alunos(as) que compõem atualmente o IFGoiano-Campus Ceres são negros(as) ou descendentes. Utilizamos uma metodologia centrada em uma proposta investigativa crítica sobre a realidade presente no cotidiano escolar. Fizemos uso da pesquisa qualitativa, analisando as políticas públicas e as representações que os agentes institucionais envolvidos têm construído a respeito das práticas, bem como suas contribuições e seus interesses para a formação humana. Como sustentação e embasamento teóricos, recorremos aos estudos de teóricos que se debruçaram sobre a temática etnorracial no ambiente escolar. As principais categorias de análise que lançaram luz e cientificidade ao nosso objeto de estudo foram: Ideologia, Políticas Públicas, Multiculturalismo e Interculturalidade, Racismo e Preconceito, Representações Sociais e Poder. No intuito de melhor compreender e investigar o espaço pesquisado, categorizamos os dados em: ambiência, vivência, limites e possibilidades. Constatamos que os limites estão centrados no racismo silenciado; na falta de divulgação da lei assim como na ausência de um curso de qualificação. Também as possibilidades de atendimento às normativas se mostraram promissoras nessa Instituição, quando muitos dos participantes demonstraram ter consciência da importância do tratamento da questão etnorracial na educação escolar. |
Abstract: | In the present thesis we investigate the challenges for the implementation of the Law Nº.10.639/03, in the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano, at the (IF Goiano - Campus Ceres). This law constitutes one of the affirmative action policies based on historical and social dimensions that seek to combat racism and prejudice affecting the black population in Brazil. We investigate if there are and what are the initiatives of school authorities for the promotion and recognition of actions for equality ethno-racial relations and the exercise of full citizenship. Taking into consideration the school routine, it is seen as a collective learning space, of respect and value of the differences; if the Political and Pedagogical Project presents possibilities and suggestions for the curriculum organization to be also taken from the point of view Afro-Brazilian, in which the construction process and approaches around learning are empowering of a perspective of anti-racist education. The unrest t driving us to the choice of theme ethno-racialism comes from the understanding that the school should be seen as a place of emancipation opportunities, which is only possible if it is capable of devising a political intervention that addresses an anti-discrimination pedagogy and evaluative ethno-racial specifics, that is, promoter of human emancipation. We´ve proved that 62% of students who are currently composing the IFGoiano Campus Ceres are black or afro-descendants. We´ve used a methodology centered on a investigative proposal critic of the present reality in everyday school life. We´ve made use of qualitative research, analyzing public policies and representations that institutional agents involved have built about the practices as well as their interests and their contributions to human development. As supporting and theoretical basis, we´ve used the theoretical studies that have looked into the issue in ethno-racial school environment. The main categories of analysis that makes this more scientific and the object of our study were: Ideology, Public Policy, Intercultural and Multicultural, Racism and Prejudice, Power and Social Representations. In order to better understand and investigate the space searched, we categorized the data in: environment, experiences, limits and possibilities. We concluded that the limits are centered on silent racism; lack of making the law public as well as the non existence of a qualification course. Also the possibilities of attending these norms seemed promising in this institution, where many of the participants have demonstrated awareness of the importance of addressing the issue in ethno-racial education. |
Palavras-chave: | Políticas de ações afirmativas Lei n. 10.639/03 Escola Educação etnorracial Diversidade Politics of affirmative action Law Nº 10.639/03 School Ethno-racial education Diversity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SANTOS, Maria Lícia dos. Desafios para a abordagem etnorracial no ambiente escolar. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/689 |
Data de defesa: | 22-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA LICIA DOS SANTOS.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.