???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/712
Tipo do documento: Tese
Título: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA ONLINE.
Título(s) alternativo(s): ELEMENTS OF PEDAGOGICAL WORK IN TEACHING ONLINE.
Autor: Araújo, Cláudia Helena dos Santos 
Primeiro orientador: Peixoto, Joana
Primeiro membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Segundo membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Terceiro membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Quarto membro da banca: Paniago, Maria Cristina Lima
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a docência online, compreendida sob três vertentes que se complementam na orientação da educação a distância (EAD): as políticas públicas educacionais brasileiras em confluência com a economia internacional e a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC); as tendências à industrialização que se articulam em suas dimensões política e pedagógica; as ações pedagógicas nas práticas docentes online. Para além da obviedade corrente que caracteriza como singular da docência online a utilização de recursos tecnológicos e midiáticos, nesta pesquisa considera-se a docência online a partir dos elementos constitutivos do trabalho pedagógico objetivos, conteúdos, métodos e formas de organização do ensino buscando esclarecer a questão central: de que forma os elementos constitutivos do trabalho pedagógico se configuram na docência online? O objetivo geral foi caracterizar e analisar os elementos que se configuram como constitutivos do trabalho pedagógico na EAD com recurso à mediação de tecnologias digitais. Quanto aos conceitos didático-pedagógicos, a pesquisa foi fundamentada na teoria histórico-cultural, com apoio principalmente em Vygotsky, Davydov, Leontiev, Engestrom, Libâneo, entre outros. Quanto às tecnologias educacionais e educação a distância, buscou-se apoio principalmente na abordagem instrumental proposta por Rabardel e também em conceitos de Toschi, Belloni, Peixoto. De natureza qualitativa e de caráter exploratório, a pesquisa foi realizada em duas etapas: a de revisão bibliográfica, abrangendo o período de 2006 a 2011; e a pesquisa de campo, que consistiu na criação, planejamento e realização de um curso a distância intitulado Docência Online , oferecido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a fim de se caracterizar e analisar quais os elementos que se configuram como constitutivos do trabalho pedagógico na docência online. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas e a observação do desenvolvimento do curso. A análise dos dados consistiu em identificar e caracterizar os elementos do trabalho pedagógico no curso. A revisão bibliográfica revelou que as pesquisas sobre esse tema no meio acadêmico brasileiro prevalecem centradas nos usos das tecnologias e nos recursos que elas oferecem, com acentuado foco tecnológico e redução do foco pedagógico. Os dados da pesquisa empírica mostram que os elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online não se distinguem daqueles que caracterizam a docência presencial, uma vez que ambas apresentam as mesmas exigências de natureza pedagógica e didática, sobretudo quanto ao caráter mediado e interativo do processo ensino-aprendizagem. Recaem sobre a educação online problemas, dificuldades e limitações, semelhantes àquelas que se encontra na educação presencial, sobretudo no que se refere à formação teórica do professor e à interferência de questões históricas e socioculturais no processo de aprendizagem dos alunos. Destaca-se, entretanto, que na educação online se torna mais acentuada a fragmentação do trabalho docente e a ausência de referência teórica pedagógica para fundamentação do trabalho do professor. Os resultados concluídos a partir da análise do trabalho pedagógico realizado no curso Docência Online permitiu inferir que a educação online não se distingue da educação presencial sem a mediação de tecnologias digitais no que diz respeito ao paradoxo entre a pedagogia e a didática.
Abstract: This research aims to study online teaching, understood from three aspects that complement the guidance of distance education (DE): Brazilian educational policies in confluence with the international economy and the evolution of information and communication technologies (ICT); trends toward industrialization that articulate in their political and pedagogical dimensions; the pedagogical practices in online teaching practices. Beyond the current truism characterized as the unique online teaching the use of technology and media resources, this research considers the online teaching from the constituent elements of the pedagogical work - objectives, contents, methods and forms of organization of teaching - seeking clarify the central question: how the elements of the pedagogical work are configured in online teaching? The general objective was to characterize and analyze the elements which act as constitutive of pedagogical work on DE through mediation of digital technologies. As for didactic and pedagogical concepts, the research was based on the historical-cultural theory, supported mainly Vygotsky, Davydov, Leontiev, Engestrom, Libâneo and others. Regarding educational technologies and distance education, we sought support mainly instrumental approach proposed by Rabardel and also concepts of Toschi, Belloni and Peixoto. Qualitative and exploratory nature, the study was conducted in two stages: a literature review covering the period 2006-2011; and fieldwork, which consisted in the creation, planning and implementation of a distance learning course entitled "Teaching Online", offered in a virtual learning environment (VLE), in order to characterize and analyze what elements are configured as constitutive pedagogical work in online teaching. The instruments of data collection were interviews and observation of the development of the course. The data analysis was to identify and characterize elements of the pedagogical work in progress. The literature review revealed that research on this topic in the Brazilian academy prevail focused on the uses of technology and the features they offer, with strong technological focus and reducing the pedagogical focus. The data from empirical research show that the elements of the pedagogical work in online teaching are indistinguishable from those that characterize classroom teaching, since both have the same requirements of pedagogical and didactic nature, especially as mediated and the interactive nature of the teaching-learning. Fall on online education problems, difficulties and limitations, similar to those found on regular education, especially in regard to the theoretical background of the teacher and the interference of historical and socio-cultural issues in the learning process of students. It is noteworthy, however, that the online education becomes more pronounced fragmentation of teaching and the lack of educational reference for theoretical basis of the work of the teacher. The results concluded from the analysis of the pedagogical work in course Online Teaching allowed to infer that online education is no distinguish from regular education without the mediation of digital technologies with regard to the paradox between pedagogy and didactics.
Palavras-chave: EAD
Docência Online
Educação e Tecnologia
Trabalho pedagógico
Teoria histórico-cultural
Abordagem instrumental
DE
Teaching Online
Education and Technology
Pedagogical work
Historicalcultural theory
Instrumental approach
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. ELEMENTS OF PEDAGOGICAL WORK IN TEACHING ONLINE.. 2014. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/712
Data de defesa: 12-Aug-2014
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIA HELENA DOS SANTOS ARAUJO.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.