Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Leonor Paniago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492462708312892por
dc.contributor.advisor1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee1Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee2Costa, Vanderlei Balbino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9675106511430204por
dc.contributor.referee3Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623por
dc.contributor.referee4Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:54Z-
dc.date.available2014-11-17-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.citationROCHA, Leonor Paniago. POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PERIÓDICO CIENTÍFICO BRASILEIRO (2008-2012).. 2014. 189 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/714-
dc.description.resumoA presente tese apresenta os estudos realizados no projeto de pesquisa intitulado As políticas educacionais de inclusão escolar das pessoas com deficiência em periódico científico brasileiro (2008-2012), realizado no Programa de Pós Graduação - Doutorado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Teve por objetivo refletir sobre as políticas educacionais para as pessoas com deficiência, a partir da análise de artigos científicos publicados em um periódico nacional, entre os anos de 2008 a 2012. O presente estudo se constitui em uma pesquisa realizada com base no método materialista histórico dialético, numa abordagem qualitativa, teórico-bibliográfica, na modalidade Estado do Conhecimento. Seu objetivo foi realizar o mapeamento e a meta-análise da produção sobre políticas educacionais de inclusão escolar da pessoa com deficiência, que consta na Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Este estudo permitiu conhecer os temas mais discutidos por essa revista nesse período; os pesquisadores que mais contribuíram nessas discussões; a origem desses pesquisadores; os teóricos que fundamentaram seus estudos; os tipos de textos e de pesquisas realizadas; as temáticas mais estudadas e os principais resultados encontrados. O referencial teórico-metodológico, para realizar a análise de conteúdos dos artigos selecionados, ancorou-se em: Bardin (2009), Brzezinsk (2006), Bueno (2006), Mendes (2006), dentre outros. No conjunto de artigos que tratam da inclusão escolar das pessoas com deficiência, independente do enfoque dado por esses, foram as leis, as ações do governo, a formação dos professores, o estranhamento, o assistencialismo e as avaliações que se sobressaíram às discussões e fizeram emergir as categorias: inclusão escolar e políticas educacionais. Nessa primeira categoria encontram-se os fatores intervenientes no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência tais como: a falta de acessibilidade, as representações docentes e a formação de professores. Na segunda, estão as leis, decretos, políticas educacionais e ações governamentais que também intervêm no processo de inclusão escolar desses alunos. O estudo permitiu inferir que o principal problema da inclusão escolar das pessoas com deficiência centra-se no fato de que o País não possui um sistema nacional de educação que agregue as políticas educacionais, os programas e as ações governamentais, que dê conta de consolidar a educação como direito social, a democratização da gestão, o acesso e a garantia da permanência de crianças, jovens e adultos nas instituições de ensino brasileiras e o respeito à diversidade. Concluiu-se que não há inclusão escolar da pessoa com deficiência porque não se tem uma sociedade inclusiva, porque o modo de produção da vida material exclui parte da população dos bens produzidos socialmente e a educação é um desses bens.por
dc.description.abstractThis current thesis presents studies done in the research project entitled The educational policies of school inclusion of people with disabilities in brazilian scientific journal (2008-2012) , held at the Graduate Program - Doctorate in Education at the Pontifical Catholic University of Goias. It aimed to show the educational policies for those people with disabilities, based on the analysis of scientific articles published in a national journal, between the years 2008-2012. This study constitutes a research based on dialectical historical materialist method, a qualitative, theoretical and literature approach, in the modality State of Knowledge. It was performed the mapping and meta-analysis of the literature on educational policies of school inclusion of people with disabilities, which appears in the Journal of Special Education, Federal University of Santa Maria - RS. This study allowed to identify the most discussed topics by this magazine in this period, also it allowed to be in touch with researchers who had contributed to these discussions, the origin of these researchers, the theorists who based their studies on, the types of texts and surveys carried out, with the most studied topics and the main results. The theoretical and methodological referencial to perform content analysis of the selected articles based on: Bardin (1977), Brzezinsk (2006), Bueno (2006), Mendes (2006), among others. On the set of articles dealing with educational inclusion of people with disabilities, regardless the approach for these data were the laws, government actions for teacher formation, the strangeness, the welfare and ratings that stood to the discussions and did emerge categories: school enrollment and educational policies. In the first category, we can find factors involved in the school inclusion of students with disabilities such as process: lack of accessibility, representations teachers and teacher formation. In the second, we can find the laws, decrees, educational policies and government actions which also involved in the school inclusion process of these students. The study can be able to allow us to infer that the main problem of educational inclusion of people with disabilities is the fact that the country (Brazil) does not have a national education system which adds educational policies, programs and government actions which take into account of consolidating education as a social right, the democratization of management, access and guarantee the permanence of children, youth and adults in the Brazilian educational institutions and respect for all diversity. In conclusion, there is no school inclusion of people with disabilities because we do not have an inclusive society, also the mode of production of material life erases part of the population of socially produced goods and education is unfortunately one of those goods.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEONOR PANIAGO ROCHA.pdf: 1315497 bytes, checksum: 3634a2b2cbe2c0e5cb5d7947b3fc8048 (MD5) Previous issue date: 2014-02-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3457/LEONOR%20PANIAGO%20ROCHA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectEstado do Conhecimentopor
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectSchool Inclusioneng
dc.subjectState of Knowledgeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePOLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PERIÓDICO CIENTÍFICO BRASILEIRO (2008-2012).por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONOR PANIAGO ROCHA.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.