Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChagas, Flomar Ambrosina Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700399Z4por
dc.contributor.advisor1Ternes, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9por
dc.contributor.referee1Almeida, Fábio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543790024810464por
dc.contributor.referee2Nepomuceno, Maria de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6por
dc.contributor.referee3Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.contributor.referee4Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792609309040808por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:45:14Z-
dc.date.available2015-01-28-
dc.date.issued2010-09-09-
dc.identifier.citationCHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. A Idade do Livro e o Silêncio da Biblioteca. 2010. 253 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/742-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e as funções da biblioteca ao longo do tempo e verificar como a produção de verdades atua no campo da educação, evidenciando que a biblioteca, como produto social, também se encontra permeada por relações de poder e ainda, compreender a dimensão poética do conhecer. Apresenta a constituição das bibliotecas, dos saberes, das verdades, em diferentes épocas: na Renascença, na Antiguidade, na Idade Clássica e na Modernidade. Para não correr o risco de se perder no tempo e pelo esquecimento, apresentam-se em diferentes momentos históricos, suportes para abrigar e conservar os ditos, que foram escritos em: barro, pedra, metal, madeira, pele, papiro, pergaminho, papel e virtual. Buscou também analisar o funcionamento da escola diante da sociedade politicamente passiva (panótica), para o qual Foucault instiga ao intelectual (educadora e educador) a resistir às verdades prescritas, pois elas têm prazo de validade. E por meio da linguagem, dar voz à biblioteca que durante muito tempo foi e ainda é renegada ao silêncio, biblioteca esta que é o espaço do conhecimento científico e poético (vertente quase silenciada pelas teorias aplicadas no âmbito escolar). A biblioteca como possibilidade de descoberta tem sido um lugar sem vida. Ao interrogar se as bibliotecas, especialmente as bibliotecas públicas, contribuem para a formação de leitores e leitoras o presente estudo trouxe à tona, uma afirmativa desanimadora, ou melhor, uma negativa. Como num tripé, o suporte teórico, veio principalmente das obras de Bachelard, de Chartier e de Foucault.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the concepts and the functions of the library over time and to verify how the production of truths operates in the field of education, showing that the library, as a social product, is also pervaded by power relations and, to understand the poetic dimension of knowing. It presents the formation of the libraries, of the knowledge, of the truths, at different times: in the Renaissance, in the antiquity, in the Classical Era and in the Modernity. To avoid the risk of being lost in time and by the forgetfulness, brackets to house and preserve the sayings that were written in clay, stone, metal, wood, leather, papyrus, parchment, paper and virtual are presented in different historical period. It is also examined the functioning of the school towards politically passive society (panoptic), for which Foucault instigates the intellectual (the educator) to resist the prescribed truths because they have expiration dates. And through language, it gives voice to the library that has long been and is still denied to silence. The library is the space of scientific and poetic knowledge (slope almost silenced by the theories applied in the school). The library as a possibility of discovery has been a place devoid of life. When it is asked whether the libraries, especially the public ones, contribute to the formation of male and female readers, this study brought to light, a discouraged affirmative, alias, a negative. Like in a tripod, the theoretical support came primarily from the works of Bachelard, Chartier and Foucault.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:45:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLOMAR AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS.pdf: 1530429 bytes, checksum: 9422b5af4e2f925f2b31a78686b58a17 (MD5) Previous issue date: 2010-09-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3525/FLOMAR%20AMBROSINA%20OLIVEIRA%20CHAGAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbibliotecapor
dc.subjectleiturapor
dc.subjectconhecimentopor
dc.subjectverdadespor
dc.subjectsilênciopor
dc.subjectdevaneiopor
dc.subjectlibraryeng
dc.subjectreadingeng
dc.subjectknowledgeeng
dc.subjecttruthseng
dc.subjectsilenceeng
dc.subjectreverieeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Idade do Livro e o Silêncio da Bibliotecapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLOMAR AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.