Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/717
Tipo do documento: Tese
Título: EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO.
Autor: Cavalcante, Cláudia Valente 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de
Segundo membro da banca: Queiroz, Joao Batista Pereira de
Terceiro membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Quarto membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo principal compreender as estratégias de acesso e permanência de jovens beneficiários das políticas de cotas, bem como suas redes de sociabilidade, os sentidos a elas atribuídos e suas perspectivas de futuro. As políticas de cotas, como uma das formas de política de ação afirmativa, reivindicadas pelo Movimento Negro, foram implementadas em algumas universidades públicas estaduais em 2002 e tornaram-se lei em 2012. A adoção dessa política tem possibilitado o acesso de grupos historicamente excluídos do ensino superior, como os negros, indígenas e estudantes de escola pública. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários e realização de entrevista com dez jovens dos cinco cursos de alta seletividade na Universidade Estadual de Goiás e na Universidade Federal de Goiás. As entrevistas e os questionários possibilitaram uma análise da origem social, da trajetória de vida e da construção de redes de sociabilidade dos jovens. Os resultados apontam que, para obterem acesso à universidade, os jovens construíram novas redes sociais, tiveram pequenos investimentos escolares por parte das famílias, apreenderam o sentido prático do vestibular e aumentaram o capital escolar e informacional por meio de cursinhos. Quanto à permanência material e simbólica, foram identificados quatro tipos de estratégias utilizadas: estratégia de desempenho acadêmico, de enfrentamento, de polarização (SANTOS, 2009) e de asserção. Também se pesquisaram os sentidos que atribuem ao sistema de cotas e ao termo cotista. Para os jovens, o sistema de cotas significa uma possibilidade de entrada na universidade mais rápido e ser cotista é uma atribuição positiva. Quanto às perspectivas de futuro, os jovens apresentam três tendências: uma voltada para a docência universitária, uma incerteza quanto à entrada no mercado de trabalho e uma mudança do cursus acadêmico. O estudo possibilitou apreender como os jovens vivenciam sua condição de estudante de cotas e como constroem sua permanência e suas perspectivas de futuro baseados na trajetória acadêmica e nas condições materiais de existência. Evidenciou-se, também, que a permanência nos cursos de alta demanda é mais de caráter individual que coletivo ou institucional.
Palavras-chave: Educação Superior
Política de Cotas
Jovens
UEG
UFG
Higher Education
Quota Policy
Youth
UEG
UFG
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: CAVALCANTE, Cláudia Valente. EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO.. 2014. 215 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/717
Data de defesa: 5-Set-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.