Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/723
Tipo do documento: | Tese |
Título: | FORMAÇÃO DE CONCEITOS: promovendo mudanças qualitativas no processo ensino e aprendizagem. |
Autor: | Santos, Jussara Resende Costa |
Primeiro orientador: | Libâneo, José Carlos |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Segundo membro da banca: | Siqueira, Romilson Martins |
Terceiro membro da banca: | Melo, Keila Matida de |
Quarto membro da banca: | Limonta, Sandra Valéria |
Resumo: | Esta pesquisa teve como tema geral questões do planejamento e desenvolvimento de formação continuada de professores relacionadas a formação de conceitos para promover mudanças qualitativas no processo ensino e aprendizagem. A investigação consistiu da realização de experimento didáticoformativo durante um semestre letivo numa classe de 3º ano do ensino fundamental, em que foi posta em prática planos de ensino com base em princípios da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental. Foram, também, objetos de investigação atividades de diagnóstico das práticas de professores alfabetizadores vigentes na escola e a realização de um curso para os professores alfabetizadores da escola, planejados previamente em função da realização do experimento. O interesse pelo tema decorreu da necessidade de tomada de decisões, no contexto real de uma escola, sobre quais ações de formação continuada de professores seriam mais eficazes para promover mudanças qualitativas no seu trabalho, com repercussão nos modos de apropriação na formação de conceitos. Os sujeitos da pesquisa foram onze professoras alfabetizadoras de uma escola da rede privada de ensino de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais e uma dessas professoras, que foi observada em sua atuação em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a) diagnóstico das práticas de duas professoras em duas turmas, uma do 1º ano e outra do 2º ano; b) realização do curso de formação continuada ao grupo de professoras; c) acompanhamento do trabalho de uma professora participante do curso numa turma de 3º ano, por meio de experimento didáticoformativo, visando observar mudanças em suas práticas. Os dados foram coletados por meio de observações e filmagens de todas as aulas do curso de formação e das aulas desenvolvidas pela professora, de entrevistas semiestruturadas e questionários. Após a análise dos dados, e consideradas algumas limitações no processo da pesquisa, foram extraídos alguns relevantes resultados: a) um diagnóstico inicial das dificuldades dos professores, feito com sua própria participação, possibilita ações mais focadas nas necessidades formativas; b) o curso de formação com as professoras no sentido de intervenções na formação de ações mentais das professoras revelou-se eficaz na promoção de mudanças qualitativas no trabalho; c) o experimento mostrou-se eficaz no aprimoramento profissional da professora e no desenvolvimento dos processos psíquicos das crianças, atuando, também, positivamente, no desenvolvimento pessoal e profissional dos demais pesquisadores envolvidos. |
Abstract: | This research had as general theme issues of planning and development of continuing education related to teachers training concepts to promote qualitative changes in the teaching and learning. The research consisted of conducting didactic-formative experiment during one semester in a class of 3rd year of primary school, which was put into practice teaching plans based on principles of culturalhistorical theory and teaching of developmental theory. Were also research activities of diagnosis objects of literacy teachers practices prevailing in school and conducting a course for literacy school teachers, previously planned depending on the experiment. Interest in the subject arose from the need for decision-making in the real context of a school, on which continued training activities of teachers would be more effective to promote qualitative changes in their work, with repercussions on modes of appropriation in the formation of concepts. The subjects were eleven literacy teachers of a school private school system of a city in the state of Minas Gerais and one of those teachers who was seen in his performance in the classroom. The research was conducted in three stages: a) diagnosis of the practices of two teachers in two classes, one of the 1st year and 2nd year another; b) completion of the continuing education course to a group of teachers; c) supervising the work of a participating teacher of the course in a 3rd class year, through didactic-formative experiment, aiming to observe changes in their practices. Data were collected through observations and footage of all course lectures and training classes developed by the teacher, semi-structured interviews and questionnaires. After analyzing the data, and found some limitations in the research process, some results were extracted relevant: a) an initial diagnosis of the difficulties of teachers, made with their own participation, enables more actions focused on training needs; b) the training course with the teachers towards interventions in the formation of mental actions of the teachers has proved effective in promoting qualitative changes at work; c) the experiment was effective in the professional development of the teacher and the development of mental processes of children, acting also positively on the personal and professional development of other researchers involved. |
Palavras-chave: | Formação de conceitos formação continuada de professores teoria histórico-cultural ensino desenvolvimental experimento didático-formativo Concept formation continuing education of teachers historical and cultural theory developmental education didactic-formative experiment |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Citação: | SANTOS, Jussara Resende Costa. FORMAÇÃO DE CONCEITOS: promovendo mudanças qualitativas no processo ensino e aprendizagem.. 2014. 221 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/723 |
Data de defesa: | 28-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUSSARA RESENDE COSTA SANTOS.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.