Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/764
Tipo do documento: Tese
Título: ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: UMA DIMENSÃO DE CUIDADO NA VIDA DE CUIDADORES FAMILIARES DE PESSOAS COM DOENÇA CRÔNICA.
Título(s) alternativo(s): Spirituality and health: a dimension of care in the lives of family caregivers of people with chronic disease.
Autor: Machado, Erika Pereira 
Primeiro orientador: Reimer, Ivoni Richter
Primeiro membro da banca: Reimer, Haroldo
Segundo membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Terceiro membro da banca: Valente, Tania Cristina de Oliveira
Quarto membro da banca: Barbosa, Maria Alves
Resumo: As pessoas buscam em sua essência a espiritualidade e/ou sagrado como forma para entender o significado da vida e da morte, de sua presença no mundo, melhorar sua saúde, e também pode ser uma ferramenta para lidar com as adversidades e os estados traumáticos, agressores e estressores que a vida propõe. Numa doença crônica e incapacitante surge na vida do doente a figura da pessoa cuidadora, na sua maioria é um familiar, cuja entrega à prestação de cuidados ao outro é diária, ininterrupta e em algumas situações pode ser cansativa e dolorosa ao cuidador. A rotina de quem cuida é uma tarefa estressante e angustiante, pois ao cuidador estão expostos eventos que o podem conduzir ao estresse, ansiedade e depressão, ou seja, essas são algumas das respostas de um organismo fragilizado por fatores agressores diários e que requer uma atenção e disposição imediata. Nesta situação a pessoa cuidadora precisa ser assistida e receber um cuidado integral com intuito de prevenir ou minimizar um adoecimento. Nesta pesquisa se propôs discutir a espiritualidade na vida cotidiana de cuidadores de doentes, com enfoque em três textos bíblicos referenciando a práxis terapêutica do taumaturgo, Jesus, cuidador e curador da integridade e totalidade das pessoas doentes e cuidadoras. O estudo fenomenológico-hermenêutico foi dividido em três capítulos. No primeiro é apresentada uma fundamentação teórica da doença crônica e a realidade que envolve o cuidador familiar. No segundo é abordado o discurso de três narrativas bíblicas de cura, apresentadas nos textos de Marcos 10,46-52, Mateus 9,1-8 e Lucas 13,10-17, num olhar para a pessoa cuidadora como um ser que necessita de cuidados e atenção. No terceiro elucida elementos e reflexões para uma prática de cuidado integral e especial para com a pessoa cuidadora frente à tarefa de cuidado. Na conclusão é apresentada a espiritualidade no modo de construir e vivenciar o sofrimento que se instaura na vida de quem adoece. Mediante as perdas, renúncias e decepções, o cuidador é uma pessoa que adoece em silêncio e a espiritualidade é uma das formas de promover qualidade de vida e ressignificação ao que adoece, agindo positivamente sobre a saúde mental, produzindo esperança, acolhimento, amparo e sentido a vida.
Palavras-chave: doença crônica
cuidado
espiritualidade
Jesus
spirituality
Jesus
meaning of life
family caregivers
chronic illness
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
Citação: MACHADO, Erika Pereira. Spirituality and health: a dimension of care in the lives of family caregivers of people with chronic disease.. 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/764
Data de defesa: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKA PEREIRA MACHADO.pdf967,29 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.