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Tipo do documento: Tese
Título: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS.
Autor: Ferreira, Valdivina Alves 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Silva, Veleida Anahi da
Segundo membro da banca: Cedro, Wellington Lima
Terceiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Quarto membro da banca: Zanata, Beatriz Aparecida
Resumo: Esta pesquisa parte de uma compreensão ancorada na fundamentação teórica históricocultural, segundo a qual a escola é o lugar privilegiado da formação de conceitos científicos pelos estudantes, sendo esta a forma de aprendizagem que melhor contribui para o seu desenvolvimento como ser humano integral. O problema central que se buscou esclarecer foi o que o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pensa acerca da formação de conceitos matemáticos pelos alunos e, em particular, do conceito de quantidade. Para tanto abordou-se a formação de conceitos, particularmente do conceito matemático de quantidade, com interesse teórico e prático voltado ao professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino que apresenta muitas insuficiências no ensino e na aprendizagem de matemática, expressas principalmente pelo baixo desempenho da maioria dos alunos nas várias avaliações escolares internas e externas. Pressupondo-se que um dos fatores que contribui para este problema está ligado à prática de ensino do professor e seu conhecimento sobre a formação de conceitos, as questões que se buscou esclarecer foram: que entendimento expressa o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da formação de conceitos pelo aluno? E sobre o conceito de quantidade? Como essa compreensão influencia a sua prática pedagógica? Utilizando-se do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, a pesquisa teve como objetivos: analisar que entendimento os professores expressam sobre o processo de formação de conceitos pelos alunos e sobre o conceito matemático de quantidade ; analisar as relações entre as concepções expressas e a forma como os professores organizam e atuam no ensino; identificar os fatores do contexto escolar que influenciam no ensino e aprendizagem dos alunos. Para investigar o problema foram realizadas duas etapas envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período de 2002 a 2012, com foco na formação de conceitos matemáticos. A pesquisa de campo envolveu sete escolas municipais da zona urbana de Goiânia, tendo como sujeitos professores efetivos dos anos iniciais que se encontravam ensinando matemática. A coleta de dados incluiu entrevistas com os sujeitos e observações das aulas de matemática. Na análise dos dados foram adotadas as orientações de Bogdan & Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando-se às seguintes categorias: o ensino para a formação de conceitos; o ensino do conceito de quantidade; a formação de conceitos e o conceito de quantidade: entendimento dos professores; concepção teórico-pedagógica dos professores; fatores que influenciam no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos revelam que: há um entendimento do processo de formação de conceitos intimamente relacionado à materialização da prática do professor; as ações de ensino permanecem voltadas ao conhecimento empírico; o ensino do conceito de quantidade como o conceito nuclear da matemática está ausente do entendimento do professor.
Palavras-chave: Ensino desenvolvimental
Formação de conceitos
Ensino de matemática
Didática
developmental education
training concepts
concept of quantity
Teaching Math
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: FERREIRA, Valdivina Alves. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS.. 2013. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/702
Data de defesa: 10-Set-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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