Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Eliézer Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520644086256844por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Joana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee1Ferreira, Deller James-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1646629818203057por
dc.contributor.referee2Cedro, Wellington Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078por
dc.contributor.referee3Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.contributor.referee4Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:47Z-
dc.date.available2013-10-16-
dc.date.issued2013-08-21-
dc.identifier.citationFARIA, Eliézer Marques. A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ALGORITMO.. 2013. 116 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/698-
dc.description.resumoA disciplina cujo conteúdo é Algoritmos pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno ao exigir que ele trabalhe algumas funções mentais superiores tais como: o raciocínio lógico, a abstração, a atenção voluntária, dentre outras. Para tanto, requer que ele desenvolva a leitura e compreensão de texto, a memória, a relação de conhecimentos anteriores para a resolução de problemas, dentre outras habilidades mentais. Por isso, a sua utilização vem sendo recomendada já a partir do ensino médio. Tanto o Algoritmo quanto o pensamento algorítmico vêm sendo aplicados nas mais diversas áreas de conhecimento (Psicologia, Medicina, Português, Computação, etc.). Apesar disso, o baixo nível de aprendizagem em Algoritmos é um problema que ocorre em nível mundial, inclusive no curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento, ofertado no Instituo Federal de Goiás, campus Goiânia. De uma maneira geral, os trabalhos e pesquisas realizados sobre a aprendizagem de Algoritmo apresentam soluções que passam pela concepção/construção de ferramentas informatizadas ou pela mudança da metodologia utilizada nas aulas. Acreditamos que se faz necessária a compreensão e a análise deste problema sob uma perspectiva embasada em uma teoria da aprendizagem, de forma a dar conta do processo como um todo, não se limitando aos aspectos empíricos advindos da formação precária dos professores e dos alunos. Para tanto, essa pesquisa foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky, considerando pontos como: a formação de conceitos, a Zona de Desenvolvimento Proximal e a Aprendizagem. A questão central desta pesquisa é: do ponto de vista da THC, qual é o papel do ensino e da aprendizagem de Algoritmos? Desta questão, toma-se por objetivo geral: Analisar o papel do ensino e da aprendizagem de Algoritmos sob a perspectiva da THC. Verificou-se que o baixo nível de aprendizagem de Algoritmo está relacionado com o papel atribuído à disciplina pelos sujeitos envolvidos nesse processo, quais sejam: o professor e os alunos. Logo, os resultados aferidos nesta pesquisa reafirmam a necessidade da mudança no paradigma construído nos moldes de uma educação instrumental.por
dc.description.abstractThe discipline whose content is algorithms can aid in cognitive development of the student by requiring him to work some higher mental functions such as logical reasoning, abstraction, voluntary attention, among others. To do so requires that he develop reading and text comprehension, memory, the relationship of prior knowledge to solve problems, among other mental abilities. Therefore, their use has been recommended as early as high school. Both the algorithm and the algorithmic thinking are being applied in many different areas of knowledge (Psychology, Medicine, Portuguese, Computer, etc.). Nevertheless, the low level of learning algorithms is a problem that occurs worldwide, including in the upper reaches of Technology in GIS, offered at the Federal Institute of Goiás, Goiânia campus. In general, the work and research carried out on the learning algorithm presented solutions through design/construction of computerized tools or by changing the methodology used in the classroom. We believe it is necessary to understand and analyze this problem from a perspective grounded in a theory of learning, in order to realize the whole process, not limited to the empirical aspects arising from poor training of teachers and students. Therefore, this research was based on Cultural-Historical Theory of Lev S. Vygotsky, considering aspects such as the formation of concepts, the Zone of Proximal Development and Learning. The central question of this research is: the point of view of THC, what is the role of teaching and learning algorithms? This question becomes general objective: To analyze the role of teaching and learning algorithms from the perspective of THC. It was found that the low level of learning algorithm is related to the role assigned to the subject by the subjects involved in this process, which are: the teacher and the students. Therefore, the results measured in this study reinforce the need for change in the paradigm modeled on an instrumental education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIEZER MARQUES FARIA.pdf: 1189777 bytes, checksum: 3b272bdc330a48f2bf2125ac34a9c20c (MD5) Previous issue date: 2013-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3437/ELIEZER%20MARQUES%20FARIA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlgoritmopor
dc.subjectAprendizagem de Algoritmopor
dc.subjectTeoria Histórico-culturalpor
dc.subjectFormação de Conceitospor
dc.subjectAlgorithmeng
dc.subjectLearning Algorithmeng
dc.subjectHistoric-Cultural Theoryeng
dc.subjectConcept Formationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ALGORITMO.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIEZER MARQUES FARIA.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.