???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/705
Tipo do documento: Tese
Título: A DIMENSÃO REGULATÓRIA DO ENADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO E NO CURRÍCULO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UEG.
Título(s) alternativo(s): THE REGULATORY DIMENSION OF ENADE ON THE ASSESSMENT OF HIGHER EDUCATION: IMPLICATIONS IN MANAGEMENT AND CURRICULUM COURSE ADMNISTRATION UEG.
Autor: Amaral, Elaine Abrahao 
Primeiro orientador: Araújo, Denise Silva
Primeiro membro da banca: Santos, Cristiano Alexandre dos
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Terceiro membro da banca: Assis, Lúcia Maria de
Quarto membro da banca: Ventura, Paulo Roberto Veloso
Resumo: A pesquisa objetiva contribuir para a efetividade e avanço da área de avaliação do ensino superior, tanto das IES públicas, quanto das privadas. Para tanto, lança seu o olhar para o cerne da avaliação institucional de uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Anápolis- Goiás, para levantar a seguinte questão problema: quais as contradições presentes na gestão educacional e em outras condições objetivas, que influenciaram no desempenho do Curso de Administração da unidade pesquisada e que contribuíram para diferenciá-la nos resultados obtidos no Ciclo Avaliativo do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2006 e 2009. O método dialético apresenta-se como opção metodológica desta pesquisa e, por isso, estão presentes neste estudo as seguintes categorias de análise: a totalidade da avaliação do ensino superior no contexto da expansão do neoliberalismo no Brasil; a práxis utilitarista do ensino superior brasileiro; o fetiche da avaliação da Educação Superior; e também, as categorias competência; competitividade/rankeamento; empregabilidade e inovação regulatória, que foram suscitadas em meio à pesquisa de campo. O referencial teórico desta pesquisa se embasa principalmente, nos estudos dos seguintes autores: Barreyro e Rothen, (2006,2008); Bourdieu (1930-2002); Ramos (2002); Sander (2007); Teregi (1996); Veiga (2003). A pesquisa foi conduzida por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram analisados os seguintes documentos da UEG: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2010-2014); documentos relacionados à participação do curso nos Exame Nacional de Curso (ENC) e nos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (Enades) (2006 e 2009). Entre os documentos que foram consultados online, tanto no site institucional da UEG, quanto no site do INEP/MEC estão: o Relatório da IES nos Enades 2006 e 2009, a matriz curricular de quatro anos do curso de Administração, ementas, o histórico do curso, os planos de curso das disciplinas ofertadas na matriz curricular pesquisada, os relatórios da avaliação institucional concernentes aos resultados da autoavaliação e avaliação externa obtidos nos Enades 2006 e 2009, o Regulamento do Estágio Curricular e o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Palavras-chave: Avaliação da Educação Superior, Enade
Regulação
Currículo com base em competência
Evaluation of Higher Education, Enade
Regulation
Competency-based curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: AMARAL, Elaine Abrahao. THE REGULATORY DIMENSION OF ENADE ON THE ASSESSMENT OF HIGHER EDUCATION: IMPLICATIONS IN MANAGEMENT AND CURRICULUM COURSE ADMNISTRATION UEG.. 2013. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/705
Data de defesa: 17-Sep-2013
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE ABRAHAO AMARAL.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.