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Tipo do documento: Tese
Título: CORPO E PERCEPÇÕES NO ESPECTRO AUTISTA.
Autor: Freitas, Ana Beatriz Machado de 
Primeiro orientador: Roure, Glacy Queirós de
Primeiro membro da banca: Zanini, Claudia Regina de Oliveira
Segundo membro da banca: Bezerra, Cláudia Santos Gonçalves Barreto
Terceiro membro da banca: Procópio, Leandra Vaz Fernandes Catalino
Quarto membro da banca: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Resumo: A proposta desta tese insere-se na compreensão de que pessoas com algum tipo de comprometimento sensorial - entre elas, as pessoas com espectro do autismo - percebem o mundo de forma qualitativamente diferenciada. Todavia, o conhecimento e a relevância da dimensão perceptiva pouco são destacados na Educação, mesmo nos estudos e formações pedagógicas concernentes à Educação Especial. Este estudo objetiva desvelar modos de percepção característicos do espectro autista, predominantemente a partir da perspectiva de quem o apresenta, ou seja, pelo viés da existência. Compõe-se de um estudo bibliográfico que abrange quatro capítulos. O primeiro vai ao universo da Educação Especial e traz as concepções de desenvolvimento humano que tradicionalmente nortearam esse campo e a relevância dos princípios da nova defectologia defendidos por L.S. Vygotsky. Constata-se que à corporeidade é ainda conferido pouco destaque, para além do viés organicista. O segundo capítulo detém-se nos estudos sobre percepção nas condições de deficiência ou alterações sensoriais discorridos sob o referencial fenomenológico do filósofo Maurice Merleau-Ponty, que ressalta a imprescindibilidade do corpo no fenômeno do perceber. O terceiro capítulo abarca o espectro autista na literatura científica: as divergências sobre as (in)determinações na etiologia e nas propostas de intervenção. Acena-se a possibilidade de leitura do espectro a partir de um olhar fenomenológico. O quarto capítulo é centrado em autorrelatos de pessoas com espectro autista, principalmente os da bibliografia de Temple Grandin, no que concerne a descrições relativas ao corpo no perceber. São destacados dois subtemas: vias sensoriais e corpo; e corporeidade e pensamento. Os testemunhos referentes a esses subtemas são trazidos ao diálogo com a perspectiva fenomenológica, especialmente com a obra de Merleau-Ponty, que confere principal subsídio à leitura teórica que se empreende. Metodologicamente a tese busca, em seu percurso, fidelidade aos princípios da fenomenologia, no compromisso de tentar desvelar o fenômeno a partir da maneira como ele se apresenta e suscita contínuas interrogações à pesquisadora sobre aspectos ainda não refletidos e, por isso, postos em diálogo com a fundamentação teórica até que o qualitativo do proposto à investigação se apresente em essência. No presente trabalho sobressai a dimensão do corpo próprio como essencial na compreensão dos modos de perceber do espectro autista e de suas possibilidades - impossibilidades de relação com o mundo. A dificuldade de auto-organização do corpo como esquema (unidade) que se faz sentido, intenção e estética comunicante dificuldade acentuada pela assincronia entre as vias sensoriais repercute no habitar do corpo no mundo, na percepção - leitura dessa mesma unidade de sentido no outro e nas situações vividas. Por conseguinte, repercute no qualitativo das interações.
Abstract: This thesis understands that people with sensory impairments - including people with autism spectrum disorder - perceive the world in a qualitatively different way. However, the knowledge and the relevance of the perceptual dimension are little highlighted in the education area, even in studies and pedagogical training concerning Special Education. This study aims at investigating insights related to the autistic spectrum, primarily from the autistic people s perspective, that is, through living experience. This is a bibliographic review comprising four chapters. The first chapter discusses the pecial education presenting ideas on human development typically found in this field as well as their relevance according to L.S. Vygotsky s defectology principles. We learned that little emphasis is placed on its corporeal nature extrapolating its organic property. The second chapter focuses on studies about the perception over sensorial alterations or deficiencies in light of Maurice Merleau-Ponty s phenomenology references, to whom the body is intrinsically linked to the phenomenon of perception. The third chapter describes the autistic spectrum in scientific literature: clashing ideas regarding the (in)determinations in etiology and intervention alternatives. We contemplate the possibility of reading such spectrum from a phenomenological outlook. The fourth chapter centers around testimonies from people with autism spectrum disorder, mostly those stemming from Temple Grandin s biography regarding corporeal descriptions of perception. Two sub-themes surface: sensorial pathways and the body; corporeality and thinking. The testimonies related to these sub-themes are analyzed in light of the phenomenological perspective, with special attention to Merleau-Ponty s work, which corroborates our study. Our study, methodologically speaking, is faithful to the phenomenology principles in an attempt to understand the phenomenon from its manifestation bringing about endless issues regarding unreflected aspects, and, thus, enabling theory- based discussion that leads to its proposed essence. The present study highlights the dimension of one s own body as a key element to understand the perception of the autistic spectrum as well as its possibilities - impossibilities towards the world. Body s self-organization problems, i.e., concerning the body schema (as a unit) which expresses itself as meaning, intention, aesthetics and communication a difficulty intensified by asynchrony among sensory pathways - affects the body s inhabitation of the world, the perception - reading of this same unit in the others and in living situations. Therefore, it affects the quality of the interactions.
Palavras-chave: Fenomenologia
Percepção
Educação Especial
Corpo
Autismo
Phenomenology
Perception
Special Education
Body
Autism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: FREITAS, Ana Beatriz Machado de. CORPO E PERCEPÇÕES NO ESPECTRO AUTISTA.. 2015. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/725
Data de defesa: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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