Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/743
Tipo do documento: Tese
Título: A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
Autor: Moura, Juçara Gomes de 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Terceiro membro da banca: Zanata, Beatriz Aparecida
Quarto membro da banca: Rossi, Maria Aparecida Lopes
Resumo: Considerando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica.
Abstract: Considering the debates around the proposition of a new pedagogy course in the late 1970 s and early 1980 s in Goiás, the present thesis aims at analysing the practice of a former Pedagogy student at teaching reading and writing, in order to identify possible contributions and limitations of the training offered. The theoretical foundation of the thesis is on Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni and Vasquéz, among others. The research was guided by the qualitative approach and held through field research. Data collection was done by means of class observations, semistructured interview and analysis of documents. The result highlights the complexity of the problem of the teaching of reading and writing, it describes the dialectical movement in the study, training and teaching history of the former student and points out a few contradictions printed in her teaching practice.
Palavras-chave: Curso de pedagogia
Formação do pedagogo
Prática pedagógica
Ensino da leitura e escrita
Pedagogy course
Teacher training
Teaching practice
Teaching of reading and writing
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: MOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/743
Data de defesa: 26-Ago-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUCARA GOMES DE MOURA.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.