Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Elaine Abrahao-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3807637614401693por
dc.contributor.advisor1Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee1Santos, Cristiano Alexandre dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4747249Y9por
dc.contributor.referee2Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee3Assis, Lúcia Maria de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3762461583276086por
dc.contributor.referee4Ventura, Paulo Roberto Veloso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:51Z-
dc.date.available2014-04-14-
dc.date.issued2013-09-17-
dc.identifier.citationAMARAL, Elaine Abrahao. THE REGULATORY DIMENSION OF ENADE ON THE ASSESSMENT OF HIGHER EDUCATION: IMPLICATIONS IN MANAGEMENT AND CURRICULUM COURSE ADMNISTRATION UEG.. 2013. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/705-
dc.description.resumoA pesquisa objetiva contribuir para a efetividade e avanço da área de avaliação do ensino superior, tanto das IES públicas, quanto das privadas. Para tanto, lança seu o olhar para o cerne da avaliação institucional de uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Anápolis- Goiás, para levantar a seguinte questão problema: quais as contradições presentes na gestão educacional e em outras condições objetivas, que influenciaram no desempenho do Curso de Administração da unidade pesquisada e que contribuíram para diferenciá-la nos resultados obtidos no Ciclo Avaliativo do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2006 e 2009. O método dialético apresenta-se como opção metodológica desta pesquisa e, por isso, estão presentes neste estudo as seguintes categorias de análise: a totalidade da avaliação do ensino superior no contexto da expansão do neoliberalismo no Brasil; a práxis utilitarista do ensino superior brasileiro; o fetiche da avaliação da Educação Superior; e também, as categorias competência; competitividade/rankeamento; empregabilidade e inovação regulatória, que foram suscitadas em meio à pesquisa de campo. O referencial teórico desta pesquisa se embasa principalmente, nos estudos dos seguintes autores: Barreyro e Rothen, (2006,2008); Bourdieu (1930-2002); Ramos (2002); Sander (2007); Teregi (1996); Veiga (2003). A pesquisa foi conduzida por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram analisados os seguintes documentos da UEG: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2010-2014); documentos relacionados à participação do curso nos Exame Nacional de Curso (ENC) e nos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (Enades) (2006 e 2009). Entre os documentos que foram consultados online, tanto no site institucional da UEG, quanto no site do INEP/MEC estão: o Relatório da IES nos Enades 2006 e 2009, a matriz curricular de quatro anos do curso de Administração, ementas, o histórico do curso, os planos de curso das disciplinas ofertadas na matriz curricular pesquisada, os relatórios da avaliação institucional concernentes aos resultados da autoavaliação e avaliação externa obtidos nos Enades 2006 e 2009, o Regulamento do Estágio Curricular e o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELAINE ABRAHAO AMARAL.pdf: 3477288 bytes, checksum: cccb24c3eecb55bd11ad8d8d1272b16d (MD5) Previous issue date: 2013-09-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3435/ELAINE%20ABRAHAO%20AMARAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da Educação Superior, Enadepor
dc.subjectRegulaçãopor
dc.subjectCurrículo com base em competênciapor
dc.subjectEvaluation of Higher Education, Enadeeng
dc.subjectRegulationeng
dc.subjectCompetency-based curriculumeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA DIMENSÃO REGULATÓRIA DO ENADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO E NO CURRÍCULO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UEG.por
dc.title.alternativeTHE REGULATORY DIMENSION OF ENADE ON THE ASSESSMENT OF HIGHER EDUCATION: IMPLICATIONS IN MANAGEMENT AND CURRICULUM COURSE ADMNISTRATION UEG.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE ABRAHAO AMARAL.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.