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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/701
Tipo do documento: Tese
Título: CONCEPÇÕES DE CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA INDICADOS PELO PNLDEM/2012.
Autor: Carrijo, Alessandra da Silva 
Primeiro orientador: Zanata, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Schulz, Almiro
Segundo membro da banca: Palacios, José Gonzalo Armijos
Terceiro membro da banca: Baldino, José Maria
Quarto membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Resumo: Esta pesquisa abordou o tema da cidadania buscando esclarecer a seguinte questão: Que noção ou noções de cidadania está ou estão presentes nos livros didáticos de filosofia indicados para o Ensino Médio e em que medida ela(s) tem correspondência com a(s) noção(ões) de cidadania veiculada(s) pela legislação educacional vigente para a qual a formação para a cidadania se constitui uma das finalidades educativas? Em decorrência deste questionamento foram elaborados os seguintes objetivos específicos: a) Analisar algumas das teorias sociológicas e políticas que dão sustentação às noções de cidadania que coexistem hoje no plano teórico brasileiro; b) Identificar quais teorias sociais e políticas orientam e fundamentam a(s) noção(ões) de cidadania(s) presente(s) tanto na legislação educacional vigente (LDB 9.394/96, DCNEM e PCNEM) quanto nas teorias pedagógicas críticas; c) Investigar e categorizar quais temas/subtemas dos livros didáticos de filosofia veiculam noção(ões) de educação para a cidadania enquanto valor formativo e; d) Identificar as noções de cidadania presentes nos livros didáticos de filosofia indicados hoje pelo PNLD para o Ensino Médio. A pesquisa pautou-se nas contribuições teóricas de autores da filosofia que tem se destacado na pesquisa sobre o ensino desta disciplina como Alves (2002, 2003); Barbosa (2005); Danelon (2010); Fávero (2004); Gallo e Kohan (2000); Murcho (2008); assim como nos estudos sociológicos de Marshall (1969); Benevides (1996); Mondaini (2005); Saes (2000) Souki (2007); Paniago (2002); Galvão (2011) e nos estudos políticos de Bobbio (1983, 1992, 1994, 2000, 2001); Dagnino (1994); Silva e Pansiardi (2007); Silva (2009); Mouffe (1992, 1996, 1997, 2003); Coutinho (2005), entre outros, que nos auxiliaram na compreensão das noções de cidadania presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9.394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio/PCNEM e daquelas presentes nas propostas de ensino fundamentadas nas teorias educacionais críticas brasileiras. Sob a orientação desse referencial a pesquisa teve como procedimentos de coleta de dados a análise bibliográfica e documental e a análise de conteúdo para interpretação dos dados extraídos dos livros didáticos Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí (2012) e Filosofando Introdução à Filosofia, de Aranha e Martins (2009). A análise revelou que nestes livros predominam elementos que caracterizam a concepção de cidadania postulada pela esquerda democrática que a concebe como uma forma social onde todos podem participar do produto do conflito social. Para as autoras de ambos os livros analisados a união entre cidadania e democracia, direcionada para a realização dos demais direitos humanos, é uma ideia revolucionária e se constitui em importante instrumento de luta para a reorganização social. Também foram identificados elementos vinculados à concepção de cidadania postulada pela vertente comunitarista que defende o reconhecimento, a igualdade e a implementação de políticas identitárias.
Abstract: This research addressed the theme of citizenship searching to clarify the following question: That notion or notions of citizenship is or are present(s) in schoolbook of philosophy nominative for High School and to which extent it has have correspondence with the notion or notions of citizenship disseminated by the current educational legislation for which the formation for citizenship constitutes one of the educational goals? As result of this questioning were elaborated the following specific objectives: a) Examine some of the sociological theories and politics which sustain the notions of citizenship that exist today in the ambit political brazilian. b) Identify which social and political theories orient and underpin the notion or notions of citizenship present(s) both in current educational legislation (LDB 9.394/96, DCNEM e PCNEM) as critical pedagogical theories; c) Investigate and categorize what topics/subtopics of philosophy schoolbook convey notions of education for citizenship while formative value and; d) Identify the present notions of citizenship in schoolbook in philosophy indicated today by PNLD for High School. The research was based on the theoretical contributions of the authors of the philosophy that has excelled in research on the teaching of this discipline as Alves (2002, 2003); Barbosa (2005); Danelon (2010); Fávero (2004); Gallo e Kohan (2000); Murcho (2008); as well as in sociological studies of Marshall (1969); Benevides (1996); Mondaini (2005); Saes (2000) Souki (2007); Paniago (2002); Galvão (2011); and on political studies of Bobbio (1983, 1992, 1994, 2000, 2001); Dagnino (1994); Silva e Pansiardi (2007); Silva (2009); Mouffe (1992, 1996, 1997, 2003); Coutinho (2005), among others, who helped us in understanding the notions of citizenship present in the Law of Directives and Bases of National Education, LDB nº 9.394/96, National curricular directives for High School and National Curricular Parameters for High School /PCNEM and those present in the teaching approach based on critical educational theories Brazilian. Under the guidance of this referencial the research had the procedures for data collection the bibliographical and documental analysis and the content analysis for interpretation of data extracted from schoolbooks Iniciação à Filosofia, of Marilena Chauí (2012) and Filosofando Introdução à Filosofia, of Aranha e Martins (2009). The analysis revealed that in these books predominate elements that characterize the concept of citizenship postulated by democratic left which conceives it as a social form where everyone can participate of the product of social conflict. For the authors of both books analyzed the union between citizenship and democracy, directed toward the realization of other human rights, is a revolutionary idea and is an important tool in the fight for social reorganization. Were also identified elements related to concept of citizenship postulated by communitarianist who defends the recognition, the equality and the implementation of identity politics.
Palavras-chave: Cidadania
Ensino Médio
Educação e cidadania
Livro Didático
Filosofia
Citizenship
High School
Education and citizenship
Schoolbook
Philosophy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: CARRIJO, Alessandra da Silva. CONCEPÇÕES DE CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA INDICADOS PELO PNLDEM/2012.. 2013. 212 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/701
Data de defesa: 18-Sep-2013
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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