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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/702
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS. |
Autor: | Ferreira, Valdivina Alves |
Primeiro orientador: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Primeiro membro da banca: | Silva, Veleida Anahi da |
Segundo membro da banca: | Cedro, Wellington Lima |
Terceiro membro da banca: | Libâneo, José Carlos |
Quarto membro da banca: | Zanata, Beatriz Aparecida |
Resumo: | Esta pesquisa parte de uma compreensão ancorada na fundamentação teórica históricocultural, segundo a qual a escola é o lugar privilegiado da formação de conceitos científicos pelos estudantes, sendo esta a forma de aprendizagem que melhor contribui para o seu desenvolvimento como ser humano integral. O problema central que se buscou esclarecer foi o que o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pensa acerca da formação de conceitos matemáticos pelos alunos e, em particular, do conceito de quantidade. Para tanto abordou-se a formação de conceitos, particularmente do conceito matemático de quantidade, com interesse teórico e prático voltado ao professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino que apresenta muitas insuficiências no ensino e na aprendizagem de matemática, expressas principalmente pelo baixo desempenho da maioria dos alunos nas várias avaliações escolares internas e externas. Pressupondo-se que um dos fatores que contribui para este problema está ligado à prática de ensino do professor e seu conhecimento sobre a formação de conceitos, as questões que se buscou esclarecer foram: que entendimento expressa o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da formação de conceitos pelo aluno? E sobre o conceito de quantidade? Como essa compreensão influencia a sua prática pedagógica? Utilizando-se do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, a pesquisa teve como objetivos: analisar que entendimento os professores expressam sobre o processo de formação de conceitos pelos alunos e sobre o conceito matemático de quantidade ; analisar as relações entre as concepções expressas e a forma como os professores organizam e atuam no ensino; identificar os fatores do contexto escolar que influenciam no ensino e aprendizagem dos alunos. Para investigar o problema foram realizadas duas etapas envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período de 2002 a 2012, com foco na formação de conceitos matemáticos. A pesquisa de campo envolveu sete escolas municipais da zona urbana de Goiânia, tendo como sujeitos professores efetivos dos anos iniciais que se encontravam ensinando matemática. A coleta de dados incluiu entrevistas com os sujeitos e observações das aulas de matemática. Na análise dos dados foram adotadas as orientações de Bogdan & Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando-se às seguintes categorias: o ensino para a formação de conceitos; o ensino do conceito de quantidade; a formação de conceitos e o conceito de quantidade: entendimento dos professores; concepção teórico-pedagógica dos professores; fatores que influenciam no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos revelam que: há um entendimento do processo de formação de conceitos intimamente relacionado à materialização da prática do professor; as ações de ensino permanecem voltadas ao conhecimento empírico; o ensino do conceito de quantidade como o conceito nuclear da matemática está ausente do entendimento do professor. |
Palavras-chave: | Ensino desenvolvimental Formação de conceitos Ensino de matemática Didática developmental education training concepts concept of quantity Teaching Math |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Citação: | FERREIRA, Valdivina Alves. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS.. 2013. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/702 |
Data de defesa: | 10-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VALDIVINA ALVES FERREIRA.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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