Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Made Júnior-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee2Medeiros, Mara Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787986H9por
dc.contributor.referee3Baptista, Tadeu João Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9002864045147738por
dc.contributor.referee4Taffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:44Z-
dc.date.available2013-09-16-
dc.date.issued2013-04-09-
dc.identifier.citationMIRANDA, Made Júnior. THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/690-
dc.description.resumoEsta tese faz uma investigação de metodologias de ensino aplicadas a práticas desportivas de iniciação ao aprendizado de voleibol. O problema formulado quer saber se o voleibol pode ser ensinado e avaliado com base no ensino desenvolvimental proporcionando ações mentais importantes para o desenvolvimento do jogo e para a vida dos alunos. O objetivo geral da investigação foi a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental na aprendizagem esportiva, em particular a possibilidade da auto-avaliação dinâmica no voleibol. A metodologia utilizada buscou a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davídov (1930 1998), da teoria históricocultural de Lev Vygotsky (1896 1934) e da teoria da atividade de Alexei Leontiev (1903 1979) em atividades de iniciação ao voleibol para 22 estudantes com idades de 12 e 13 anos, matriculados numa escola pública estadual da cidade de Trindade (GO), por meio de um experimento didático formativo. A pesquisa consistiu na adoção de uma metodologia de auto-avaliação dinâmica, por parte dos alunos, como instrumento potencialmente formativo, ao associar o desempenho na execução de gestos técnicos do voleibol ao desenvolvimento de ações mentais por meio da formação de conceitos. A referida metodologia fundamentou-se no fato de que para a teoria de Davídov a apropriação da experiência humana social e historicamente desenvolvida, por meio da formação de conceitos de um determinado campo de conhecimento e da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, possibilita mudanças qualitativas nos alunos, reorganizando e enriquecendo sua atividade própria. Desse modo, buscou-se verificar, ao longo do experimento, o desenvolvimento dos alunos na apropriação, formação e generalização de conceitos, como base para a formação de ações mentais; a atuação dos procedimentos de auto-avaliação dinâmica no desenvolvimento ou reorganização de ações mentais; e, por fim, a análise das alterações nos conhecimentos e habilidades dos alunos na execução de gestos técnicos do voleibol. A análise dos dados mostrou que o ensino esportivo do voleibol pode ser desenvolvido pelos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental e que os procedimentos autoavaliativos dinâmicos constituem um processo potencialmente formativo das capacidades próprias de raciocínio e de desempenho de habilidades motoras dos alunos. Constatou-se, também, que a atuação dos motivos de professores e alunos na atividade de aprendizagem bem como dos fatores socioculturais envolvidos na situação de aprendizagem, exercem influência significativa nos resultados.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MADE JUNIOR MIRANDA.pdf: 3772629 bytes, checksum: 04bda20342f54a43f664b66bfeeab933 (MD5) Previous issue date: 2013-04-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3431/MADE%20JUNIOR%20MIRANDA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpor
dc.subjectEducação esportivapor
dc.subjectAprendizagem de voleibolpor
dc.subjectEnsino de voleibolpor
dc.subjectMetodologia do Ensino de Educação Físicapor
dc.subjectDevelopmental Educationeng
dc.subjectSport Educationeng
dc.subjectLearning Volleyballeng
dc.subjectVolleyball Teachingeng
dc.subjectMethodology of Teaching Physical Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.por
dc.title.alternativeTHE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MADE JUNIOR MIRANDA.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.